Voltada à classe C, Mastercard aumentará investimento no futebol
Segunda maior bandeira de cartões do mundo, empresa aposta na popularidade da modalidade para crescer no mercado
Equipe Cidade do Futebol
O futebol da América Latina é o novo alvo da Mastercard. Segunda maior bandeira de cartões do mundo, a empresa aposta no público da classe C para ganhar espaço no mercado, e vê o esporte como forma de se consolidar nessa fatia da população.
“O futebol representa a paixão da maioria dos consumidores da América Latina. Estar perto do futebol é estar perto do consumidor", disse Edgardo Tettamanti, vice-presidente de marketing da Mastercard, ao Valor Econômico.
A nova campanha publicitária da Mastercard na América Latina é totalmente focada nos torcedores. Além disso, a empresa criou uma página na internet para que os amantes do esporte contem suas experiências “sem preço” relacionadas à modalidade.
Outra aposta da Mastercard é o patrocínio. A empresa apóia clubes como o Boca Juniors, da Argentina, e competições como as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Por conta disso, a empresa levou 700 convidados ao jogo entre Brasil e Argentina, na última quarta-feira, no Mineirão, além de vários diretores.
Só em 2007, a Mastercard teve expansão de 23% na América Latina. Neste ano, a empresa atingiu 220 milhões de cartões de crédito e débito em todo o mundo.
Pesquisa aponta involução de torcida do Corinthians entre crianças
Entre as crianças, time do Parque São Jorge perde mercado para o São Paulo
Equipe Cidade do Futebol
O Corinthians, dono da maior torcida de São Paulo, está na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e não conquista um título desde 2005. O São Paulo, por sua vez, é o atual bicampeão nacional. A disparidade de momentos entre os dois rivais locais refletiu em uma mudança de mercado em uma pesquisa sobre torcedores.
Apesar de o Corinthians continuar com a segunda maior torcida do país em levantamento feito pelo instituto Datafolha (12% de preferência do público a partir de 16 anos), o São Paulo ganhou de 11% a 10% quando a mesma pesquisa foi aplicada apenas a crianças.
O resultado mostra um crescimento do São Paulo no mercado de jovens, sustentado por títulos recentes e pela presença de jogadores carismáticos como Rogério Ceni e Adriano. O Corinthians, em contrapartida, passou por uma involução nessa faixa da população.
Entre as crianças, assim como no caso dos adultos, a maior torcida do país é a do Flamengo. O time rubro-negro teve 23% da preferência entre os 852 jovens entrevistados pelo Datafolha, contra 17% na população adulta.
São Paulo lançará camisa número X para Adriano
Letra representa dez em algarismos romanos e corrobora apelido de ‘imperador’ que o jogador carrega
Equipe Cidade do Futebol
Em apenas seis meses no São Paulo, sem ter sido alvo de nenhuma ação específica de marketing, o centroavante Adriano potencializou a venda de produtos oficiais do clube tricolor e incrementou em 30% a comercialização de camisas com o número 10. Pensando em utilizar pela primeira vez a popularidade do atleta, a diretoria do clube do Morumbi lançará um modelo especial de uniforme no próximo sábado, na partida contra o Sport.
O confronto com o Sport acontecerá no Morumbi e servirá para o São Paulo fazer uma homenagem a Adriano. O jogador esteve no clube paulista por apenas seis meses, emprestado pela Internazionale de Milão, e não conquistou nenhum título.
Apesar disso, a força e os gols impulsionaram a imagem de Adriano como ídolo da torcida tricolor. Prova disso é que ele vendeu 44 mil camisas desde que chegou ao clube, mais do que o goleiro Rogério Ceni (26 mil unidades no mesmo período).
Para enaltecer essa participação, o São Paulo lançará no próximo sábado uma camisa idêntica ao modelo de jogo, com o nome “Imperador” (alusão ao apelido de Adriano) e o número “X” (letra que representa dez em algarismos romanos e também lembra os braços cruzados, simbologia tradicional da torcida tricolor).
A camisa especial do imperador deve chegar às lojas na semana seguinte, com preço similar ao dos produtos oficiais (R$ 160). Curiosamente, essa será a primeira iniciativa de marketing do São Paulo ligada a Adriano – a imagem do jogador não foi utilizada anteriormente exatamente pelo curto tempo de sua passagem pelo Morumbi
Tese de doutorado aborda tributação de atletas e clubes de futebol profissonal
Objeto de estudo inédito no país mira transferências para a Inglaterra e é recomendado para publicação
Equipe Cidade do Futebol
Presidente da seção gaúcha da Câmara Britânica de Indústria e Comércio no Brasil, o advogado Felipe Ferreira Silva defendeu tese de doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo como tema a tributação dos atletas e dos clubes de futebol profissional.
Diante da relevância do assunto, o advogado analisou as significativas somas financeiras propiciadas pela transferência de atletas de destaque do cenário nacional para o exterior, de um modo cada vez mais precoce. Com um foco específico: o Reino Uniddo.
De acordo com Felipe, a dimensão monetária é estratosférica conforme resultados divulgados pelo Banco Central.
“Nos últimos anos, os contratos de câmbios referentes à transferência de atletas somaram U$$ 131 milhões. Foram 343 profissionais, dos quais 95% representam somente jogadores de futebol”, ressalta.
O trabalho aborda a tributação dos salários, dos prêmios, do direito de arena e dos contratos de licença de imagem, efetuados pelos atletas com os clubes, além de uma reflexão sobre os efeitos dos tratados contra dupla tributação com relação aos estrangeiros que vêm trabalhar no Brasil, bem como para os jogadores brasileiros que migram para agremiações estrangeiras.
Recuperado e sem dar prejuízo, Adriano é visto como ‘case de sucesso’ no São Paulo
Atacante, que retorna à Inter de Milão, teve seus ordenados cobertos praticamente apenas com a venda de suas camisas
Equipe Cidade do Futebol
O período era curto, e acabou sendo menor ainda em virtude da não chegada à final da Copa Libertadores da América, principal objetivo do clube no primeiro semestre. Mas nem por isso a passagem de Adriano pelo São Paulo pode ser considerada um fracasso.
Se não foi um gigantesco sucesso também, é verdade, quando se leva em conta a aquisição de títulos para o Morumbi, o atacante emprestado pela Inter de Milão para recuperar-se no Brasil e reviver seus melhores dias em campo não gerou problemas financeiros a Juvenal Juvêncio e sua diretoria.
Para se ter uma idéia, só a venda de camisas diretamente relacionada ao “Imperador” pagou 70,4% dos seus salários. É o que revela reportagem desta sexta-feira publicada na Folha de S. Paulo.
Novamente bem técnica e fisicamente, Adriano foi convocado pelo técnico Dunga para quatro jogos da seleção brasileira, fruto das particulares atuações positivas no Campeonato Paulista e na Libertadores.
O atacante, que regressa ao clube milanês que detém seus direitos econômicos, comercializou cerca de 44 mil camisas tricolores número 10 até 31 de maio, segundo o clube. Sozinho, representou um aumento de 30% nas vendas de material esportivo como um todo, ainda conforme apuração da reportagem.
Como o São Paulo recebe 10% de royalties sobre cada camiseta vendida, no valor de R$ 160, o clube lucrou em torno de R$ 704 mil. De 23 de dezembro, data do seu anúncio, até o 31 de maio, segundo os dados, Adriano vendeu em média 280 camisas 10 diariamente.
Corinthians quer investir em lojas para torcedores de todas as classes sociais
O clube pretende abrir lojas com a marca do time em diversos centros comerciais e na rua
Equipe Cidade do Futebol
O Corinthians, que possui uma das maiores e mais empolgadas torcidas do Brasil, tem em seu planejamento de marketing a abertura de lojas com a marca do time nos mais diversos centros de comércio e agora também em lojas de rua. Essa variedade de localidades seria para que os torcedores das diferentes classes sociais pudessem ter acesso aos produtos do time.
"O nosso contrato com a Roxos e Doentes é para a classe mais alta, com uma unidade no shopping [metrô Itaquera, em São Paulo] e outra megaloja no Parque São Jorge. Já o novo acordo será para lojas de rua, mais modestas, mas cobrindo a grande demanda por parte da nossa torcida", afirmou Luis Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians, ao portal Uol Esporte
A intenção do clube é de inaugurar 40 lojas destinadas ao publico com renda mais baixa por ano. Essa grande quantidade de estabelecimentos seria também uma forma da equipe de Parque São Jorge pressionar a sua fornecedora de materiais esportivos, a Nike, a fazer um reajuste no contrato que tem com o time, pois teoricamente haveria um aumento na venda dos produtos.
De acordo com o vice de marketing do Corinthians, o acordo para o projeto das lojas “populares” deve ser fechado com a Poá Textil, responsável pela confecção das camisetas da campanha “Eu nunca vou te abandonar”, as quais venderem mais de 120 mil unidades.
Segundo os números do clube de Parque São Jorge, as vendas de camisetas comemorativas e outros produtos licenciados cresceram cerca de 300% nos últimos 12 meses, em comparação com o mesmo período do período anterior.
Nike consegue liminar contra Flamengo
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Um capítulo importante da novela envolvendo a Nike e o Flamengo teve fim feliz para a empresa de material esportivo nesta sexta-feira. Uma decisão do Juízo da M.M. 8ª Vara Cível da Comarca de São Paulo determinou que o contrato entre as duas partes deve ser cumprido até o seu fim, em junho de 2009.
"A Nike está satisfeita com a decisão de reestabelecer os nossos direitos contratuais com o Clube de Regatas do Flamengo, que foi quebrado unilateralmente pelo clube no início do mês", disse David Grimberg, gerente de comunicação da Nike.
Na ocasião, o clube carioca, dizendo-se insatisfeito pelos serviços recebidos, anunciou o rompimento do acordo e o acertou com a Vulcabras. Desde então, o Flamengo tem divulgado um modelo de camisa com três interrogações no lugar do fornecedor de material esportivo. O clube já acertou com a Olympikus, no valor de R$ 20 milhões anuais, quase quatro vezes mais do que os americanos pagavam.
Com a decisão da Justiça paulista, o Flamengo é obrigado a voltar a utilizar o uniforme com a marca da Nike, sob pena de uma multa diária em caso de descumprimento de decisão judicial. O clube ainda pode recorrer da decisão.
"A decisão, ainda que em primeira instância, reforça o compromisso da Nike em respeitar todos os seus contratos com atletas, clubes e federações e nos motiva ainda mais para solidificarmos a nossa liderança no esporte mundial e o comprometimento com o mercado brasileiro de futebol", completou Grinberg.
Por mídia, atletas também usam YouTube
Máquina do Esporte
Em São Paulo
Além das companhias, vários atletas também utilizam o YouTube para divulgarem seu trabalho e feitos. Procurando reconhecimento, fazendo propaganda de si mesmos ou simplesmente atendendo à demanda de fãs, muitos esportistas, de modalidades mais ou menos reconhecidas, também disponibilizam vídeos no site.
Um exemplo é a patinadora Fabíola da Silva, seis vezes campeã mundial e única mulher a acertar um duplo backflip, que disponibiliza vídeos de suas competições, "jam sessions" e treinamentos.
"Até pouco tempo atrás, só era possível acompanhar os esportes radicais na TV a cabo. Hoje a internet está se mostrando um veículo de comunicação muito forte, às vezes até mais do que a própria televisão", afirmou a patinadora recentemente ao jornal "O Estado de S. Paulo".
"Disputei um campeonato na Alemanha e deu para ver toda a competição na internet. É impressionante. Teve outro torneio que eu não fui, mas acompanhei tudo pelo Youtube também. Acabavam as provas e já estava tudo lá, editado", disse.
Aspirantes, juniores e jogadores de futebol, basquete e outros esportes postam vídeos com seus melhores momentos, pontos altos e habilidades, na esperança de conseguirem contrato com grandes equipes e patrocinadores.
O site também serve de palco para a divulgação de modalidades menos conhecidas. O Parkour, esporte desenvolvido em que se pulam obstáculos e distâncias cada vez mais difíceis e longas , tem um vídeo explicativo postado no site, o "What is Parkour?".
O filme teve mais de 750 mil acessos em apenas uma semana, evidência de que o site realmente funciona como ferramenta de marketing e divulgação. (FF)
Pará gastará R$ 7 mi por Copa-14
LEANDRO CARNEIRO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Governo do Pará vai investir cerca de U$ 3,5 milhões (R$ 5,61 milhões) na candidatura do estado para a Copa do Mundo de 2014. O projeto, lançado nesta semana, busca colocar Belém como uma das sedes da competição, e recebeu o nome de GT Copa.
Para tanto, os dirigentes prevêm uma reforma no estádio Olímpico Edgar Proença, o Mangueirão, que é o palco a ser utilizado caso o Mundial passe pela capital paraense.
"No projeto de reforma que apresentamos para a Fifa, as impressões foram muito boas. Os planos foram muito bem recebidos", afirmou Lucia Penedo, coordenadora do projeto e ex-secretária do Esporte e Lazer do Pará.
Como parte do GT Copa, o governo contará com o apoio da empresa de consultoria Price Waterhouse and Coopers and Lybrand para a realização das ações.
"Estamos inteiramente focados no projeto e a Price será importante para que todas as nossas ações funcionem, principalmente para tornar nossa cidade conhecida fora do país", falou Penedo.
Um dos principais objetivos do governo ao trazer o Mundial para o estado do Pará é o legado que a competição trará ao país.
"Teremos diversos benefícios se conseguirmos a realização da Copa no estado. A região terá uma maior visibilidade e os projetos serão aproveitados após a competição", completou Penedo
Mercado esportivo crescerá 37% até 2012
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Atualmente, o esporte tem sido uma das principais vitrines para grandes empresas anunciarem seus produtos. Outros fatores que alavancam o volume de negócios nesse meio são o crescimento das transmissões de televisão, advento de conteúdos móbile e internet. Por causa disso, a expectativa é que receitas com o esporte aumentem em 37%, atingindo o valor de US$ 141 bilhões (R$ 226 bilhões) nos próximos cinco anos, segundo pesquisa da Pricewaterhouse Coopers.
Os maiores crescimentos serão vistos na Europa, Oriente Médio, África, América Latina e parte da Ásia, com variações entre 6,5% e 7,1%. No Canadá e Estados Unidos, os aumentos serão de 6,1% e 5,7%, respectivamente. Ao todo, a previsão é de 6,5% para 2012.
Em ano Olímpico, o aumento também será considerável. Para 2008, a estimativa de crescimento é de 11,4%; em 2010, quando acontece as Olimpíadas de Inverno, os valores aumentariam 11,2% e, em 2012, nos Jogos de Londres, a expectativa é que as receitas cresçam 9,9%.
Ao comparar com as perspectivas de crescimento em anos onde não há nenhum evento de grande porte mundial, os valores são ínfimos. Em 2009, as receitas aumentaram 0,4%, enquanto em 2011, a expectativa é de apenas 0,3%.
Um fator que impulsionou as receitas foi os direitos de televisão. Para as próximas três Olimpíadas, é esperado um aumento das cotas em US$ 2,9 milhões apenas para os Estados Unidos.
Os norte-americanos também continuarão a controlar a maior parte das receitas geradas. Para 2012, os Estados Unidos irão faturar US$ 69,1 bilhões (R$ 110,7 bilhões). Regiões da Europa, Médio Oriente e África irão ganhar US$ 46,9 bilhões (R$ 79,5 bilhões) enquanto parte da Ásia, América Latina e Canadá esperados para chegar a US$ 19,4 bilhões (R$ 31,1 bilhões), US$ 3,9 bilhões (R$ 6,25 bilhões) e US$ 1,3 bilhão (R$ 2,1 bilhões), respectivamente.
Palmeiras vê gasto de R$ 270 mi em arena
ERICH BETING e GUSTAVO FRANCESCHINI
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O projeto da nova Arena Palestra Itália foi concluído, e está em processo de apresentação ao Conselho do Palmeiras desde a última sexta-feira, segundo apurou a Máquina do Esporte com exclusividade. Com custo total estimado em R$ 270 milhões, as obras devem ser realizadas pela empresa de engenharia WTorre, que terá direito sobre naming rights, alguns camarotes e 10 mil cadeiras cativas.
Do orçamento total, R$ 220 milhões devem ir apenas para a reforma do estádio. A grande novidade é o fechamento da "ferradura", espaço sem arquibancadas atrás de um dos gols onde hoje se encontram as piscinas do clube. Para evitar que a área social seja prejudicada, o campo de jogo será deslocado 10m para o outro lado.
Outra novidade é a implantação de três níveis. O primeiro e o terceiro terão arquibancadas numeradas, enquanto todo o intermediário será composto por camarotes, cerca de 200 no total.
Contrariando o que estava previsto no início das negociações, o projeto final respeitará todas as exigências da Fifa. Com isso, o estádio terá capacidade para 45 mil pessoas, 3 mil a mais que o esperado.
A proposta ainda inclui melhorias na área social, que custará R$ 50 milhões. Elas incluem a construção de um prédio (com uma mega-loja, todos os departamentos esportivos e a sede administrativa) e um complexo poliesportivo, além da realização de paisagismo no restante do local.
A cessão do direito de uso da superfície presente na proposta vale por 30 anos. Assim, a WTorre irá lucrar, além dos acordos já citados, com eventos que venham a ser realizados na arena, sendo que o Palmeiras também ganha uma participação nessas situações.
A grande vantagem para o clube paulista é o custeamento da manutenção. Como arcará com as despesas somente em dias de jogo, a direção estima que irá poupar R$ 8 milhões por ano ou R$ 240 milhões em duas décadas. Ao contrapôr esse valor à estimativa de lucro com a Arena Palestra Itália, o Palmeiras espera receber R$ 1 bilhão nos 30 anos de contrato com a WTorre.
Roberto Dinamite vence a eleição no Vasco
Chapa de ídolo supera a de Eurico Miranda. Agora, Conselho escolherá novo presidente
Chapa de Dinamite venceu as eleições do Vasco (Crédito: Paulo Wrencher)
LANCEPRESS!
Em um eleição limpa e democrática, a chapa Por Amor ao Vasco, do candidato Roberto Dinamite, venceu a azul, de Eurico Miranda por 827 votos a 45 (com cinco em branco e dez nulos), e deu um importante passo para assumir a presidência do clube, em eleição do Conselho Deliberativo que irá ocorrer nesta sexta-feira, na Sede Náutica do Cruzmaltino, na Lagoa.
Desde às 9h20min, sócios vascaínos aptos a votar chegavam tranqüilamente na Sede do Calabouço e exerciam seu voto sem problemas. Durante todo o dia, policiais e fiscais trabalhavam bastante para manter a ordem no pleito.
Sem maiores confusões, a eleição se encerrou exatamente às 22h01min e posteriormente, às 22h37min, foi conhecido o vencedor.
Agora, a chapa vitoriosa indicará120 conselheiros que se juntarão aos 150 natos. Os derrotados têm direito a escolher 30. Uma nova eleição com esses membros será realizada nesta sexta-feira e irá eleger o novo presidente do Vasco, que tomará posse na terça da outra semana.
Vale lembrar que nunca na história do Vasco, uma chapa que venceu, saiu derrotada quando houve os votos do Conselho Deliberativo.
Timão paga mais R$ 5 milhões da dívida com o francês Lyon
Última parcela relativa ao atacante Nilmar, hoje no Inter, vence em dezembro
LANCEPRESS!
O Corinthians pagou na última sexta-feira os dois milhões de euro (aproximadamente R$ 5 milhões) da dívida com o Lyon (FRA) relativa ao atacante Nilmar - hoje no Internacional.
O clube tinha até o dia 30 de junho para depositar o valor, mas optou por antecipar o penúltimo pagamento em função da variação do câmbio. A última parcela vence em dezembro deste ano.
O dinheiro foi obtido com negociações recentes de parte das multas rescisórias do lateral-esquerdo André Santos, do atacante Dentinho e do zagueiro Renato (da categoria de base) ao Grupo Sonda.
Ricardo Teixeira 'convoca' Ronaldinho Gaúcho
Presidente da CBF praticamente garante jogador nas Olimpíadas
Ronaldinho Gaúcho assistiu ao jogo da Seleção contra a Argentina no camarote da CBF (Crédito: Reuters)
LANCEPRESS!
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deu a entender nesta quinta-feira, em entrevista para o "Jornal Nacional", que Ronaldinho Gaúcho será um dos três com mais de 23 anos a ser convocado para o Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos deste ano, em Pequim (China).
- É um jogador que tem condições de fazer uma grande Olimpíada, um jogador que tem condições de fazer uma grande eliminatória. Peço ao torcedor que apóie Ronaldinho Gaúcho, pois é muito importante para a seleção - afirmou o dirigente.
A atitude do dirigente força uma reaproximação de Ronaldinho com Dunga, que sai enfraquecido neste episódio. O jogador estava desgastado com o treinador, descontente com o pedido de dispensa da Copa América de 2007 e de alguns amistosos deste ano por lesão.
Ronaldinho Gaúcho seria o principal jogador e uma espécie de embaixador da Seleção em Pequim, uma vez que jogadores importantes como Juan e Kaká não foram liberados pelos seus clubes para a disputa dos Jogos Olímpicos.
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