domingo, 6 de setembro de 2009

Cearenses lideram as exportações em 2009

clip_image001

Atacante Osvaldo, ex-Fortaleza, foi negociado em fevereiro para o Al Ahli, dos Emirados Árabes, e depois para o Sporting Braga, de Portugal. O sonho de se transferir para fora do Brasil, com direito a "pé de meia", está se realizando (Foto: Kiko Silva)

Em meio à crise econômica mundial, jogadores nordestinos estão caindo nas graças de mercados emergentes

Com 15 transações até o momento, o Ceará é o Estado nordestino que mais negociou jogadores para o exterior em 2009.
De janeiro até o fim do mês de agosto deste ano, foram 64 transações na região. Mas o que mais impressiona é a diversidade de países compradores: 38.
A lista vai desde nações emergentes no futebol do Leste Europeu até países que nunca poderão almejar notoriedade no mundo da bola, como Chipre, Nicarágua, Macedônia, Suriname e Vietnã. Este último, por sinal, impressiona pela voracidade com que tem procurado jogadores no Nordeste. Com seis transferências, os vietnamitas lideram esse ranking em 2009.
Campeões em vendas
Na lista, que pode ser observada no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Ceará é seguido por Bahia, com 13, Pernambuco, com nove e Rio Grande do Norte, com sete. Já o que menos mandou valores da terra para fora do Brasil foi Sergipe, com apenas uma transferência. Entre os clubes que mais negociaram estão o Vitória, da Bahia, e o CRB, de Alagoas, ambos com quatro jogadores exportados.
Para Alberto Damasceno, supervisor do Ceará Sporting Club, o fenômeno dos mercados emergentes no mundo da bola se explica, em parte, pela crise financeira. "Os grandes compradores arrefeceram e acabaram cedendo espaço para a negociação de atletas mais baratos", argumenta, citando países da antiga União Soviética como novos potenciais compradores. "O Rômulo (atacante), que voltou para o Ceará, estava no Azerbaijão", exemplifica.
Outra explicação, para o dirigente alvinegro, consiste na facilitação para chegar ao famoso "pé de meia". "O sonho do jogador brasileiro é ir para o exterior. Mas, antes, ele tinha de ir para o Sul do País. Agora, que ele pode sair direto e pular esse degrau, ficou mais fácil", completa Damasceno.
SAIBA MAIS

Exportadores
Alagoas (6), Maranhão (5), Paraíba (4), Piauí (4) e Sergipe (1) completam a lista de Estados nordestinos que negociaram jogadores em 2009
Clubes
Vitória/BA (quatro) e CSA/AL lideram o ranking dos clubes que mais exportaram jogadores neste ano. O Fortaleza vem em terceiro (com três), seguido por Salgueiro/PE, Serrano/PE e Cruzeiro/PB, todos com duas negociações até o momento
No Ceará
Estado exportou atletas para 11 países diferentes em 2009, três deles seguiram viagem para Angola, na África
PERY NEGREIROS
REPÓRTER

Nenhum comentário: