Fonte: Hilton Mattos, Jornal do Brasil
RIO - A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Fferj) aposta numa arbitragem de excelência em 2009. Para o Campeonato Carioca, a principal novidade será a presença de um técnico de arbitragem. Trata-se de um projeto idealizado pelo presidente da Comissão de Arbitragem do Rio, Sérgio Rabello, na tentativa de se diminuir os erros durante os jogos.
Durante toda a competição, haverá, a cada rodada, quatro jogos (provavelmente envolvendo os quatro grandes clubes) supervisionados por estes profissionais. Eles terão a missão de levar ao conhecimentos do juiz e e dos auxiliares escalados para aquela partida um levantamento minucioso sobre comportamento coletivo e individual de cada equipe, além de informações táticas.
O objetivo é coibir a pressão sobre os árbitros e, ao mesmo tempo, instruí-los sobre como se movimentar acompanhando a bola dentro das características de jogo de cada equipe.
Duas horas antes de a bola rolar, o técnico de arbitragem fará uma espécie de preleção ao trio do jogo. No intervalo, novas orientações no vestiário. No fim, será feito um relatório ao presidente da Comissão e, pelo histórico do árbitro ao longo do campeonato, ganhará ou perderá prestígio.
– Nosso objetivo é levar o maior número de informações para o juiz e seus auxiliares. Queremos deixá-lo a par de tudo o que possa acontecer durante a partida. Tecnicamente e com informações sobre a forma de jogar das equipes – disse Sérgio Rabello, um dos técnicos de arbitragem. Os outros são José Carlos Santiago (vice-presidente da Comissão de Arbitragem), Sérgio Cristiano, Sérgio Santos e João José Loureiro - estes três instrutores da CBF e da Fifa.
– Queremos opinião de jornalistas, técnicos e atletas sobre a novidade. Filmaremos tudo e criaremos um documento para a Fifa. Quem sabe não criamos um fato novo – concluiu Rabello.
Nenhum comentário:
Postar um comentário