segunda-feira, 9 de março de 2009

CEARENSE INVENTA CAMISA COM COSTURA SOLDADA PARA USO NO FUTEBOL.

O Cearense Engenheiro Agrônomo Tancredo Lopes Gomes Neto, patenteou uma invenção bastante interessante, claro que num primeiro momento parece esquisito, mas, a idéia é válida. Principalmente na aplicabilidade dentro do contexto explicado pelo autor da idéia quando apresentou o protótipo no programa Domingo Esportivo do último dia 08/03/2009.

Mas, afinal o que é mesmo esse invento?

Segundo o autor, trata-se de uma CAMISA SOLDADA PARA JOGADOR DE FUTEBOL, a presente invenção tem por objetivo criar um modelo de camisa para uniforme de jogador de futebol, cuja confecção é constituída por partes soldáveis nos espaços da frente, costa e manga esquerda ou direita.

DSC00467 Os clubes de futebol normalmente são patrocinados por indústrias de fabricação de uniformes esportivos, as quais procuram sempre proporcionarem o melhor conforto possível para os atletas. Elas utilizam os mais variados aspectos técnicos, tais como: pesos e vida útil dos uniformes, tecidos leves que não acumulam suor quando os jogadores são submetidos a esforços físicos ou tecidos biodegradáveis, todavia, essas indústrias, não levam em consideração a eficiência dos atletas que vestem e divulgam aquelas marcas, no que certamente, melhorando o desempenho dos jogadores, as marcas, não só aumentariam suas receitas; mas principalmente contribuiriam na performance dos jogadores e árbitros de futebol, protagonistas principais dos objetivos de nossa atual invenção.

Entretanto, no que pese a larga e divulgada qualidade tecnológica dos uniformes esportivos para jogador de futebol, as indústrias responsáveis na fabricação de uniformes para jogador de futebol nunca se preocuparam em corrigir ou ajudar os árbitros, quando os mesmos não paralisam a jogada no exato momento em que um atleta é puxado pela camisa, pois, às vezes, a visão da jogada vista pelo árbitro não proporciona o correto julgamento do real acontecimento da infração do jogador adversário. O fato só vai ser devidamente esclarecido para o árbitro, quando este tem a oportunidade de visualizar novamente o lance através do famoso “replay”’, apresentado pelos críticos de arbitragens, em redes televisivas, porque elas utilizam câmeras em variados e privilegiados ângulos, mostrando com clareza a ilicitude da jogada, caracterizando o erro.

Todavia, a correção é irreparável, ficando assim o lance faltoso, beneficiando o infrator; acarretando prejuízo para árbitros, jogadores, dirigentes de clubes, torcedores e todos os demais envolvidos nas competições esportivas.

Tendo em vista a busca de solução para o erro retro citado, quando o ângulo de lance diante do arbitro ou mesmo um seu mau posicionamento em campo, em uma partida de futebol, o jogador talentoso, no momento de desenvolvimento de uma jogada, é impedido de realizá-la, pois seu adversário puxa-o pela camisa, sem que o árbitro perceba. Daí, o jogo segue normalmente, como se nada de anormal tivesse acontecido.

DSC00465 O objetivo da presente patente é reconhecer a necessidade de se confeccionarem camisas soldáveis com velcro ou botão de pressão no campo da frente, costa e mangas esquerda ou direita, de tal forma que, quando um jogador adversário tentar utilizar ilicitamente a não-interrupção da jogada, usando o recurso de puxar ou segurar a camisa de outro atleta, a parte da camisa soldada deste, irá se desprender conforme mostra a figura, acusando o anti-jogo, o que facilitará ao árbitro a imediata paralisação do lance, marcando falta do jogador que puxou a camisa. Com essa atitude, haverá justiça e consequentemente beneficiará ao jogador talentoso e não ao seu oponente.

De conformidade com o quanto ilustram as figura acima mencionadas, o modelo de camisa, agora patenteada, visualmente na sua parte externa, em nada se diferenciará dos modelos convencionais, todavia, a sua utilidade só será evidenciada quando acontecer o anti-jogo, provocado pelo jogador adversário, no momento em que o mesmo exercer uma tensão, (puxão) ou segurar parte ou partes soldáveis da camisa soldada, desmontando a integralidade do uniforme do jogador que pretendia evoluir uma jogada, contribuindo assim, sobremaneira para a arbitragem não cometer erros crassos e a vista de todos, pois o descolamento de parte ou partes da camisa soldada, vestida pelo jogador que sofrera a deslealdade esportiva no instante da falta cometida, contribuirá para que o árbitro determine a interrupção do lance, representando, portanto, um instrumento a não-omissão do árbitro em erros com jogadas rápidas, sutis e recorrentes em partidas de futebol que, aliás, obstina-se sempre ser o mais profissional possível.

DSC00466Logicamente, a confecção da camisa soldada para jogador de futebol e seu design, deverá ser dimensionada para diversos tamanhos capazes de atender diferentes necessidades dos usuários desse tipo de equipamento.

O modelo de camisa soldada, ora apresentada, preferencialmente deve ser aplicada em esporte na modalidade de futebol de campo, mas poderá também ser utilizada em outras modalidades esportivas, em que os atletas competidores entram em contatos físicos, tais como: futebol de salão (futsal), futebol americano e pólo aquático, dentre outros.  

O AUTOR PATENTE É O SENHOR TANCREDO LOPES GOMES NETO. (tancredo.lopes@hotmail.com) , fone  85-3274-7166.

Nenhum comentário: