Mano Menezes lança site oficial e ingressa na rede social Twitter; grande repercussão impressiona técnico
Equipe Universidade do Futebol
O mundo do esporte já vê com normalidade o fenômeno. Mas o Brasil não tinha, pelo menos oficialmente e com tanta e repentina repercussão, um exemplar de alguém vinculado a uma modalidade popular ingressar na rede social Twitter. Pois Mano Menezes deu o pontapé inicial.
Na última quinta-feira, o treinador corintiano estreou no microblog, em ação complementar ao lançamento de seu site oficial
“O técnico de futebol Mano Menezes está lançando uma novidade para aproximar o seu dia-a-dia e a sua história de todos aqueles que de uma forma ou de outra estão sempre em busca de informações sobre futebol e o meio esportivo. Trata-se do site www.manomenezes.com.br, que chega com o objetivo de ser muito mais do que apenas um documento estático para consulta”, informa chamada no endereço eletrônico do comandante alvinegro, que está concentrado com a equipe para o duelo deste domingo, contra o São Paulo, pelas semifinais do Campeonato Paulista.
É verdade que Fred, atacante do Fluminense, possui a sua página própria, além de um Twitter próprio. Mas são poucos os seguidores (pouco mais de 150) e as atualizações também não são constantes. Diferentemente de Mano.
Após ir ao ar, jornais televisivos e grandes portais avisaram do novo projeto do treinador, que busca fornecer um serviço oficial de informações sobre o trabalho diário e ainda manter os internautas atualizados com notícias sobre Corinthians e o futebol em geral – proposta mais abrangente no site, claro.
“Bom dia para 1.462 pessoas!!! Um jeito interessante de começar o dia”, impressionou-se Mano, em post na manhã da última sexta. Ao fim dela, apresentou os dados: cerca de 100 adesões por hora ao perfil, que, neste sábado, já ultrapassou a barreira dos 3.500 seguidores (http://twitter.com/manomenezes).
Nos Estados Unidos, por exemplo, a febre é grande e tornou-se um verdadeiro canal de comunicação direto entre ídolos e fãs. Muitas vezes, notícias em primeira mão chegam aos usuários do site muito mais rápido por ali do que por qualquer outro meio – o Twitter permite textos de até 140 caracteres, o que confere esse sentido de imediatismo.
Um exemplo é o ala do Milwaukee Bucks, Charlie Villanueva. O jogador ganhou relevância depois de, no intervalo de uma partida da NBA, a liga profissional norte-americana de basquete, twittar em seu espaço.
“No vestiário, escondido para postar. Contra os Celtics, jogo empatado, no intervalo. Técnico quer firmeza. Preciso melhorar”, resumiu, antes de levar uma bronca.
Dentre os mais famosos, o pivô Shaquille O'Neal, do Phoenix Suns, é principal “twitteiro”. Ele possui mais de 600 mil pessoas que acompanham oficialmente as publicações. Durante o dia, são dezenas de atualizações, além de realizar promoções do tipo gincana, em tempo real, com distribuição de prêmios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário