Corporações inspiram-se em vídeos motivacionais utilizados por técnicos de futebol para conseguirem melhores resultados
Equipe Universidade do Futebol
É inegável que a condição psicológica de uma equipe de futebol é algo importantíssimo para o bom rendimento do elenco durante os treinamentos e, principalmente, nos jogos oficiais. Por conta disso, muitos treinadores utilizam-se de produções de vídeos para motivarem os seus comandados.
Foi o que adotou o técnico do Barcelona, Pep Guardiola, antes da partida final da Champions League, quando o time espanhol venceu o Manchester United. Na produção apresentada aos jogadores da equipe catalã foram misturados lances de jogos com cenas do filme “Gladiador”, de Ridley Scott. A ideia era motivar os jogadores, mostrando que eram grandes guerreiros e deveriam se empenhar ao máximo para vencer a partida.
Analisando os resultados de iniciativas como essas, muitas empresas estão adotando o mesmo modelo utilizado no futebol para motivarem os seus funcionários, principalmente, aqueles que lidam com vendas.
Um dos fatores que tem levado as corporações a “imitarem” o futebol, é que, em tempos de crise, como o que se vive atualmente, é mais difícil motivar os empregados com bônus salariais ou participações no lucro.
“Além de maior integração das equipes, a crise exige maior esforço para atingir as metas. Quanto mais motivado o grupo, melhor para a empresa”, afirmou Ricardo Guedes, diretor da Michael Page, uma das maiores companhias de recrutamento do país, em entrevista ao portal Época Negócios.
No entanto, será que, assim como no futebol, no mundo corporativo esse tipo de tática tem o mesmo resultado? “Acredito que sim. Os vídeos fazem as equipes perceberem que precisam trabalhar para ajudar pessoas e não somente para melhorar os números da empresa”, comentou Aníbal Calbucci, diretor de recursos humanos da Bristol-Meyer Squibb, empresa americana que exibe cerca de três vídeos motivacionais por ano aos seus funcionários.
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