Birnadas
De Vitor Birner
O COI deve punir de alguma forma a seleção feminina canadense de hóquei no gelo.
Nos Jogos Olímpicos de Inverno, em seu país, elas ganharam a medalha dourada contra os EUA, e comemoraram com charutos, cerveja e champagne na frente do público (restavam algumas pessoas no ginásio).
Clique aqui e veja a reportagem do Uol.
Os membros do Comitê Olímpico Internacional disseram, conforme você pode ler na reportagem acima, que irão investigar. Mas as fotos são bem diretas.
Se deixarem para lá, o precedente pode ser o divisor de águas.
Outros atletas acharão que a festa é livre, e a repetirão se oportunidade houver.
O título deste post é dúbio. Eu desejei assim.
O exemplo no lugar errado depende do seu ponto de vista.
O COI tem boa parte da opinião pública ao lado. Aposto, a maioria.
São milhões de pessoas defendendo que esportistas profissionais são exemplos para jovens.
Sou da turma do contra.
A profissão de atleta de alto rendimento está muito longe de ser a opção mais saudável para qualquer indivíduo. As sequelas físicas, o esforço necessário para se transformar no melhor, sem falar dos casos de doping, pioram a saúde.
Caso dispute modalidade rentável, o campeão pode virar herói e ganhar dinheiro. Mas, para o corpo dele, tenho absoluta certeza, não faz o melhor.
Admiro os grandes profissionais, os vencedores, sou viciado em esporte, todavia, quando ganham, imagino quanta dor aguentaram e suportarão até o fim da vida para chegar ali.
Então, para mim, as garotas canadenses e todos campeões podem beber e fumar na hora da festa.
Acho que a sociedade, não só o COI, está pedindo o exemplo no lugar errado.
Família, professores, bons amigos e algumas pessoas com quem a juventude tem contato direto são as referências construtivas.
As distantes não passam de utopias que o admirador deseja viver.
Não acredite em seres humanos perfeitos, no campeão que não bebe, fuma, nem consumiu drogas. Que nunca traiu a mulher, teve raiva ou foi injusto ao lidar com o semelhante.
Todos ídolos, antes de personagens, são pessoas, inclusive quando esquecem disto.
Como você, eu e outros próximos de nós.
Mercado e atletas definem
O dinheiro e os padrões sociais podem definir as regras comerciais. E, normalmente, as pessoas gostam bastante de grana.
Garanto que o esportista consumidor de substãncias nocivas à saúde tem mercado menor, pois afasta a maioria das empresas que desejam investir no esporte.
O atleta que comemorar como as canadenses sabe disso.
Contudo, faço questão de lembrar de algo primordial. O esportista profissional tem o direito de pagar o preço e viver da maneira que escolheu.
Ele sabe o que mais lhe apraz!
Fotos
As fotos abaixo são do slideshow do The Sun. Há outras, todavia as 2 escolhidas já bastam para você entender a celebração do time feminino de hóquei do Canadá.
Para acessar todo o conteúdo, o link da reportagem também está logo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário