domingo, 24 de maio de 2009

Jenson Button passeia e vence o Grande Prêmio de Mônaco

clip_image001

Desde a largada, Button dominou nas ruas do Principado (Crédito: EFE)

FONTE: LANCEPRESS!

Com quinta vitória no ano, inglês abre 16 pontos para Rubens Barrichello, o segundo. Felipe Massa é quarto

Jenson Button deu mais um grande passo na sua caminhada rumo ao título mundial de Fórmula 1 deste ano ao vencer neste domingo o Grande Prêmio de Mônaco. Com mais uma atuação impecável, o piloto da Brawn dominou a corrida desde o início e acabou à frente do companheiro de equipe Rubens Barrichello, que terminou mais uma vez na segunda posição. Com este resultado, o inglês ampliou a liderança no Mundial com 51 pontos, 16 a mais do que o brasileiro.

A Ferrari terminou com seus dois carros na zona de pontuação pela primeira vez no ano, com Kimi Raikkonen em terceiro e Felipe Massa em quarto. Também marcaram pontos Mark Webber (Red Bull), em quinto, Nico Rosberg (Williams), em sexto, Fernando Alonso (Renault), em sétimo, e Sebastien Bourdais (Toro Rosso), em oitavo. Nelsinho Piquet, da Renault, abandonou após ser atropelado por Sebastien Buemi na freada para a curva St.Devote.

A CORRIDA

Partindo da pole, Button manteve a liderança na largada, enquanto Barrichello saiu muito bem e passou Raikkonen. As demais posições foram mantidas, com Sebastian Vettel, Massa, Rosberg, Heikki Kovalainen e Webber completando o grupo dos oito primeiros.

Logo nas primeiras voltas, Vettel começou a perder rendimento por problemas com seus pneus macios e formou um trem de vários carros atrás dele. Na sétima passagem, Massa tentou passar Vettel, mas cortou a chicane e teve de ceder de volta a posição. Rosberg aproveitou e passou o brasileiro.

Quem também sofreu com os pneus macios no início foi Barrichello, que não conseguiu acompanhar o ritmo de Button e ainda passou a ser pressionado por Raikkonen, que tinha pneus duros. Vettel parou nos boxes logo na 11ª volta e Massa e Rosberg começaram a descontar a diferença para Barrichello e Raikkonen.

Depois do início movimentado, a corrida passou a ser monótona, com as posições sendo decididas nas estratégias de pit stops. Foi assim, por exemplo, que Massa ganhou a posição de Rosberg, na primeira rodada de reabastecimentos. Da mesma forma, Webber ultrapassou Rosberg e Kovalainen.

Além disso, ao contrário de outros anos, o safety car não fez nenhuma intervenção, o que ajudou a espalhar os carros pela pista. A corrida só teve três acidentes, de Sebastien Buemi e Nelsinho Piquet, na 11ª volta, de Vettel, na 17ª, e de Kovalainen, na 53ª, sendo que nenhum deles foi grave.

Com Button disparado na frente, a única briga mais acirrada foi pelo segundo lugar, com Barrichello pressionado por Raikkonen e Massa, fazendo seguidas vezes a melhor volta da prova, encostando nos dois. Porém, Barrichello, aos poucos, se livrou do assédio do finlandês e garantiu o segundo lugar.

Já Massa, que andava mais rápido do que Raikkonen, poderia tê-lo superado após a segunda rodada de reabastecimentos, pois pararia depois e teria um carro mais leve por algumas voltas. Porém, Felipe ficou preso justamente nessas voltas atrás de Button, que havia voltado de sua segunda parada.

Kimi conseguiu recuperar o terceiro lugar após a última parada de Massa, que, apesar de ter encostado no companheiro de equipe nas voltas finais, não teve como tentar a ultrapassagem e conquistar o primeiro pódio da Ferrari no ano, que acabou ficando com o Homem de Gelo.

Enquanto isso, na frente, os dois carros da Brawn passaram a administrar a dobradinha, com Button ligeiramente mais lento do que Barrichello, mas sempre com mais de dez segundos de vantagem. Sem dificuldades, o inglês coroou mais uma atuação perfeita com a sexta vitória na carreira.

A próxima corrida será daqui a duas semanas, na Turquia.

Nenhum comentário: