REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A polêmica em torno da campanha publicitária que o atacante Ronaldo fez para a cerveja Brahma ganhou novo capítulo nesta quinta-feira. O Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária (Conar) anunciou a suspensão por tempo indeterminado da primeira versão do anúncio.
A decisão foi tomada após dois dias de trabalho da 6ª e da 7ª câmaras de conselho de ética do Conar. O veto é referente à primeira versão do comercial, que a Brahma decidiu tirar do ar por conta própria ainda em abril.
O argumento para a proibição é que Ronaldo é uma figura de grande impacto entre os jovens, que sofreriam de influência negativa pela peça. No comercial, o jogador dizia ser "brahmeiro" e bebia cerveja.
Responsável pela ação no Conar, a Nova Schin, concorrente direta da Brahma, ainda disse em sua denúncia que o comercial atrelava o sucesso esportivo de Ronaldo ao consumo da cerveja.
Depois de grande polêmica sobre a participação de um jogador de futebol em uma campanha de bebida alcoólica e o limite de publicidades desse segmento vinculadas ao esporte, a Brahma modificou a peça. Na segunda versão, que foi ao ar ainda em abril, Ronaldo trocava o texto por "guerreiro" e não ingeria o líquido.
Ronaldo é patrocinado pela Brahma desde 1994, quando ele tinha 17 anos e foi campeão mundial com a seleção brasileira.
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