Fonte: Jornal Nacional 18/03 Globo.com
O programa começou no ano passado, já tem seis mil adesões e virou mania ultimamente no futebol brasileiro. Ao todo, 40 mil torcedores injetam R$ 500 mil na conta do clube todo mês.
Os principais clubes brasileiros de futebol estão aderindo a formas alternativas de atrair torcedores e encher os cofres. Você vai conhecer algumas delas com o repórter Renato Peters.
Difícil encontrar um espaço. Mais complicado é encarar a fila para entrar. Em tempos de Ronaldomania, os jogos do Corinthians estão cada vez mais cheios. Mas parte da torcida consegue driblar todo esse tumulto para ver o fenômeno em campo.
Portão de sócio-torcedor. Moleza ir ao estádio assim. "Comprei via internet antecipado, então, você passa o cartão e entra tranquilamente", conta o comerciário Marco Antônio da Silva Júnior.
O programa começou no ano passado. Já tem seis mil adesões e virou mania ultimamente no futebol brasileiro. Começou com o São Paulo, que adotou essa estratégia há dez anos. Ao todo, 40 mil torcedores injetam R$ 500 mil na conta do clube todo mês.
"O principal é a intenção de que o torcedor participe do São Paulo Futebol Clube. Ele está contribuindo e o São Paulo na sua obrigação dando títulos", afirma Rogê Davi, diretor do projeto sócio-torcedor do São Paulo.
Na fidelização, um título aumenta o número de contribuintes. "Se o Grêmio for campeão da Libertadores, certamente a nossa meta será super alcançada", adianta Luiz Carlos Gaspary, diretor social do Grêmio.
O Grêmio tem 50 mil sócios. A meta é conquistar 10 mil a cada ano.
No Internacional, 80 mil colorados têm a carteirinha no bolso e mordomia no estádio. "Ele compra através da internet ou pelo portal de voz do televendas, habilita o cartão e não pega mais fila nenhuma e ainda diz o local do estádio que ele quer assistir ao jogo", explica Décio Hartmann, vice-presidente de administração do Internacional.
Só na primeira divisão, 16 clubes desenvolvem o projeto com valores mensais que variam de R$ 15 a R$ 80. No Fluminense, por exemplo, o passaporte tricolor custa R$ 50 e assegura uma vaga no setor da cadeira azul do Maracanã.
De modo geral, há quem possa comprar o ingresso via internet ou tenha guichê especial. O torcedor recebe também brindes e participa dos portais eletrônicos dos clubes.
No Cruzeiro, as mensalidades do cartão cinco estrelas trazem vantagens ao torcedor e, principalmente, ao clube.
"Você tem uma arrecadação certa no final do mês para que você possa projetar o seu clube com um orçamento de um ano inteiro", destaca José Perrela, o presidente do Cruzeiro.
O torcedor sabe. Ainda falta muito para o padrão ideal, mas o futebol está aprendendo. Espetáculo e conforto precisam jogar juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário