sábado, 29 de agosto de 2009

Na despedida de Edno, Portuguesa derrota o Fortaleza e encerra jejum

Lusa faz 1 a 0, no Castelão, e sonha com o G-4. Tricolor segue na degola

GLOBOESPORTE.COM Fortaleza

Não há mal que não tenha fim. Após viver uma semana conturbada, quando teve o vestiário do Canindé invadido após a derrota para o Vila Nova, na última terça-feira, o time da Portuguesa entrou no gramado do Castelão e deu uma resposta aos críticos. Comandado novamente pelo técnico Vagner Benazzi, a equipe paulista derrotou o Fortaleza por 1 a 0, encerrou um jejum de seis jogos e voltou a sonhar com o G-4 da Série B, com 31 pontos, em sétimo. O gol da partida foi marcado por Anderson Pain. O Tricolor continua na zona de rebaixamento, em 18º, com 22.

Agência/Estado

Anderson Pain, ao centro, é abraçado por Edno e Zé Carlos. Lusa vence após seis jogos

Antes de a bola rolar, o atacante Edno anunciou que não vai mais vestir a camisa rubro-verde. Após o episódio da última rodada, ele decidiu deixar o clube e alega que não há mais clima para continuar. O futuro do atleta deve ser definido até a próxima terça-feira. Ele pode defender uma equipe da Série A ou se transferir para o futebol russo. A diretoria da Lusa anunciou que recebeu uma proposta daquele país.

No contra-ataque, visitante se dá bem

Os primeiros 15 minutos de partida foram de muito estudo e pouca ação. O Fortaleza tentou tomar a iniciativa, mas não mostrou criatividade e força. Cansada de esperar, a Portuguesa decidiu agir. Aos poucos, ganhou terreno e conseguiu abrir o placar. Aos 19, Anderson Pain recebeu belo passe na ponta esquerda e bateu cruzado: 1 a 0. Em vantagem, os paulistas voltaram a esperar o adversário. Nos contra-ataques, se mantiveram perigosos. Aos 25, o atacante Zé Carlos tentou. Ele bateu forte da entrada da área e obrigou Douglas a fazer boa defesa.

O lance acordou o Tricolor. Aos 31, Guto investiu em chute de longe, e Lúcio defendeu. Quatro minutos mais tarde, Saulo cobrou falta com perigo e categoria, mas só conseguiu tirar tinta do travessão. Era o indício de que a Lusa havia parado de jogar e se encolhido no campo de defesa. Aos 43, a melhor chance dos cearenses. Bismarck recebeu na área, limpou a marcação com categoria, mas o chute parou na zaga.

Fortaleza insiste, mas não o bastante

A etapa final foi marcada principalmente pelos chutes de longa distância. Os goleiros Lúcio, da Portuguesa, e Douglas, do Fortaleza, tiveram trabalho desde os primeiros minutos. Um duelo aberto, mas com poucas chances agudas. Assim como no primeiro tempo, o time da casa buscou mais o gol, enquanto os visitantes abusaram dos contra-ataques.

O Tricolor chegava principalmente com o atacante Marcelo Nicácio. Do lado paulista, o meia Preto, o atacante Kempes e o zagueiro Bruno Rodrigo foram os que mais assustaram. Os erros de passe prejudicaram muito o Fortaleza. Prova de que para permanecer na Série B a equipe terá de reforçar o grupo o quanto antes. Aos 45, Preto por pouco não ampliou para a Lusa. Em chute de muito longe, a bola passou pertinho da meta de Douglas.

Campeonato Brasileiro da Série B de 2009 - 21ª rodada
Ficha Técnica
Fortaleza/CE 0 x 1 Portuguesa/SP
Data: Sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Local: Estádio Castelão, em Fortaleza/CE
Horário: 21h
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento/AL
Assistente Nº 01: Pedro Jorge Santos de Araújo/AL
Assistente Nº 02: Julian Firmino dos Santos/AL
4º árbitro: José Cleuton Souza Lima/CE
Observador: Manoel de Aguiar Silva/CE
Fortaleza/CE
Douglas; Dedé, Gilmak, Edson e Guto; Júlio (Bismark), Coutinho, Kiko (Ticão) e Saulo (Wanderley); Marcelo Nicácio e Rogerinho.
Técnico: Márcio Fernandes
Portuguesa/SP
Lúcio; Ediglê, Bruno Rodrigo e Thiago Gomes; César Prates, Acleisson (Ygor), Preto, Marco Antônio e Anderson Paim; Zé Carlos (Kempes) e Edno (Héverton).
Técnico: Vágner Benazzi
Cartões Amarelos: Rogerinho e Saulo (Fortaleza/CE); Edno e Ygor (Portuguesa/SP)
Cartões Vermelhos: Não ocorreram
Gol: Anderson Paim 19/1T (Portuguesa/SP)
Renda: R$ 49.243,00
Público Pagante: 5.473 pagantes
Público Total: 6.235 pessoas

Nenhum comentário: