domingo, 18 de maio de 2008

Laudo da drenagem do Castelão aponta falhas no material e no solo utilizados na reforma de 2002

Castelão: palco de grandes espetáculos

De acordo com laudo do doutor em drenagem pela USP e professor da UFC, Raimundo Nonato Távora Costa, a utilização de materiais inadequados comprometeu o sistema de drenagem do estádio do Castelão. A divulgação do diagnóstico ocorreu na última segunda-feira (28) na presença de todos os veículos de comunicação do Ceará, que tiveram acesso a explanação do laudo com fotos e gráficos e tirar dúvidas.

A baixa eficiência de operação de drenagem instalada na reforma de 2002 no Castelão é apontada, segundo o relatório técnico, por uma série de problemas na concepção do sistema desde escolhas inadequadas da grama e do solo e do posicionamento incorreto dos tubos de drenagem. Tudo isso contribuiu para criar uma camada de solo argiloso impermeável que se formou e que impossibilita o escoamento da água.

O secretário Ferruccio Feitosa lamentou os erros durante a última reforma do estádio, em 2002, já que a vida útil de uma obra como essa é para ser de 20 anos. Ele garantiu que assim que tiver condições de começar as obras, iniciará imediatamente o processo de licitação. ?Há a vontade. Há o desejo. Precisamos de tempo. Quando tivermos, faremos tudo o que for necessário?, ponderou.

Para que reformas sejam feitas, seriam necessários de 8 a 10 meses, o fim do período chuvoso e a liberação do estádio Presidente Vargas (interditado desde o início do ano e sem qualquer previsão para abertura). "Não seremos irresponsáveis em interditar o Castelão quando só há ele como opção para os clubes", disse Ferruccio. "Não quero prejudicar os clubes, muito pelo contrário. Interditar o estádio seria, além de tudo, prejudicar o torcedor cearense", concluiu o secretário.

O engenheiro executor da obra de reforma do estádio Castelão, entre 2000 e 2002, Mário Elízio, reconheceu que houve erros de concepção do projeto. "Concordo em gênero, número e grau com o que disse o professor [Raimundo Nonato]. Na época, eu já recebi o projeto pronto e aprovado. Então, só podia executá-lo", concluiu.

Fonte: http://www.esporte.ce.gov.br/noticias/castelao1.html

Nenhum comentário: