Com o resultado, em 2008, o faturamento dos 21 principais clubes foi de R$ 1,418 bilhão. Um recorde
Da Equipe Universidade do Futebol
Em 2008, as receitas dos clubes da elite do futebol brasileiro sofreram uma desaceleração considerável. A queda foi de 82%, segundo a revista Veja. Contudo, o futebol foi além da economia do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo. O número da modalidade é 6,13% em comparação ao 5,1% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Sendo assim, o faturamento dos 21 principais clubes foi de R$ 1,418 bilhão.
Desde 2004, a evolução do faturamento dos 21 times de ponta foi de 69,21% . No entanto, esse número esconde sutilezas, de acordo com Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão de clubes de futebol da Casual Auditores Independentes.
Analisados entre 2004 e 2008, os ganhos dos clubes com bilheterias e patrocínio e publicidade cresceram em média 30% e 17% ao ano, respectivamente, ante 12% da venda de jogadores.
Teoricamente, a configuração aponta para o rico modelo europeu, baseado fortemente em receitas de marketing, mídia e bilheteria. "Na Europa, jogador não é recurso operacional, e sua venda não entra como faturamento", contou Somoggi. "Lá, o grande negócio do futebol é a exibição do próprio futebol, e a maior estrela disso é o jogador", completou.
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