Logística de entrevistas cria polêmica no Figueirense
Por regulamento, jogadores expulsos não podem conversar com profissionais da imprensa
Guilherme Costa
A derrota do Figueirense por 2 a 0 para o rival Avaí, no dia 30 de março, no estádio Orlando Scarpelli, deu origem a uma grande polêmica no futebol de Santa Catarina. Tudo começou porque o meio-campista Élton e o zagueiro Asprilla, jogadores do time alvinegro que foram expulsos de campo no clássico, evitaram contato com a imprensa. O comportamento dos dois, por orientação da diretoria do clube, inaugurou uma discussão sobre a orientação de mídia em instituições esportivas.
A orientação dada pela diretoria do Figueirense aos jogadores é que os atletas expulsos não devem conversar com a imprensa. Essa medida faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas a minimizar as polêmicas envolvendo jogadores do time alvinegro.
“Isso é uma orientação geral e que nós não fizemos apenas por se tratar de um clássico. Nenhum jogador expulso tem autorização para dar entrevista porque ele pode falar coisas no calor da exclusão que venham a prejudicar seu futuro”, avaliou Anderson Barros, gerente de futebol do Figueirense.
Fifa cria seguro próprio para a Copa do Mundo de 2010
Companhias se negaram a fechar seguro tradicional por conta do risco de cancelamento do Mundial
Equipe Cidade do Futebol
A Copa do Mundo de 2010 não terá um seguro tradicional. Depois de ter sido rejeitada por todas as companhias, a Fifa resolveu criar um seguro próprio sobre a realização do evento, que terá como sede a África do Sul.
O motivo da rejeição das companhias de seguro é o alto risco de cancelamento do Mundial – as obras na África do Sul estão atrasadas e a maioria dos estádios do país foi concebida para a realização de partidas de rúgbi.
O temor das seguradoras sobre a possibilidade de cancelamento é ainda maior com relação à Copa das Confederações, marcada para 2009. Por conta disso, a Fifa fez um depósito de 400 milhões de libras (R$ 1,3 bilhão) para se prevenir sobre os prejuízos de um possível cancelamento.
Além disso, a Fifa mudará a lista de exigências para os próximos Mundiais. A partir da edição de 2014, no Brasil, os comitês organizadores da Copa terão a responsabilidade de criar um seguro para a realização do torneio.
São Paulo terá congresso de medicina do esporte
Evento acontecerá no Instituto Dante Pazzanese, na capital
Equipe Cidade do Futebol
Entre os dias 15 e 17 de maio deste ano, a cidade de São Paulo será palco da oitava edição do Congresso Paulista de Medicina do Esporte. O evento acontecerá no Insituto Dante Pazzanese e contará com uma série de iniciativas voltadas ao debate sobre temas pertinentes ao trabalho de profissionais da saúde no contexto da atividade física.
O evento é direcionado a profissionais e estudantes de diferentes áreas, como nutrição, cardiologia, ortopedia, reabilitação física, fisioterapia, enfermagem, pediatria e educação física, entre outras. Para isso, a abordagem será feita a partir de palestras, debates, mesas redondas e apresentações de estudos.
O evento será realizado simultaneamente em dois auditórios, com programação de trabalhos durante todo o dia.
Corinthians realiza teste de baropodometria em seu elenco
Jogadores passaram por exames para corrigir possíveis desequilíbrios postural e muscular
Equipe Cidade do Futebol
O dia seguinte à vitória por 2 a 0 sobre o Fortaleza, que garantiu a equipe nas oitavas-de-final da Copa do Brasil, foi de um trabalho diferenciado no Corinthians. Na manhã desta sexta-feira, o grupo profissional passou por um teste de baropodometria.
Ramo da medicina que estuda a pisada e, por conseqüência, a postura do ser humano, a baropodometria tem por objetivo colher dados para construção de palmilhas adaptáveis às características de cada jogador.
Essas palmilhas corrigirão eventuais desequilíbrios postural e muscular do atleta – uma forma de prevenção de lesões nas articulações de tornozelo, joelho e quadril.
Após dois anos de trabalhos, Avaí inicia fase de divulgação de seu instituto
Instituto Avaí é responsável por ações sociais com a comunidade, além de buscar recursos para prover melhorias ao clube
Rubem Dario
Em janeiro de 2006, em uma iniciativa que partiu de funcionários, torcedores e dirigentes do Avaí, foi fundado o Instituto Avaí. A iniciativa pioneira no Brasil passou inicialmente por um período de direcionamento das ações e agora seus diretores iniciam um plano de divulgação para ampliar as áreas de atuação.
O Instituto Avaí Futebol Clube é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que tem como principais objetivos realizar ações sociais, educacionais, saúde e prática desportiva, de modo a promover a inserção social de jovens carentes em Santa Catarina.
“O projeto foi pioneiro no Brasil. Somente agora estamos vendo outros clubes aderindo a essa idéia. Até por isso optamos por trabalhar de maneira mais reservada nesse início, para conseguir direcionar os trabalhos e posicionar nossas áreas de atuação. Hoje já temos amplo apoio de nossa diretoria [Avaí] e da comunidade, o que nos faz pensar em crescer”, analisa Luciano Correia, presidente do Instituto Avaí.
Vasco realizará seletiva para jovens atletas em Natal-RN
Clube quer ampliar busca por novos talentos no futebol brasileiro
Equipe Cidade do Futebol
O Vasco irá realizar uma seletiva para garotos interessados em jogar pelo clube entre os dias 16 e 19 de abril em Natal-RN. A “peneira” é destinada para garotos de 11 a 20 anos, nascidos entre 1988 e 1997.
Para participar da seletiva os garotos devem antes se inscrever pelo telefone (84) 3086-8132, com Remílson, o use dirigir até a avenida Paraíba, 381. A taxa de inscrição é de R$ 25,00 mais 1kg de alimento não perecível.
As datas da “peneira” do Vasco em Natal:
16/04: nascidos em 1988, 89 e 90
17/04: nascidos em 1991 e 92
18/04: nascidos em 1993 e 94
19/04: nascidos em 1995, 96 e 97
Local do evento: Estádio José Pascoal de Lima.
Medial Saúde inicia venda de planos de saúde especiais para corintianos
Projeto foi lançado oficialmente durante jogo contra o Fortaleza, pela Copa do Brasil
Equipe Cidade do Futebol
A Medial Saúde inicia nesta sexta-feira a venda de planos de saúde e serviços odontológicos especiais para as pessoas que aderirem ao programa Fiel Torcedor e também para associados do Corinthians. A empresa é uma das patrocinadoras da equipe de Parque São Jorge.
O projeto foi oficialmente lançado durante a partida entre Corinthians e Fortaleza, vitória do time paulista por 2 a 0, válida pela Copa do Brasil. Representantes da Medial Saúde organizaram um evento promocional para corretores nos camarotes do Morumbi.
Os torcedores que aderirem ao plano terão 10% de desconto sobre o valor de tabela vigente, saúde integral com serviços odontológicos inclusos no plano e ainda receberá uma carteirinha e um guia de orientação totalmente personalizados com as cores do Corinthians.
“Nosso objetivo é oferecer uma opção diferenciada em planos de saúde e serviços odontológicos para os torcedores do Corinthians, proporcionando uma solução de saúde integrada. É também uma forma de apoiar projetos do clube e estarmos mais próximos do torcedor”, conta Nilo de Carvalho, diretor executivo de marketing do Grupo Medial.
Nestlé mudará campanha no Brasileiro
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Investidora do Campeonato Brasileiro desde 2005, a Nestlé mudará o foco de atuação no torneio nesta temporada. Apesar de ser noticiado que a multinacional não iria mais realizar promoções na competição, o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, afirmou que as partes ainda estão em negociação.
"O que posso dizer neste momento é que continuamos negociando com a empresa, mas o acordo não será nos mesmos moldes dos anteriores", afirmou Koff, ao "Lance!".
Um dos motivos para a desistência, ou mesmo na mudança de estratégia por parte da empresa, teria sido os incidentes ocorridos no jogo entre Flamengo e Atlético Paranaense, no ano passado, e que fazia parte da campanha "Torcer Faz Bem". Na ocasião, houve grande tumulto para troca de produtos, por conta da importância da partida.
Porém, mais do que apenas uma má publicidade para a empresa, o episódio rendeu um grande número de processos. Até agora, apenas o torcedor flamenguista Geneci Soares ganhou a ação e, por conta disso, receberá da Nestlé uma indenização de R$ 500 e a devolução dos R$ 17,67 usados para compra de três latas de Nestón, produto que seria trocado por ingressos.
Essa ação, porém, é apenas a ponta do iceberg. Levando em conta o valor conquistado pelo flamenguista, a empresa poderá desembolsar até R$ 300 mil em indenizações. Além disso, a Nestlé pode ser multada pelo Procon em 200 a três milhões de UFIRs, o que representa algo entre R$ 212 e R$ 3,18 milhões.
No primeiro ano de promoção, a empresa atuou em 79 jogos e levou 1,2 milhão de pessoas aos estádios. Na temporada seguinte, as 81 partidas atingidas pela ação tiveram uma média de público de 17,6 mil torcedores.
Em 2007, foram mais de 23 mil pessoas por jogo atraídas pela iniciativa da Nestlé, que conseguiu arrecadar mais de 985 toneladas de produtos doados nesse período, segundo reportagem publicada na quarta edição da Revista Máquina do Esporte.
RBS lança game para celular
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Grupo RBS vai criar seu primeiro jogo de futebol interativo no celular. Como o nome de "Dono da Bola", o projeto é baseado na participação dos usuários, por meio de uma assinatura semanal do serviço.
Para a realização deste projeto, o grupo terá o apoio da Okto, empresa líder na oferta de serviços de comunicação e marketing baseados em tecnologias móveis, e da Trix Games, desenvolvedora de jogos digitais.
No jogo, o usuário será o técnico dirigente de futebol, onde ele poderá comprar e vender jogadores, escolher o melhor esquema tático e ainda fazer a escalação de seu time. Além disso, o jogo permite que se marquem treinos e jogos contra outros usuários do sistema. Para ingressar no jogo, o usuário deve enviar uma mensagem de texto do celular (SMS), contendo a palavra "BOLA" para o número 49775.
Santos fecha patrocínio para manga
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Santos irá anunciar nesta sexta-feira seu novo patrocinador, que terá a marca estampada nas mangas do uniforme. A Universo Tintas fechou um contrato com o clube paulista, mas os valores e o tempo do acordo não foram anunciados pelas partes envolvidas ou pela Figer, agência responsável pela intermediação do negócio.
"É uma marca que tem crescido no mercado nacional e se consolidado como uma das grandes empresas do ramo. Com certeza, essa união será duradoura", afirmou Marcelo Teixeira, presidente do Santos, por meio de um comunicado oficial.
O anúncio foi feito após muitas negociações. O clube paulista esteve próximo de fechar com a Gillette. A demora para que fosse feita uma proposta por parte do Santos burocratizou o processo interno da Procter & Gamble, proprietária da marca, e o negócio não prosperou.
No início das negociações, o Santos ambicionava um contrato de dois anos com o seu patrocinador e, por ele, recebesse um total de R$ 5 milhões.
TV da Malásia terá 10 canais nos Jogos
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A Astro, operadora do serviço de televisão paga da Malásia, planeja exibir os Jogos Olímpicos de Pequim em dez canais diferentes. O evento será disputado no mês de agosto.
Segundo Mazhairul Jamaludin, administrador financeiro da empresa, a audiência irá definir quantos canais serão adicionados durante a competição chinesa.
O executivo, que não revelou quanto será investido para realizar a expansão, ressaltou que o satélite Measat-3, da Malásia, tem capacidade para 130 canais.
"Atualmente, a operadora tem 110 canais com uma base de assinantes permanente de 2,27 milhões. Astro lançou um total de 30 canais no ano passado", disse Mazhairul durante a Conferência 2008 sobre Mercado de Comunicações e Multimídia do país.
Clubes querem meio bilhão da TV
THALES CALIPO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Meio bilhão de reais. Esse é valor planejado pelo Clube dos 13 para comercializar os cinco pacotes oferecidos referentes aos direitos de transmissão do triênio 2009-2011 do Campeonato Brasileiro. Para atingir essa cifra, a entidade fez uma contraproposta de R$ 570 milhões às emissoras concorrentes, segundo a Máquina do Esporte apurou.
O número foi entregue aos representantes de Globo e Globosat, únicos participantes ainda na concorrência, já que a proposta da ESPN foi rejeitada, em reunião realizada na última segunda-feira, na sede do Clube dos 13. Uma definição sobre o assunto deve acontecer no próximo dia 7.
Segundo um dos integrantes da comissão especial do Clube dos 13 criada para discutir a venda dos direitos de transmissão, a proposta oferecida pelo Globo e Globosat foi de R$ 400 milhões, além de outros R$ 40 milhões referentes aos direitos de marketing, pacote que inclui a exploração das placas de publicidade.
Apesar de a proposta não ter sido aceita pelo C13, esse valor já representa um crescimento de quase 50% em relação aos cerca de R$ 300 milhões pagos anteriormente pela Globo por todos os direitos de transmissão do Brasileiro.
Para justamente conseguir valorizar o seu produto, o Clube dos 13 optou em criar um processo baseado em pacotes isolados. Com isso, a entidade ofereceu a todos os canais brasileiros a opção de adquirir os direitos para TV aberta e internet, TV fechada, pay-per-view, exploração da marca do C13 e ações de marketing.
Paulistão: Semifinalistas e rebaixados saem neste domingo
Campinas, SP, 04 (AFI) – A última rodada do Campeonato Paulista será toda disputada neste domingo, às 16 horas. Quatro equipes ainda lutam pelas duas vagas restantes nas semifinais – Guaratinguetá e Palmeiras já estão classificados. Na parte inferior da tabela, quatro clubes lutam contra as três vagas restantes do rebaixamento – o Rio Claro já caiu.
Com 97,1% de chances de ser semifinalista, o São Paulo, terceiro colocado, com 35 pontos, só depende de suas forças para se classificar. Mas o adversário, Juventus, luta contra o rebaixamento e também só depende de suas forças para escapar da degola.
O Tricolor vem de vitória, por 2 a 0, sobre o Bragantino. Já o Moleque Travesso empatou, em casa, com o Guarani, por 2 a 2, e ocupa a 16ª colocação, com 17 pontos.
A vitória vem?!
Na Vila Belmiro, Santos e Ponte Preta entram em campo sob os olhares atentos da nação corintiana. O Peixe está eliminado e utilizará um time misto. Já a Ponte Preta irá com força máxima e apostará nos 59,1% de chances que tem para ser semifinalista.
O Santos bobeou na última rodada e apenas empatou com o lanterna Rio Claro, por 1 a 1. O time da Vila Belmiro é o sétimo, com 30. Já a Macaca ocupa a terceira colocação, com 34 pontos, após ter batido o Noroeste, por 3 a 2. O Corinthians depende de pelo menos um empate do Santos para poder se classificar.
Primeiro a sua parte!
Em Bauru, o Timão terá que vencer o Noroeste primeiro para depois poder secar a Ponte Preta na Vila. O Corinthians venceu o Marília na última rodada, se manteve na quinta colocação, com 33 pontos, e tem 19,9% de chances de se classificar.
O Noroeste, por sua vez, não tem chances de ir a semifinal, mas sonha com o Título do Interior. O Norusca vem de derrota para a Ponte e ocupa décima posição, com 26 pontos.
BA: Promoção com notas fiscais esgota ingressos do Bahia
Salvador, BA, 05 (AFI) - Os ingressos do programa “Sua nota é um show”, realizado pelo Governo do Estado da Bahia, já foram esgotados para o jogo do Bahia contra o Vitória da Conquista, neste domingo, às 16 horas. As trocas de cupons fiscais por ingressos são feitas no local do jogo e já aconteceram na manhã deste sábado. Os ingressos de R$ 10 já estão esgotados e quem não conseguiu comprar com esse preço, comprará a R$ 20 na hora do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário