Santo André bate o Fortaleza
Atacante Pedro Henrique, do Fortaleza, disputa a bola de cabeça com o lateral-direito Alexandre, do Santo André, em partida válida pela 34ªrodada da Série B (Foto: Ricardo Matsukawa/Futura Press)
A escalação confusa do Fortaleza fez o time queimar substituições e uma possível reação no 2ºtempo não aconteceu
Santo André. Mesmo treinando durante quase uma semana em São Paulo, o Fortaleza não resistiu ao melhor futebol do Santo André e ontem perdeu por 3x0, no estádio Bruno José Daniel. O Santo André vinha de duas derrotas e o Leão do Pici, há cinco jogos sem vitória, permanece na zona de rebaixamento na 34ªrodada da Série B do Brasileiro.
O jogo começou com muita movimentação. O Santo André tinha pressa em se aproximar da área do Fortaleza, ao passo que este procurava fazer a marcação desde a saída de bola, com Rodrigo recuando para acompanhar a passagem dos meias e volantes. Os zagueiros tricolores não tinham receio de dar chutões, evitando uma perda de bola desnecessária. O Santo André, quando percebeu que a marcação estava cerrada arriscou chutar de longe e o fez aos 7 minutos, num chute de Elton, que ia no ângulo, mas Tiago Cardoso espalmou.
Até os primeiros 15 minutos, o Tricolor não conseguiu realizar nenhuma jogada ofensiva, nem encaixar nenhum contra-ataque perigoso. Em contrapartida, o Ramalhão tinha o domínio do jogo e esteve perto de marcar aos 16 minutos, numa cabeçada à queima-roupa de Willians, que Tiago defendeu, no reflexo e evitou o gol. O Tricolor cearense deu um tímido chute a gol aos 17 minutos, quando Raul puxou o contra-golpe e quis resolver sozinho, chutando fraco, para fora.
O Leão não conseguia segurar a bola na frente e a todo instante o técnico Heriberto da Cunha gritava na borda do campo para que Rodrigo e Pedro Henrique retivessem a bola no ataque, mas em vão. Se as coisas já estavam complicadas, o volante Thiago Almeida colaborou para piorar, aos ser expulso aos 31 minutos, por reclamação ao árbitro. Vale salientar que ele sofreu falta não marcada e acabou perdendo a cabeça, já tendo cartão.
Com um a mais, o Santo André manteve o ritmo. Aos 37 minutos, Fernando chutou de longe, Tiago espalmou para a esquerda de sua trave, Mixirica pegou a sobra e cruzou, para a complementação rasteira de Jéfferson, que fez 1x0. O gol fez justiça à equipe da casa, que ainda teve chances de ampliar o placar aos 41 minutos com Marcelinho cobrando falta, aos 42 com Jéfferson e aos 44 com Arthur, ambos chutando de longe. O Fortaleza foi para o intervalo, tendo perdido um jogador e queimado uma substituição, com a retirada de Rodrigo para a entrada de Zé Eduardo. No início do segundo tempo, o Leão voltou melhor, com arrancadas de Zé Eduardo e Osvaldo. Os dois deram trabalho à defesa do Ramalhão, que apelou para as faltas. Aos 25 minutos, Jéfferson fez fila na defesa do Leão, entrou na área e chutou, ampliando para 2x0. Mas, aos 27, Osvaldo sofreu pênalti, que ele próprio cobrou e perdeu. De pênalti, Marcelinho Carioca fechou o placar em 3x0.
OUTROS RESULTADOS
CRB 1x1 Avaí
Criciúma 0x2 Corinthians
FICHA TÉCNICA
Santo André 3
Neneca; Alexandre, Douglas, Cesinha e Arthur; Fernando, Willians (Juninho), Jéfferson e Marcelinho Carioca; Márcio Mixirica (Osni) e Elton (Chiquinho). Técnico: Sérgio Soares.
Fortaleza 0
Tiago Cardoso; Gaúcho, Juninho e Preto; Flávio Medina, Berg (Adailton), Erandir, Thiago Almeida e Raul; Pedro Henrique (Osvaldo) e Rodrigo (Zé Eduardo). Técnico: Heriberto da Cunha.
Competição - Campeonato Brasileiro - Série B. Estadio - Bruno José Daniel. Data - 8 de novembro de 2008. - . Árbitro - Renato Cardoso da Conceição. Assistentes - Jair Albano Félix e Rodrigo Otávio Baeta (Trio de Minas Gerais). Renda - R$ 13.983,00. Público - 5.007 pagantes. Gols - Jéfferson, aos 37min do 1ºtempo e aos 25 do 2º . Marcelinho Carioca, aos 41min. no 2º tempo. Cartões amarelos - Douglas, Cesinha, Arthur, Willians, Marcelinho, Gaúcho, Juninho e Raul. Cartão vermelho - Thiago Almeida.
BRASILEIRO - SÉRIE B
Classificação
Clubes PG J V
1º Corinthians 76 34 22
2º Avaí 63 34 17
3º S. André 58 34 16
4º Vila Nova 55 34 16
5º Barueri 54 33 17
6º Bragantino 53 34 15
7º Juventude 52 34 15
8º Ponte Preta 51 34 15
9º São Caetano 50 34 13
10º Ceará 46 34 11
11º Bahia 45 34 12
12º Brasiliense 43 34 12
13º Paraná 40 34 11
14º ABC 40 33 10
15º Marília 40 34 10
16º América 39 34 10
17º Criciúma 36 34 10
18º Fortaleza 36 34 9
19º Gama 34 34 9
20º CRB 21 34 4
Ceará rumo a São Paulo
Dimas Filgueiras Filho comanda diariamente os treinamentos da garotada do Sub-18 com o mesmo entusiasmo de um iniciante (Foto: João Luís)
Atacante França quer se destacar na Copa São Paulo para ganhar oportunidade entre os profissionais (Foto: Kiko Silva)
O Ceará montou uma estrutura jamais vista em Porangabuçu para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior
O Ceará disputará a 40ª Copa São Paulo de Futebol Júnior no início de 2009 sob o comando de uma legenda alvinegra: Dimas Filgueiras Filho, o maior detentor de títulos do futebol cearense foi convocado para alavancar o nome do clube em termos de categorias de base. Diariamente, sol a pino, o ´soldado´ de Porangabuçu comanda a garotada.
´Estava como coordenador técnico do time principal. O Ceará, no entanto, optou por desfazer o acordo de terceirização das categorias de base. Fui convidado pela diretoria a assumir de imediato a função de treinador. Como soldado do clube, aceitei com todo orgulho´, conta Dimas.
Para o experiente treinador, ´se um dia fosse presidente do Ceará, contrataria o melhor em termos de comissão técnica para trabalhar com os jogadores da base. Só assim o Ceará se tornará auto-suficiente e não precisará contratar mais de 60 atletas a cada temporada. Creio que, com a administração do Evandro, esse período está chegando ao fim´.
Como técnico de base, função que já havia assumido em outras ocasiões, Dimas já faturou duas competições, o Sub-12 e o Sub-16. ´Estamos trabalhando com o objetivo de ganharmos também o Sub-18 antes de embarcarmos para São Paulo´, avisa Filgueiras.
Grupo bom
Em relação à garotada que vai à São Paulo, Dimas garante que existem atletas de qualidade. Ele cita, dentre outros, os atacantes França e Thiago, o volante Gilberto e o zagueiro Tiago. Outra aposta sua é o atacante Paulinho, que se destacou no Sub-16.
Para não fazer feio na competição, Dimas enfatiza que tem chamado o grupo à responsabilidade e cobrado dos atletas como se eles já fossem profissionais. ´Tem que ser assim. Eles treinam nos dois expedientes, fazem academia e têm a mesma rotina dos profissionais. A questão contratual também é importante. Todos têm vínculo com o Ceará´.
Para se ter uma idéia da forma com que o Ceará está encarando sua participação na Copinha, o clube vem recebendo informações de dois dos seus adversários, o Rio Claro e o São Paulo, que estão disputando Campeonato Paulista Sub-17 com atletas que serão a base das equipes que utilizarão na competição em janeiro.
´Temos muitos amigos em São Paulo que estão passando informações para a gente sobre essas equipes. É uma forma de irmos nos familiarizando com os futuros adversários´, explica Dimas Filgueiras, para quem, hoje em dia, nenhum time enfrenta um adversário sem conhecê-lo pelos menos um pouco. Outro detalhe importante já definido por Dimas é o esquema de jogo da equipe.
´Pelas características dos nossos jogadores, vamos jogar mesmo no sistema mais convencional , o 4-4-2. Eventualmente, podemos adotar alguma modificação no decorrer das partidas´, afirma Dimas.
Em relação aos 25 atletas que serão convocados, ele prefere manter o segredo, ´até mesmo para não desmotivar ninguém. Somente no dia-limite a gente faz a escolha. Até lá, todos têm chance. Essa expectativa serve para motivar os atletas. Ninguém quer ficar de fora de uma festa como essa´.
Apoio irrestrito
Outro fato ressaltado por Dimas é o apoio irrestrito que vem sendo dado por Evandro Leitão, presidente do clube. ´Ele acompanha de perto todas as nossas atividades. Talvez pela primeira vez na história do Ceará um dirigente tenha dado tanta importância às categorias de base. Os frutos já estão sendo colhidos por sua administração, pois já conseguimos ganhar duas competições´.
Incentivo
Dimas Filgueiras convoca a torcida do Ceará no sentido de que a mesma acompanhe os jogos do Vovozinho pelo Sub-18. ´É um apoio que será muito importante para a garotada´.
FIQUE POR DENTRO
A Copinha já revelou muitos craques para a Canarinho
A Copa São Paulo de Futebol Júnior (ou Copa São Paulo de Juniores, como também é conhecida), é o principal torneio da categoria no Brasil. É organizada pela Federação Paulista de Futebol. Disputada desde 1969, acontece sempre no início do ano, de modo que a final seja disputada no aniversário da cidade de São Paulo (25 de Janeiro). As duas primeiras edições foram disputadas apenas por clubes do Estado de São Paulo, mas a partir de 1971 a competição passou a receber clubes de todo o Brasil. Desde então, a Copinha, apelido dado a competição, é um torneio muito observado por imprensa, torcida, empresários e clubes, uma vez que é considerada a principal oportunidade para se descobrir futuros craques do futebol brasileiro. Diversos jogadores que se destacaram na Seleção Canarinho e no cenário esportivo mundial já passaram pela competição. Em relação ao Ceará, por mais incrível que possa parecer, ninguém no clube sabe informar ao certo em que edições o Vovô participou. Conforme Mazinho Patrão, a própria organização da Copinha não dispõe dessa informação.
BOA ESTRUTURA
Mazinho Patrão diz que diretoria está dando todo apoio ao time
O Ceará promete apresentar cara de gente grande na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro próximo. O Alvinegro está na fase de preparação, enquanto disputa o Campeonato Cearense Sub-18. Conforme o coordenador das categorias de base do Vovozinho, Mazinho Patrão, o time não pretende ser um mero coadjuvante na competição. A delegação alvinegra já tem data de embarque para a capital paulista: 02/01/09. Pela primeira vez, a garotada do Ceará segue de avião para uma disputa.
Para montar a equipe que vai para a Copa São Paulo, o Alvinegro fechou várias parcerias, com clubes amadores do Estado, como Ferroviário, Santa Cruz, União e Icasa, que cederam alguns jogadores. A diretoria se resguardou para evitar dissabores, caso algum atleta se destaque. ´Os 25 jogadores que viajarão têm os direitos federativos ligados ao Ceará´.
Peneirada
Ainda não fechamos o grupo, haja vista que temos 47 inscritos, dos quais selecionaremos os 25. A data limite é três de dezembro´, explica Mazinho. Ele acrescenta que, afora o pessoal recrutado de outras agremiações, durante um período de 15 dias, foram realizadas peneiradas, nas quais se apresentaram diariamente de 80 jogadores.
Todo apoio
O presidente Evandro Leitão, que vem dando todo o apoio à iniciativa, destinou uma verba mensal de R$ 25 mil para o Sub-18. ´Com esse dinheiro pagamos os salários, ajuda de custa e ainda adquirimos alimentação, suplementação alimentar, medicamentos e aluguel de ônibus, dentre outras despesas. Além disso, toda a estrutura do time profissional está à disposição da equipe, como academia, caixa de areia, vestiários e o campo de jogo do Estádio Carlos de Alencar Pinto´, acrescenta Mazinho.
JOGADOR EXPERIENTE
Atacante França é um dos destaques
Uma das esperanças do Ceará na 40ª Copa São Paulo de Futebol Júnior é o atacante Tiago França Lino Alves, nascido em 31/07/90. Apesar da tenra idade, o atleta já tem bastante experiência no futebol, haja vista que desde os sete anos está ´na estrada´. França já atuou durante três anos nas categorias de base do Santos, onde foi comandado por Márcio Fernandes, atual técnico do time principal. Foi vice-campeão paulista pelo Sub-15 santista e artilheiro da equipe com 12 gols.
França é natural de Passira/PE. Aos sete anos, foi morar em São Paulo com uma tia chamada Ana. Jogava por times amadores até que participou de um amistoso contra o Santos, ocasião em que marcou três gols. A grande atuação fez com que ex-craques que atuaram ao lado de Pelé como Lima e Zito o levassem para a Vila Belmiro. Ainda no Peixe, treinou duas vezes no time profissional (entre os reservas) com o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Satisfeito
Por divergências entre o seu procurador e o time paulista, deixou a Vila Belmiro e se transferiu para o Ceará. Logo na chegada, participou de um amistoso contra o Tiradentes, na categoria profissional, e anotou um dos gols da vitória do Vozão por 2x0, o outro, foi de Vavá. ´Estou bastante satisfeito aqui. Fui muito bem recebido, onde tenho toda a assistência possível. Moro no alojamento do clube, onde a alimentação é das melhores. Por isso mesmo, minha meta é ser aproveitado no time principal em 2009´.
Semelhança
O jovem França tem um estilo de jogo que — guardadas as devidas proporções — se assemelha muito ao ex-atacante baiano Osmar, que se tornou ídolo do Ceará e do Fortaleza na década de 90 do século passado. É o que se convencionou chamar no futebol de ´jogador liso´, aquele que os zagueiros têm dificuldade de marcar, pois consegue se livrar facilmente e impõe grande correria. No atual campeonato Sub-18, França anotou três gols em igual número de jogos.
FERNANDO MAIA (Diário do Nordeste)
Repórter
----------------------------------------------------------------------------
Barcelona quer combater racismo desde o contrato dos atletas
A equipe espanhola pretende inserir cláusulas anti-racistas nos acordos firmados com os jogadores
Equipe Cidade do Futebol
Na última quinta-feira (6), Joan Laporta, presidente do Barcelona, afirmou que o
clube pretende entrar na luta em combate ao racismo dentro do futebol. Para isso, o dirigente disse que irá introduzir cláusulas relacionadas à questão nos próximos contratos dos jogadores.
Uma das principais intenções da agremiação catalã é a de combater um tipo específico de racismo que tem crescido bastante nos últimos anos, em alguns países europeus: a xenofobia.
A iniciativa do Barcelona, porém, não foi uma idéia que surgiu dentro do clube. A medida é parte das recomendações construídas por uma comissão de jovens convocada pela Coalizão de Cidade Européias para que fossem debatidas soluções concretas de combate ao racismo.
Apesar das pretensões do clube catalão serem as melhores possíveis a favor da causa, antes de inserir as cláusulas referentes ao movimento que luta contra ações racistas, o Barcelona irá consultar a Uefa, entidade que comanda o futebol europeu.
"Estamos aqui para dar voz aos jovens, que têm muito para nos ensinar na luta contra o racismo", disse Laporta, que também esteve presente na comissão de jovens, em companhia do ex-jogador do Barcelona, Lilian Thuram.
Outras medidas para o combate ao racismo foram apresentadas pelo Parlamento Europeu. Entre elas estão a criação de prêmios para os clubes menos racistas, a difusão de mensagens de tolerância e respeito nos uniformes das equipes e punições a comportamentos xenófobos tanto dentro como fora dos estádios.
----------------------------------------------------------------------------
Passes corretos são trunfos dos líderes
Times que disputam a liderança do Brasileirão têm em comum a qualidade e a quantidade de passes dados
Equipe Cidade do Futebol
Manter a bola nos pés e tocá-la corretamente é uma das virtudes dos clubes que estão na disputa pela primeira colocação da tabela do Campeonato Brasileiro 2008. O único entre aqueles que ainda sonham com a conquista do torneio que não se encaixa na qualidade de bom passador é o Grêmio.
Palmeiras, São Paulo, Cruzeiro e Flamengo têm média de acerto de passes e trocas de bola maiores do que a competição como um todo. A média de acerto do grupo é de 83,2%, quase três pontos percentuais acima da média geral do Brasileiro.
Os quatro clubes bons de passes também possuem uma média de 293,5 trocas de bola por confronto, ou seja, 28,3 a mais do que aquilo que é registrado pelo torneio.
Ainda que o objetivo do jogo de futebol seja o gol, a bola na rede, realizar bons passes e manter a posse de bola pode ser um trunfo importante em um torneio em que o equilíbrio entre os times é muito grande, como no Campeonato Brasileiro deste ano.
Prova disso é que Atlético-PR, Figueirense, Ipatinga e Vasco da Gama, que seriam rebaixados, caso a competição terminasse hoje, não estão os 10 melhores no aproveitamento e nem na quantidade de passes trocados.
----------------------------------------------------------------------------
Espírito Santo cria banco de dados para “maus torcedores”
Aqueles que arrumarem confusão, assinarão um documento e poderão ser proibidos de ingressar em novos eventos
Equipe Cidade do Futebol
O controle sobre o comportamento das torcidas dentro e nos arredores dos estádios de futebol é uma preocupação cada vez mais freqüente de clubes e autoridades relacionadas com a questão, o que já gerou diversas ações de prevenção a incidentes desagradáveis como brigas, por exemplo.
A proibição da venda de bebidas alcoólicas é apenas uma das cláusulas do Termo de Ajuste de Conduta. Entre as principais obrigações dos clubes do estado do Espírito Santo, a partir da última sexta-feira (7), está a instauração de comissões de vistorias para os estádios, com prazos de melhorias fixados.
Outra requisição será a venda de ingressos de acordo com a capacidade do estádio para torcedores sentados e com parte da carga total de entradas sendo vendida também pela internet.
Uma medida que também deve ajudar no combate às confusões dentro das arenas capixabas será a criação de um banco de dados para o cadastro dos chamados “maus torcedores”.
Quem arrumar confusão em estádios do Espírito Santo terá que assinar um boletim de ocorrência ou um termo circunstanciado e será incluso nesse banco de dados, sendo possivelmente julgado e proibido de ingressar em novos eventos.
----------------------------------------------------------------------------
Melhor que Ceni, cruzeirense Fábio revela trabalho para ser líder em reposição de bola
Camisa 1 do clube mineiro aponta tendência do futebol mundial e mira auxílio ao setor defensivo com posicionamento
Equipe Cidade do Futebol
Se Rogério Ceni destoa por conta de sua liderança e de sua capacidade de trabalho com os pés, seja na cobrança de pênaltis e de falta, seja na ligação de contra-ataques, por intermédio de lançamentos longos, Fábio quer seguir a mesma linha. E, pelo menos até este momento do Campeonato Brasileiro, supera o rival de meta são-paulino.
O goleiro do Cruzeiro é o melhor em reposição de bola nesta edição da Série A do Nacional, com 71% de aproveitamento nesse quesito – os levantamentos são do Datafolha. Em média, por partida, Fábio recebe 4,2 bolas recuadas por jogo.
O número o iguala aos feitos pela defesa do Vitória ao colombiano Viáfara, e é superado pelo do próprio clube do Morumbi, com Ceni, que recebe, em média, 8,1 passes por duelo. A diferença é que o ídolo tricolor tem acerto de reposição inferior ao do time mineiro: 71% contra 68,5% do são-paulino.
“O futebol mundial, principalmente na Europa, mostra muitos goleiros trabalhando com bolas recuadas, e a gente tenta trabalhar o máximo com o preparador de goleiros”, revela Fábio.
“Estou sempre buscando o posicionamento, quando tem a opção de fazer a cobertura, sempre jogo um pouco adiantado, é característica. Isso ajuda o zagueiro na marcação”, completa o arqueiro, ressaltando a confiança que tem depositado pelos companheiros de time.
----------------------------------------------------------------------------
Inter presenteia 2 mil sócios no domingo
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Partida de pouco apelado para o clube, Internacional e Ipatinga, domingo às 19h10, contará com uma iniciativa para atrair maior público ao Beira-Rio. Já sem perspectivas no Campeonato Brasileiro, o clube gaúcho recebe o lanterna da competição, mas presenteará 2 mil sócios para torcer gratuitamente.
Em um sorteio proporcional por região, o clube sorteou 2 mil sócios que estão com os pagamentos em dia para ir, sem custos, ao Beira-Rio neste domingo. A relação dos colorados premiados está no site oficial do Internacional.
Atualmente, o Internacional tem a maior quantidade de sócios entre os clubes brasileiros - aproximadamente 76 mil. Para o ano do centenário, o clube projeta chegar aos 100 mil cadastrados. Segundo a CBF, a média de público colorada no Campeonato Brasileiro é de 21.274, quinto melhor índice da competição.
----------------------------------------------------------------------------
Futebol da Bolívia pode perder sede
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
As autoridades fiscais da Bolívia ordenaram o leilão da principal sede da Federação Boliviana de Futebol, que fica localizada na cidade de Cochabamba. O pedido ocorreu em função de uma dívida estimada em US$ 3 milhões, segundo a agência "EFE".
A entidade máxima do futebol boliviano declarou não ter como pagar a dívida e, com isso, o leilão deverá acontecer no próximo dia 14.
A dívida nasceu ainda em 1994, nas vendas de ingressos para a Copa do Mundo dos Estados Unidos. Quase US$ 1 milhão é referente a impostos de transmissão das Eliminatórias para o Mundial.
Para evitar o leilão, a entidade pediu ajuda ao presidente boliviano, Evo Morales, mas segundo o gerente-geral da federação, Alberto Lozada, a colaboração não foi aceita.
"Desde que Evo Morales assumiu a presidência, o futebol solicitou outros prazos para cumprir seus compromissos, mas o Ministério da Fazenda rejeitou todas as iniciativas", afirmou Lozada em entrevista ao jornal "La Prensa".
Há quatro anos, a federação tentou acordos com o ex-presidente boliviano Carlos Mesa. Na ocasião, o governante perdoou cerca de US$ 1 milhão da dívida.
Em abril de 2008, Wálter Castedo, presidente da entidade, chegou a prometer que pagaria U$ 20 mil em 15 anos para sanar a dívida, mas isso não foi cumprido.
Os interessados em adquirir o prédio da sede da federação boliviana de futebol terão de pagar cerca de US$ 750 mil, preço o qual o edifício foi avaliado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário