domingo, 22 de março de 2009

TV, marketing e patrocínios estabelecem lucro de US$ 184 milhões à Fifa

No último ano, entidade-mor do futebol ainda anunciou verba referente a controle de ações

Equipe Universidade do Futebol

Se a crise econômica mundial e a consequente retração do mercado afetam algumas agremiações, tais empecilhos, pelo menos ainda, não chegaram ao órgão-máximo do futebol. A Fifa anunciou os resultados do balanço financeiro de 2008 e, mais uma vez, com lucro.

O superávit da temporada atingiu a casa dos US$ 184 milhões, de uma renda total de US$ 957 milhões. A parte majoritária desse valor (94 %) esteve diretamente ligada aos seguintes fatores: negociação dos direitos de marketing, direitos de transmissão pela televisão e direitos de patrocínio de eventos organizados pela Fifa, como a Copa do Mundo.

O cofre da entidade, agora, com a conversão de moedas estrangeiras, possui um montante da ordem de US$ 902 milhões. O controle das ações da Fifa também renderam benefícios diretos: US$ 16 milhões.

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