Rebaixamento acelera a renovação no setor de divulgação da marca no clube
Danilo Lavieri
O pesadelo acabou, corintiano. Como dizem os fanáticos, a equipe de Parque São Jorge voltou ao lugar de que nunca deveria ter saído. O ano na Segundona, no entanto, não foi só de problemas e gozações por parte dos rivais. Além de inúmeras vitórias fáceis e estádios lotados, a diretoria alvinegra pôde comemorar um grande sucesso em um setor pouco explorado antes da queda: o marketing.
Diversas empreitadas e novidades fizeram a alegria e pediram gastos dos torcedores do time de segunda maior torcida do país. Entre os lançamentos, se destacaram a camisa roxa, o computador do Timão, o fiel torcedor, o tema “Eu nunca vou te abandonar” e a TV Timão, que deve ter mudanças em 2009.
“A Série B ajuda um pouco no sucesso das campanhas, porque cria alguns elos mais fortes entre os torcedores. Mas o grande responsável pelo sucesso foi mesmo o nome Corinthians, que é muito forte”, afirma Ângelo Sá Júnior, membro da Agência Corinthians de publicidade.
O sucesso foi enorme, mas começou de modo até tardio, se comparado a times da Europa. Para isso, há, também, uma explicação. O atraso no pensamento da gestão anterior sempre dificultou os avanços na área de divulgação, segundo o gerente de marketing do time, Caio Campos.
“Tivemos uma grande diferença de postura após a queda para a Série B. Não tínhamos alguém tão ativo como Luís Paulo Rosenberg [vice-presidente de marketing do clube], nem alguém que tivesse tanta preocupação com isso como foi o Andrés [Sanchez, presidente da equipe]. O marketing, inclusive, fez parte da plataforma de campanha do nosso presidente”, lembra Campos.
O fim da era Dualib e a saída conturbada da MSI também foram comemorados por Rosenberg, para quem a própria marca da torcida nunca foi respeitada. “O sucesso vem simplesmente do respeito à Fiel. Não depende só da Série B. O respeito à marca é importante e nunca souberam usar isso”, lamenta o dirigente.
O retorno à Série A não deve alterar drasticamente o rumo do marketing corintiano. Novas campanhas comemorando o acesso – mas não o título – devem ser lançadas em breve. Uma das camisas, segundo o Abril.com apurou, deve ser com a frase tão conhecida dos torcedores: “Sou maloqueiro e sofredor graças a Deus”.
Fracassos
Nem só de golaços vive o marketing corintiano. A pouca procura pela camisa estampada com fotos de torcedores e a queda de acesso aos vídeos da TV Timão são exemplos disso.
O primeiro, segundo membros da cúpula do marketing corintiano, acabou não dando certo pelo valor cobrado para a inserção das imagens – tópico de divergência interna. Parte dos envolvidos no projeto queria cobrar R$ 500 e outra, o dobro. A opção mais cara prevaleceu, e o projeto, que originalmente era da Portuguesa, ficou longe de decolar.
A TV Timão, que bateu a marca de um milhão de “page views” logo na sua estréia, caiu bastante de rendimento e ficou longe do esperado. Tanto Rosenberg como Caio Campos apontam o projeto como a maior decepção do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário