domingo, 11 de maio de 2008

Domingo Esportivo 11 de maio de 2008 Dias das Mães

Brasileiro começa com equipes próximas do limite físico

Preparação no São Paulo se mantém a mesma

Eugenio Goussinsky

O Campeonato Brasileiro de 2008, com início neste sábado, é encarado pelos preparadores físicos em geral como uma continuidade da temporada. Não há um trabalho específico para as equipes, muitas delas já próximas do limite físico, atuando em fases decisivas de outras competições.

Esse é o caso do São Paulo, que estréia no Brasileiro em um momento em que se prepara para as quartas-de-final da Copa Libertadores. Mas na visão dos médicos e dos preparadores do clube, a preparação de base será a mesma para as duas competições.

”Para nós, a temporada é vista como o espaço entre o primeiro jogo do ano e o último. Já há um programa a ser realizado antecipadamente”, diz o fisiologista do clube, Turíbio Leite de Barros.

Segundo Turíbio, uma competição vai se seguindo à outra, enquanto a preparação é feita em um plano global. Com isso, não há como ter picos físicos de acordo com a competição, mas sim com a fase da preparação: “O auge de uma equipe, do ponto de vista físico, é relativo. Chega quando a competição começa a ter cobrança de decisão”.

O preparador ressaltou que neste caso o fator emocional tem influência: “É um estímulo para se atingir o auge. O fator emocional ganha força em fases decisivas e interage com o lado físico do jogador e é um fator a mais para a melhora do desempenho”.

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Manchester United cria cartão e atrela a plano de marketing

Lançamento de cartão de crédito da equipe inglesa é alinhado a uma série de ações

Equipe Cidade do Futebol

A diretoria do Manchester United incluiu em seu planejamento de marketing para a próxima temporada a criação de um cartão de crédito com a marca do clube e de um plano de marketing auxiliar à iniciativa. O projeto foi lançado oficialmente na última sexta-feira e terá parceria da Mastercard.

O cartão de crédito do Manchester United tem as condições financeiras como principais atrativos. Os compradores não pagarão a primeira anuidade e terão isenção de taxas nos três primeiros meses.

Além disso, parte da receita oriunda das compras via cartão de crédito será destinada ao Manchester United. Além disso, os consumidores acumularão pontos para adquirir as Red Rewards, brindes exclusivos que vão de produtos ao direito de ver um treino, e terão uma lista de descontos em jogos e objetos oficiais do clube.

O cartão do Manchester United será vendido em dez países inicialmente, mas não tem previsão de chegada ao Brasil.

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Operadora de plano de saúde fecha parceria com Santos

Empresa irá estampar logomarca na camisa da equipe feminina

Equipe Cidade do Futebol

O Santos assinou nesta sexta-feira um contrato de patrocínio com o Plano de Saúde Santa Casa de Santos. A operadora de planos de saúde irá estampar sua logomarca nas mangas da camisa da equipe alvinegra de futebol feminino. Em troca, além dos valores não divulgados, a empresa disponibilizará planos médicos para os atletas da base e do time feminino.

Segundo o diretor de futebol feminino do Santos, Carlos Augusto Ribeiro de Assumpção, os investimentos do clube à modalidade e os resultados alcançados pela equipe são os principais atrativos aos novos patrocinadores.

“As Sereias da Vila [apelido do time feminino de futebol] despontaram como uma das principais potências do Brasil graças ao trabalho sério realizado pelo clube. Com a nossa performance atraímos investimentos que possibilitarão a manutenção da equipe, além de potencializar a divulgação da marca parceira”, afirmou Carlos Augusto.

O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, também esteve presente à cerimônia de assinatura do novo patrocínio e afirmou que a equipe feminina deve continuar recebendo atenção especial da direção santista.

“A profissionalização e modernização do Santos cresce a passos largos em diversos setores. Esses resultados são obtidos com a participação de parceiros que apostam no clube, como é o caso do Plano de Saúde Santa Casa. Acreditar no potencial de nossa equipe de Futebol Feminino e contribuir com o desenvolvimento da modalidade é uma grande virtude dessa instituição tradicional de nossa região”, finalizou Teixeira.

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Santos lança produtos em inglês e espanhol de olho em mercado internacional

Versão do site oficial em outros idiomas é caminho para aumentar fontes de receita alternativas

Equipe Cidade do Futebol

Nessa semana o Santos lançou as versões em inglês e espanhol de seu website oficial. Desde o lançamento do novo portal do time alvinegro na internet, em janeiro deste ano, esse já era um objetivo da diretoria. Com os novos produtos os dirigentes santistas acreditam que poderão criar outras fontes alternativas de receita, principalmente ligadas aos mercados internacionais.

“Estamos rompendo fronteiras na internet. O futuro do futebol está nas receitas alternativas. Utilizar nosso site oficial com objetivo de facilitar a busca destas receitas em outros países é uma estratégia que deve ter reflexos sentidos a médio e longo prazos”, afirmou o presidente do Santos, Marcelo Teixeira.

As versões em inglês e espanhol devem conter o mesmo conteúdo que o site em português, com notícias atualizadas diariamente, além de seções especiais como um canal intitulado Pelé, que conta a trajetória do maior jogador de todos os tempos.

De olho em possíveis “negócios virtuais”, os webdesigners responsáveis pelo layout das versões internacionais do site santista apostaram também na funcionalidade.

“Para facilitar o contato com os torcedores santistas de outros países ou até mesmo com possíveis clientes internacionais nós criamos canais de comunicação em todas as páginas do site. Isso é uma tendência muito atual”, explicou Manoel Neto, diretor da Drive Comunicação, empresa responsável pela manutenção e criação do site santista.

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São Paulo e ESPM realizam seminário

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

A ESPM vai promover, em parceria com o São Paulo, o seminário "Gestão Estratégica de Clubes de Futebol". O objetivo do encontro será discutir as estruturas das agremiações no Brasil e no mundo, com foco na gestão de marketing e nas perspectivas dessa área para o futuro.
O evento, que será realizado na própria ESPM, em São Paulo, acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site www.espm.br até este domingo.
Segundo os organizadores, os palestrantes ligados ao São Paulo que estão confirmados para o encontro são: Marcelo Portugal Gouvêa (diretor de planejamento), João Paulo de Jesus Lopes (diretor de futebol), Júlio Casares (diretor de marketing) e Marco Aurélio Cunha (superintendente de futebol).

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Boavista é rebaixado na Justiça

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa decidiu punir o Boavista por coação de seus dirigentes sobre o trio de arbitragem em uma partida realizada contra o Benfica, no ano de 2004.
O clube recebeu uma pena dura e foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Português, a Liga de Honra. O presidente do clube naquela temporada, João Loureiro, também foi punido com quatro anos de suspensão e 25 mil euros (R$ 65 mil) de multa.
Outro a ser punido foi o presidente do Porto, Pinto da Costa, por suborno. Porém, a suspensão foi menor e ele ficará afastado das ações no futebol somente por dois anos. Já o clube recebeu uma multa de 150 mil euros (cerca de R$ 390 mil).
O árbitro Augusto Duarte foi outro a ser condenado, recebendo uma punição de seis anos longe do futebol por ter visitado o presidente do Porto pouco antes da partida entre Beira-Mar e Porto.

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Reunião entre sindicatos aborda Lei Pelé

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

O Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (Sapesp) e a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) se reunirão na próxima segunda-feira com o ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, e com os sindicatos do esporte. O assunto em pauta será a Lei Pelé.
O presidente da Sapesp, Rinaldo Martorelli, falou sobre esta reunião, que será realizada no Blue Tree Towers Paulista Premium, em São Paulo, e explicou os pontos que serão discutidos nela.
"Estamos questionando algumas atitudes no futebol e vamos apresentar propostas de mudanças. Durante o evento, será discutido também pontos importantes da Lei Pelé", afirmou Martorelli.

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Cruzeiro ganha R$ 4,18 mi na Libertadores

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Eliminado na última terça-feira pelo Boca Juniors, o Cruzeiro encerrou sua participação na Copa Libertadores com um ganho aproximado de R$ 4,18 milhões, vindo de diversas fontes de receita do torneio, entre elas os direitos televisivos, placas de publicidade, patrocínio e ingressos.
Segundo o site "Superesportes", o clube recebeu, por cada partida em casa na seletiva e na fase de grupos, Us$ 120 mil (R$ 202 mil) com os direitos de transmissão, além de outros US$ 100 mil (R$ 169 mil) das placas e do Banco Santander, patrocinador do torneio.
Com as rendas dos ingressos dos quatro primeiros jogos como mandante, em torno de R$ 2,25 milhões, o Cruzeiro totalizou R$ 3,09 milhões na primeira fase.
Pelas oitavas-de-final contra o Boca, o clube mineiro recebeu um total aproximado de R$300 mil, fora a renda líquida de R$ 709 mil, totalizando R$ 1,09 milhão.
Porém, a eliminação custou caro ao clube. Se chegasse à final, o Cruzeiro faturaria mais R$ 2,41 milhões, além dos R$ 3,3 milhões de prêmio para o vencedor, ou o R$ 1 milhão destinado ao segundo colocado.

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Cruzeiro ganha R$ 4,18 mi na Libertadores

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Eliminado na última terça-feira pelo Boca Juniors, o Cruzeiro encerrou sua participação na Copa Libertadores com um ganho aproximado de R$ 4,18 milhões, vindo de diversas fontes de receita do torneio, entre elas os direitos televisivos, placas de publicidade, patrocínio e ingressos.
Segundo o site "Superesportes", o clube recebeu, por cada partida em casa na seletiva e na fase de grupos, Us$ 120 mil (R$ 202 mil) com os direitos de transmissão, além de outros US$ 100 mil (R$ 169 mil) das placas e do Banco Santander, patrocinador do torneio.
Com as rendas dos ingressos dos quatro primeiros jogos como mandante, em torno de R$ 2,25 milhões, o Cruzeiro totalizou R$ 3,09 milhões na primeira fase.
Pelas oitavas-de-final contra o Boca, o clube mineiro recebeu um total aproximado de R$300 mil, fora a renda líquida de R$ 709 mil, totalizando R$ 1,09 milhão.
Porém, a eliminação custou caro ao clube. Se chegasse à final, o Cruzeiro faturaria mais R$ 2,41 milhões, além dos R$ 3,3 milhões de prêmio para o vencedor, ou o R$ 1 milhão destinado ao segundo colocado.

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Visa fecha acordo para Série B

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image001A bandeira de cartões de crédito Visa acertou uma parceria com a Futebol Brasil Associados (FBA), gestora comercial da Série B, para a temporada 2008 do campeonato.
O acordo facilitará a compra de ingressos. Cinco bilheterias por estádio serão equipadas para permitir o pagamento com cartões de débito e crédito da empresa.
A medida tem como objetivo facilitar a ida de torcedores aos jogos, já que os mesmos não precisarão de dinheiro "vivo" para a aquisição dos ingressos.
Os valores envolvidos no negócio não foram divulgados, mas permitirá que a empresa de cartões de crédito amplie a sua atuação no futebol brasileiro. Desde 2006, quando fechou com o Figueirense um sistema de controle de acesso ao estádio, a Visa procura aumentar a sua participação no futebol.
No ano passado, a empresa fechou um acordo com o Palmeiras e criou, no estádio Palestra Itália, o "Setor Visa", em que os ingressos são adquiridos pela internet e a entrada do torcedor no estádio se dá por meio da passagem do cartão de compra na catraca.

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Palmeiras muda patrocínio na camisa

THALES CALIPO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image002A partir do jogo deste domingo, contra o Coritiba, o Palmeiras terá uma nova marca em sua camisa. A Case New Holland, especializada em equipamentos agrícolas e de construção e que pertence à Fiat, passará a ter seu nome no uniforme do clube paulista.
A inscrição "Case" aparecerá atrás do uniforme 1, com a marca da Fiat ficando à frente. Já na camisa verde limão, a "nova patrocinadora" ficará no peito e a montadora na costas. Apesar disso, o Palmeiras não receberá nenhuma verba extra por essa mudança.
"Essa foi uma decisão do marketing da Fiat e nós ficamos muito felizes pela possibilidade de mais uma empresa utilizar o futebol como plataforma de marketing", afirmou Marcelo Fonseca, diretor adjunto de planejamento do Palmeiras.
Os novos modelos, já com a marca da "Case", devem chegar ao mercado apenas em julho. Mesmo assim, essa lacuna não deve diminuir as vendas das camisas que são comercializadas atualmente, segundo o dirigente.
"O torcedor compra o modelo atual e, quando sair outra, ele compra de novo. O palmeirense tem um grau de fidelidade impressionante, com os produtos sendo esgotados nos pontos de venda. Portanto, eu acho que o risco de queda nas vendas é muito pequeno", completou Fonseca.
No futebol, além de aparecer na camisa do Palmeiras, a Case New Holland é também patrocinadora da Juventus, da Itália.
Atualmente, a Fiat paga R$ 12 milhões ao Palmeiras pelo contrato de patrocínio. Nos próximos dias, a empresa deve investir mais R$ 2,5 milhões em projetos para as categorias de base do clube, como a Máquina do Esporte antecipou.

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Globo fecha com C13, mas perde grandes

THALES CALIPO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image003A Rede Globo e o Clube dos 13 fecharam nesta quinta-feira a renovação do contrato de TV aberta do Campeonato Brasileiro para o triênio 2009-2011. Apesar de a emissora pagar um total de R$ 660 milhões (R$ 220 milhões por temporada), o canal ficou sem a "cereja do bolo", ou seja, Flamengo, Corinthians e São Paulo, clubes com as três maiores torcidas do país.
Como a Máquina do Esporte já havia antecipado, o trio se mostrou descontente com a forma como o processo de renovação foi feito e decidiu não comparecer à reunião, realizada na sede do Clube dos 13.
"Se alguém [Globo] tem interesse em pagar com esses três clubes fora, pode pagar. Quero ver se as empresas que patrocinam as transmissões, que são os que sustentam esse contrato, vão pagar a mesma coisa ao canal", dispara Marcelo Portugal Gouvêa, diretor de planejamento do São Paulo.
O dirigente ainda vai além. Segundo ele, o principal culpado por essa situação foi o Clube dos 13, entidade que falhou ao representar o trio, na visão de Gouvêa.
"Não queremos brigar por brigar. Sempre quisemos sentar e fazer as nossas colocações, e não tivemos oportunidade, pois fomos atropelados pelo Clube dos 13. Nesse caso, a menor culpa é da Globo e a maior é do Clube dos 13. Como representante nosso, tinha que ter dado atenção para todos os clubes, mas principalmente para nós, pois somos o carro-chefe", completa o dirigente do São Paulo.
Procurado pela reportagem, o Clube dos 13, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não iria se manifestar sobre as declarações de Marcelo Portugal Gouvêa.
A Máquina do Esporte, no entanto, apurou que o silêncio do Clube dos 13 se deve ao fato de que a alta cúpula da entidade prefere manter essa discussão longe da imprensa e levá-la para reuniões da entidade, encontros esses que o trio dissidente não tem comparecido.
Porém, sem Flamengo, Corinthians e São Paulo, uma das novidades do contrato firmado com a Globo pode não surtir efeito. Tomando como base a audiência média de 21 pontos, a emissora se propôs a pagar R$ 1 milhão a mais para cada ponto em uma determinada faixa. Esse valor aumentará caso os índices cheguem a um segundo patamar e terá um novo acréscimo caso atinja um terceiro piso.
Os três clubes dissidentes têm diversas reivindicações contra o processo de comercialização. Uma delas é a inclusão da internet no pacote da TV aberta, fato confirmado pela assessoria do C13.
Outro ponto é a forma como a receita "excedente", no caso de revenda dos direitos, é repartida. Pelo contrato firmado nesta quinta-feira com a Globo, a emissora deve pagar aos clubes apenas quando o valor superar 40% do que ela, Globo, pagou. Os dissidentes querem essa receita integral para os membros do Clube dos 13.

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Corinthians turbina receita da Série B

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

A participação do Corinthians na Série B do Campeonato Brasileiro levou a um aumento de 200% nas receitas da competição, de acordo com José Neves Filho, presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), gestora comercial do campeonato.
"Existiu uma valorização técnica e comercial. Tivemos um aumento de 200% na receita, entre contratos de TV, publicidade estática [placas no gramado], comerciais e eventos relacionados à Série B", afirmou o dirigente ao jornal "Bom Dia", de São José do Rio Preto.
Segundo Neves Filho, além do acordo previamente existente de aumento de 20% nos contratos publicitários em relação ao ano passado, a presença do Corinthians fez com que esse reajuste fosse ainda maior.
A participação do Corinthians também levou à mudança da transmissão de TV do campeonato. Este ano, a Globo exibirá as partidas do clube paulista para São Paulo, maior praça comercial da emissora. Além dela, a RedeTV! exibirá o campeonato pelo terceiro ano seguido.

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Traffic pode pagar R$ 3 mi ao Vitória

THALES CALIPO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Disposta a expandir os seus negócios no futebol brasileiro, a agência de marketing esportivo Traffic negocia para ser a nova parceira do Vitória. Para isso, a empresa poderia injetar, em um primeiro momento, até R$ 3 milhões no clube baiano, segundo a Máquina do Esporte apurou.
Esse investimento seria feito por meio da aquisição de parte dos direitos econômicos de alguns destaques do atual elenco do Vitória. Os nomes que estão na mira da Traffic seriam os do zagueiro Anderson Martins, do meia Bida e o meia-atacante Marquinhos.
Além disso, a empresa ajudaria a reforçar o plantel do clube baiano para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. Os nomes que estão praticamente certos são os do lateral-esquerdo Valmir (Palmeiras), do atacante Dinei (que defendeu o Guaratinguetá no último Campeonato Paulista), além do meia-atacante Muriqui, revelado pelo Vasco e que defendeu o Madureira durante o Campeonato Carioca.
Esse, porém, é apenas o início da parceria entre Traffic e Vitória. O projeto de longo prazo é mais ambicioso e prevê a gestão conjunta das categorias de base do clube baiano, famosa por revelar atletas como o goleiro Dida, por exemplo.
Os detalhes do acordo, no entanto, ainda estão sendo discutidos entre ambas as partes. Depois de uma reunião na última semana, dirigentes do Vitória e executivos da Traffic se encontraram novamente na última terça-feira. Uma contraproposta do clube baiano será entregue à empresa nesta sexta-feira e a expectativa é que o acerto definitivo aconteça nas próximas semanas.
Caso o negócio se concretize, o Vitória será mais um clube a manter uma parceria oficial com a Traffic no Brasil. Fora os baianos, o grande destaque é o Palmeiras, que já mantém um acordo com a empresa e que possibilitou a contratação de jogadores como Diego Souza, Henrique, entre outros.
Outros negócios da Traffic no futebol nesses moldes aconteceram com o Ituano, no último Campeonato Paulista, além de Desportivo Brasil e Miami FC, esse último dos Estados Unidos.

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Grêmio: seminário sobre gestão

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

O Grêmio realizará um seminário, na próxima segunda-feira, para discutir os planejamentos estratégicos, a gestão profissional e o projeto do novo estádio do clube.
O projeto para a construção da nova arena do Grêmio ainda não saiu do papel e o vice-presidente do clube gaúcho e o coordenador da iniciativa, Eduardo Antonini, será um dos palestrantes nesse seminário.
A realização do evento é do Instituto Gaúcho de Direito Desportivo, do Movimento Grêmio Novo, do Grupo de Estudos de Direito Desportivo e a Federação Gaúcha de Futebol.

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