Fonte: Diário do Nordeste
Na imensidão da arquibancada, do Castelão, torcedor solitário do Fortaleza sente o peso e a dor da queda do seu time de coração para a Terceira Divisão do Brasileiro
Foto: Natinho Rodrigues
Torcedor invade o campo mas protesta sem violência, sendo retirado pela PM, após gritar a sua mágoa
Foto: Rodrigo Carvalho
Descendo para os vestiários, Coutinho e Edson caminham em silêncio, amargando a dor sem palavras
Foto: Rodrigo Carvalho
Lúcio Bomfim, cabisbaixo, foi o primeiro a falar e pedir desculpas pelo vexame causado pelo time
Foto: Natinho Rodrigues
22/11/2009
Faltando uma rodada para encerrar a Série B do Brasileiro, Fortaleza não faz nem o dever de casa e cai para a 3ª Divisão
"Falar o quê? Agora é levantar a cabeça. É triste, é uma decepção para nós e para nossa torcida". A declaração foi do atacante Luiz Carlos após a derrota do Fortaleza por 2 a 1 para o São Caetano, no estádio Castelão, ontem, à tarde. O resultado concretizou a queda do time do Tricolor do Pici para a Série C do Brasileiro em 2010.
Artilheiro do Leão na Série B com 16 gols, Marcelo Nicácio, também se mostrou decepcionado com o desfecho do confronto ante o São Caetano. "A gente chegou para defender o Fortaleza na Série B e deixa o time na Série C, é triste". Mas Nicácio falou que sua intenção é permanecer no Tricolor do Pici para tentar a conquista do tetracampeonato no próximo ano, "mas isso dependerá de um acerto com o time do Atlético Mineiro", complementou o artilheiro.
Mas além da apatia e pouca criatividade dos jogadores do Fortaleza na partida de ontem, a sorte também foi madrasta com o tricampeão estadual, já que os seus rivais Brasiliense e América/RN também ganharam seus jogos e ficaram mais longe da queda para a C.
Jogo
Fortaleza e São Caetano fizeram um jogo movimentado na etapa inicial. Franco-atirador, o time do técnico Antônio Carlos foi quem começou assustando com o meia-atacante Xuxa logo aos 33seg. Depois, Luiz Carlos e Nicácio perderam chances para abrir o placar. E de novo Xuxa, aos 12min, mandou um chutaço na trave do goleiro Douglas. Nicácio, numa cabeçada, obrigou o goleiro Leandro a praticar boa defesa aos 23min. E Rogerinho, aos 30, e de novo Nicácio, aos 36, perderam as duas melhores chances de marcar e o primeiro tempo ficou no 0 a 0 .
No segundo tempo, o Fortaleza começou mais elétrico e fez 1 a 0 logo a 1min, com Coutinho. Mas a exemplo de partidas anteriores, o Tricolor não soube segurar o resultado e permitiu a virada do Azulão, com dois gols de Hugo aos 9 e 14min.
ARTILHEIRO
Nicácio: não merecíamos ter ficado na Série B
O artilheiro do Fortaleza na Série B do Campeonato Brasileiro, Marcelo Nicácio, foi o único jogador que saiu de campo aplaudido pela torcida tricolor. O fato de ter jogado contundido na reta final do campeonato, mostrando que queria contribuir, afora os gols marcados, criaram uma empatia grande com a torcida do Tricolor do Pici.
"Agradeço os aplausos, mas eu estou no mesmo barco dos outros jogadores. Saio triste do estádio Castelão, considerando o ano de 2009 como de derrota para a minha carreira. Mas não merecíamos permanecer na Série B", desabafou o atacante.
Nicácio procurou ser sincero nas entrevistas: "Nós colhemos o que plantamos no campeonato da Série B. A gente plantou mal e colheu mal. Cheguei e encontrei o Fortaleza na Segunda Divisão e o deixo na Terceira. Isso para mim é doloroso", completou o centroavante.
DESABAFO
Lúcio: vagabundos atrapalharam o time
O presidente do Fortaleza, Lúcio Bomfim, passou a semana se defrontando com cartazes contra sua administração nas ruas da cidade. Ontem, assistiu à derrota do seu time para o São Caetano no Castelão, debaixo de protestos de vários torcedores. No final, ele desabafou, afirmando que a falta de comprometimento de alguns atletas - não todos - atrapalharam a campanha do Leão na Série B.
"Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas à torcida do Fortaleza, por ter sido um dos responsáveis pela queda do time para a Terceira Divisão. Nós erramos muito ao longo da competição e chegamos ao final precisando de uma combinação de resultados que era muito difícil", começou falando o presidente do Tricolor do Pici.
O mandatário do Leão disse que os problemas começaram quando se encerraram as inscrições para novas contratações e aí o clube ficou à mercê do pessoal que não tinha o foco em manter o time na Série B.
"Sei que existem homens aqui dentro do nosso grupo que estão sentidos, por outro lado, existem também outros que não têm o mesmo comprometimento. A palavra é forte, mas há uns jogadores vagabundos aqui, que atrapalharam com o seu comportamento extra-campo". Para finalizar, Lúcio disse que permanece, para tentar reconduzir o time à Série B.
Ficha técnica
FORTALEZA 1
Douglas; Dedé (Wanderley, 44/2º T), Gilmak, Edson e Eusébio (Guto, 27/2º T); Leandro, Coutinho, Élton e Rogerinho (Bismarck, 45/2º T); Luiz Carlos e Marcelo Nicácio. Técnico: Roberto Fernandes.
SÃO CAETANO 2
Leandro Santos; Arthur, Douglas, Anderson e Bruno Recife; Toby (Jairo, 17/2ºT), Adriano, Cascata e Xuxa (Amoroso, 24/2º T); Romário e Hugo (Renato, 38/2ºT). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Campeonato: Série B do Campeonato Brasileiro.
Local: Estádio Castelão.
Data: 21 de novembro de 2009.
Árbitro: Antônio Santos Nunes
Assistentes: José Nilton da Costa e Francisco Pereira de Lima Júnior (trio do Piauí).
Cartões amarelos: Coutinho, Gilmak e Luiz Carlos (Fortaleza); Toby e Anderson (S. Caetano)
Renda: R$ 47.785,00.
Público: 5.791 pagantes.
Gols: Coutinho 1/2ºT e Hugo 9 e 14/2º T.
MOACIR FÉLIX
REPÓRTER
Nenhum comentário:
Postar um comentário