domingo, 18 de novembro de 2007

Mundial de Clubes terá bola com chip

Equipe Cidade do Futebol
Equipamento enviará sinal visual para os relógios dos árbitros

A Fifa novamente busca uma tentativa para esclarecer os lances duvidosos num jogo de futebol. Desta vez, os árbitros que participarão do Mundial de Clubes terão terão um novo dispositivo eletrônico que permitirá uma análise mais detalhada se a bola chegou a ultrapassar ou não a linha do gol.
A nova tecnologia, que é uma nova tentativa por parte da Fifa para evitar ao máximo a incidência de erros durante um jogo, é diferente daquelas usadas anteriormente. Neste teste, os chips colocados na bola enviarão diretamente ao relógio do árbitro um sinal visual que os alertará nos casos em que houver gol.
Caso essa experiência nesse Mundial, que será realizado no próximo mês de dezembro no Japão, a entidade máxima do futebol poderá utilizar a mesma tecnologia em outras competições em 2010.
As empresas envolvidas neste projeto são a Adidas (fabricante das bolas) e a Cairos Technologies, responsável pelo desenvolvimento do chip que, inclusive, preocupou-se em criar um sistema criptografado para evitar possíveis interferências no momento em que a informação for passada aos árbitros quando houver um gol.

Nenhum comentário: