Arrecadação das equipes com patrocínio e publicidade teve crescimento médio de 40% entre 2003 e 2006
Equipe Cidade do Futebol
A arrecadação proveniente dos departamentos de marketing tem sido cada vez mais presente no cotidiano dos grandes clubes brasileiros. Levantamento feito pela Casual Auditores Independentes com 21 clubes do país entre 2003 e 2006, publicado por O Estado de S. Paulo, mostra que as receitas advindas de patrocínio e publicidade tiveram um crescimento médio de 40% ao ano nesse período.
O período estudado foi determinado porque os balanços referentes ao ano passado não foram publicados por todos os clubes – o prazo se encerra em abril. E 2003 foi escolhido como o ponto de partida por marcar o início da disputa do Campeonato Brasileiro no sistema de pontos corridos.
As principais fontes de receitas das equipes pesquisadas ainda são as cotas de TV e as transferências de atletas. Contudo, nenhum setor de arrecadação cresceu tanto no período estudado quanto os contratos de patrocínio e publicidade (de R$ 58 milhões para 168 milhões).
O estudo ainda mostra que as 21 equipes escolhidas são responsáveis por 80% das receitas ligadas a clubes no futebol brasileiro. E que esse montante foi de R$ 3,5 bilhões nos quatro anos compreendidos pelo estudo.
A lista de arrecadação dos clubes com ações de marketing é liderada pelo Flamengo, que faturou R$ 24,436 milhões nesse setor entre 2003 e 2006. No entanto, o time que mais cresceu no período foi o São Paulo, que ocupa o segundo lugar do ranking. A equipe tricolor se destaca pela diversidade de suas iniciativas.
“O São Paulo tem 3% do faturamento vindo de royalties. A média dos outros clubes fica em 0,5% e 1%. É um trabalho de alto nível, mas o principal é que os clubes percebam a necessidade de profissionalizar totalmente seus departamentos de marketing”, explicou Amir Somoggi, da Casual Auditores, a O Estado de S. Paulo.
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