segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Gomes Farias - Um Espetáculo na Narração Esportiva.

Nenhum narrador esportivo é tão "espetacular" quanto o Gomes Farias da Radio Verdes Mares de Fortaleza.

gomes farias 2 Gomes Farias, começou a trabalhar em rádio em 1963, na Rádio Dragão do Mar. Teve passagens pelas Rádios Uirapuru e Assunção antes de retornar à emissora onde iniciou a profissão. Na Rádio Verdes Mares encontrou seu "lar" definitivo. O sucesso lhe acompanhou todos esses anos, e ao lado de Paulino Rocha (já falecido) tornou-se o maior narrador esportivo do estado do Ceará. Não perdeu a "majestade" desde então.

Você já imaginou, um locutor fazer uma pergunta em pleno andamento de uma partida de futebol e ser respondido em coro por um público de mais de 40.000 torcedores?

Pois é, este feito extraordinário é comum pelo narrador Gomes Farias com sua pergunta: Alô, alô, torcida alvinegra... é o Ceará ou não é? e todos respondem numa só voz: ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!

Farias procura está sempre inovando em suas narrações, já criou chavões conhecidos até além fronteiras do estado como:

"Tome, tome, tome... tome bola... "(time que leva o gol)
"Pelos aceiros é melhor! "(quando o jogador avança pelas laterais do gramado)
"encalca", (Vá em frente, avança!)
"atalha negrada", (cerca o adversário, dar cobertura)
"amarra as almas", (Vamos rezar!)
"tá com fogo nas coivaras", (tá passando momentos difíceis)
"oh! time paidégua", (relacionando-se ao Ceará Sporting)
"oh! time macho", (relacionando-se ao Fortaleza Esporte)
"oh! time arretado", (relacionando-se ao Ferroviário Atlético)
"táca o rabo no chão", (quando o jogador cai em campo)
"é desencorajador" (quando o time está perdendo o jogo e não reage)
"dá não, dá não...", (quando não vê nenhuma ação / reação de um time)
"Ói, ói, Eeeeeera periiiiiigo!", (quando a bola quase foi gol)
"envergou, mas não entrou", (quando a bola quase entra no gol, bate na trave ou no travessão)
"apita o árbitro abrem-se as cortinas, os artistas entram em cena, começa o espetáculo", (início do jogo)
"e o... (time que leva o gol) tá na péia!"
"na traaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaave!"

gomes fariasAcredita-se, que ele é capaz de transformar um simples jogo de futebol num espetáculo à parte, além de sua criatividade para atrair os ouvintes, é capaz de transcender além da imaginação um lance do jogo em pura emoção!

Todo esse carisma com os torcedor e em especial os torcedores do Ceará Sporting Club, fez de Farias, Deputado Estadual por quatro legislações.

Outro lado: Conta-se que Farias era torcedor do Fortaleza e deixou de torcer quando assumiu seu posto ao lado de Paulino Rocha, por conta dessa "estória" segundo o próprio Farias ainda hoje torcedores do Fortaleza não se conformam com sua preferência pelo Ceará Sporting Club.

Dentro desta linha de narração esportiva, não acredito que Farias tenha substitutos a sua altura. É um ícone, um gênio das transmissões, o Pelé do Rádio Esportivo, o mago do marketing esportivo radiofônico.

Um dos melhores momentos de Gomes Farias transmitindo futebol, sem dúvida é a narração do Gol do Tetra-campeonato do Ceará contra o Fortaleza, marcado por Tiquinho, em 1978. Um gol antológico que ainda hoje arrepia torcedores, e é o "hits" mais tocado antes das partidas do Ceará.

Gomes Farias - O narrador espetáculo, o marketeiro-locutor do futebol cearense, quiça do futebol brasileiro. Um vendedor de entretenimento, um "fazedor" de emoções.

"Assitir aos jogos do Ceará sem ouvir o Gomes Farias, é como se faltasse algum jogador em campo..." É assim que muitos torcedores descrevem Gomes Farias e sua afinidade com o Ceará e seus torcedores os alvinegros.

Valeu Farias!

Equipe Domingo Esportivo

Um comentário:

VICTOR EPANOR disse...


TUDO BEM? SOU O VICTOR QUE JOGOU NO CEARÁ EM 1971.APÓS ENCERRAR A CARREIRA ME TORNEI TREINADOR DE FUTEBOL. ESTOU NO RIO DE JANEIRO.QUERO ENVIAR UM ABRAÇO E DESEJAR QUE CONTINUE FAZENDO SUCESSO.