domingo, 27 de setembro de 2009

Com treinador novo, Fortaleza passa fácil pelo Campinense


Foto: Thiago Gaspar (arquivo) Atacante Luiz Carlos marcou o primeiro gol da vitória leonina

casa, o Fortaleza deu o primeiro passo para tentar reverter a péssima situação em que se encontra na Série B. O Tricolor venceu o Campinense por 3 a 0, impedindo assim que os adversários na luta contra o rebaixamento abrissem vantagem. Esta foi a primeira das quatro partidas em série que o Leão realizará em seus domínios.

Os donos da casa não encontraram dificuldades. Durante os 90 minutos, amplo domínio tricolor. O Campinense, que vem esboçando boa reação no returno, foi poucas vezes ao ataque e praticamente não ameaçou a meta leonina.

O jogo

O Fortaleza começou pressionando. Aos três minutos, Cristian arriscou de longe e Fabiano espalmou para o canto. Aos seis, Elton tabelou com Luiz Carlos e chutou forte, mas o goleiro defendeu bem, sem chance de rebote.

Aos 12, a pressão deu resultado. Marcelo Nicácio foi lançado, protegeu bem a bola e rolou para trás. Luiz Carlos só teve o trabalho de empurrar para as redes, fazendo 1 a 0.

Em rápido contra-ataque, Elton recebeu lançamento de Cristian e chutou forte, mas a bola passou rente a trave da equipe paraibana. Aos 27 minutos, o Leão amplia. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Gilmak subiu mais que a zaga e cabeceou para o gol, 2 a 0.

Aos 37 minutos, a primeira - e única - chance real de gol do Campinense. Após cruzamento da direita, Edmundo cabeceou forte e Douglas teve muito reflexo para espalmar para escanteio. Dois minutos depois, Nicácio recebeu lançamento e tocou na saída do goleiro. Fabiano, porém, conseguiu defender com os pés.

Aos 40 minutos, o tricolor ampliava novamente. Elton rolou para Cristian, que chutou forte, no ângulo, marcando o terceiro gol leonino. 3 a 0, placar da primeira etapa.

2º tempo

Logo no início, o volante Ticão contundiu-se e acabou substituído por João Leonardo. Aos sete, Nicácio também sentiu e acabou saindo do jogo. Saulo entrou em seu lugar, deslocando assim Elton para o ataque.

Já com boa vantagem no marcador, o Fortaleza passou a administrar o jogo. Aos 14 minutos, Elton levantou na área e Gilmak tocou sobre o gol de Fabiano. Aos 20 minutos, Dedé cruzou na medida para Luiz Carlos, mas o goleiro Fabiano desviou a bola do atacante leonino. Dois minutos depois, Saulo cobrou falta com perigo, assustando o goleiro do Campinense.

Aos 26 minutos, Roberto Fernandes faz a última substituição na equipe. Sai Luiz Carlos, para dar lugar a Wanderley. Três minutos depois, Leandro Camilo fez dura falta no atacante tricolor e acabou recebendo cartão vermelho. Aos 29, Wanderley recebeu na cara do gol, mas chutou em cima de Fabiano.

Dois minutos depois, em outro contra golpe, foi a vez de Cristian perdeu gol feito. O Fortaleza dominava amplamente a partida. Aos 36, o baixinho Elton arrancou, tabelou e recebeu na frente, mas chutou para fora. Aos 46, no último lance de perigo do jogo, Dedé recebeu na área e tocou no canto, mas Fabiano fez ótima defesa.

Ao final da partida, o meia Elton destacou o trabalho da equipe, que realizou em campo o que fora pedido pelo treinador. Elton lembrou ainda do lado motivacional da equipe, que melhorou bastante após conversas com Roberto Fernandes no período de concentração.

O resultado levou o tricolor aos 26 pontos, ultrapassando o ABC e deixando a última posição na classificação geral. No entanto, o alvinegro potiguar faz neste sábado o clássico local diante do também ameaçado América/RN. O Leão segue atrás do Campinense na tabela, já que, apesar do mesmo número de pontos, tem uma vitória a menos que os paraibanos.

Na próxima terça (29), o Fortaleza recebe o Ipatinga, novamente no Castelão.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 3 X 0 CAMPINENSE

Local: Castelão, em Fortaleza (CE).
Data/hora: 25/09/2009, às 21h (Brasília).
Árbitro: Rogério Lima da Rocha (SE).
Auxiliares: Ivaney Alves de Lima (SE) e Ailton Farias da Silva (SE).
Renda e público: 10.373 torcedores
Cartões amarelos: Gilmak, João Leonardo (FOR); Kléber (CAM)
Cartões vermelhos: Leandro Camilo (CAM)
Gols: Luiz Carlos, 12'/1ºT (1-0); Gilmak, 27'/1ºT (2-0); Cristian, 40'/1ºT (3-0).
Público pagante: 9.293
Renda: R$ 61.770,50

FORTALEZA: Douglas; Dedé, Gilmak, Edson e Eusébio; Leandro, Ticão (João Leonardo), Elton e Cristian; Marcelo Nicácio (Saulo) e Luiz Carlos.
Técnico: Roberto Fernandes.

CAMPINENSE: Fabiano; Thompson (Kléber, intervalo), Leandro Camilo, Nino e Marquinhos; Henrique, Neto Maranhão (Marcelinho, intervalo), Charles Wagner e Washington; Anderson Oliveira e Edmundo (Rodrigo Brôa) Técnico: Freitas Nascimento

Nenhum comentário: