domingo, 19 de outubro de 2008

Noticias em Destaque do Domingo Esportivo 19/10/2008

Ricardo Teixeira expõe dificuldades e reafirma condição do Morumbi em SP

Presidente da CBF rechaça lobby palmeirense e descarta dois estádios na cidade

Equipe Cidade do Futebol

O palco era a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fisp). De lá, ao lado dos presidentes dos três principais clubes de futebol da capital paulista, Ricardo Teixeira, mandatário da CBF, pôs fim à hipótese de a região mais rica do país, iminente sede na Copa de 2014, contar com dois estádios.

Dessa forma, deu de ombros ao lobby do Palmeiras com o projeto da arena, que deve ser erguida até lá, e ratificou o Morumbi como único palco paulista para o principal evento do esporte no mundo.

“O estádio que São Paulo colocou no projeto que enviamos à Fifa é o Morumbi. Não trabalhamos com outra possibilidade”, avisou Teixeira na última sexta-feira.

Em princípio, o comitê organizador disse que havia colocado o Morumbi em seu projeto para a Copa do Mundo porque a reforma no Parque Antarctica ainda era apenas um plano. Mas tal postura se repetiu no evento de apresentação das 18 cidades candidatas a receber jogos em 2014, em seminário que ocorreu no Rio de Janeiro há poucas semanas.

A idéia da diretoria do Palmeiras era de fazer uma reforma no Parque Antarctica e seduzir os representantes do comitê a incluir o estádio no projeto para 2014. Teixeira não demonstrou, entretanto, qualquer interesse em seguir o desenvolvimento dessas obras.

“A Fifa quer definir apenas dez sedes, e nós já estamos encontrando dificuldades para elevar o número para 12. Colocar dois estádios em uma mesma cidade, então, é muito mais complicado. Os jogos de São Paulo serão no Morumbi”, concluiu.

Retorno do mata-mata e diferença no número de participantes estabelecem disputa das Séries C e D

CBF divulga o sistema de disputa das terceira e quarta divisões do Brasileiro-09

Equipe Cidade do Futebol

Na última sexta-feira, de maneira oficial, a Diretoria de Competições da CBF divulgou o formato de disputa da Série C e da recém-criada Série D do Campeonato Brasileiro para o ano de 2009. A terceira divisão contará com o mesmo número de participantes das duas principais disputas nacionais, enquanto que a quarta terá 40. E ambas serão definidas a partir de uma fase mata-mata.

Em cada uma delas, assim como na Série B, serão os quatro primeiros clubes que ascenderam à divisão seguinte correspondente.

Na Série C, os 20 times serão divididos em dois grupos de 10, com todas as equipes se enfrentando em turno e returno. As quatro primeiras se classificam para as quartas-de-final, e sobem para a Série B em 2010 quem alcançar as semifinais da competição.

As eliminatórias terão jogos de ida e volta, e serão rebaixadas à quarta divisão os dois últimos de cada grupo da primeira fase. Na atual temporada, a Série C foi disputada a priori por 63 clubes divididos em 16 grupos.

Já na novidade em disputa em termos nacionais, a Série D verá de início 40 times divididos em oito grupos de cinco integrantes cada. Após um embate entre todos, com jogos de ida e volta, os dois mais bem colocados de cada grupo vão às oitavas-de-final. Aí, as equipes se enfrentarão em dois jogos e disputarão uma vaga nas semifinais para subir à Terceirona.

Ainda de acordo com o comunicado da entidade que comanda o futebol no país, as distâncias regionais serão observadas para a composição dos grupos tanto da Série C quanto da D – pretende-se evitar longos deslocamentos logo no início das competições.

Retorno do mata-mata e diferença no número de participantes estabelecem disputa das Séries C e D

CBF divulga o sistema de disputa das terceira e quarta divisões do Brasileiro-09

Equipe Cidade do Futebol

Na última sexta-feira, de maneira oficial, a Diretoria de Competições da CBF divulgou o formato de disputa da Série C e da recém-criada Série D do Campeonato Brasileiro para o ano de 2009. A terceira divisão contará com o mesmo número de participantes das duas principais disputas nacionais, enquanto que a quarta terá 40. E ambas serão definidas a partir de uma fase mata-mata.

Em cada uma delas, assim como na Série B, serão os quatro primeiros clubes que ascenderam à divisão seguinte correspondente.

Na Série C, os 20 times serão divididos em dois grupos de 10, com todas as equipes se enfrentando em turno e returno. As quatro primeiras se classificam para as quartas-de-final, e sobem para a Série B em 2010 quem alcançar as semifinais da competição.

As eliminatórias terão jogos de ida e volta, e serão rebaixadas à quarta divisão os dois últimos de cada grupo da primeira fase. Na atual temporada, a Série C foi disputada a priori por 63 clubes divididos em 16 grupos.

Já na novidade em disputa em termos nacionais, a Série D verá de início 40 times divididos em oito grupos de cinco integrantes cada. Após um embate entre todos, com jogos de ida e volta, os dois mais bem colocados de cada grupo vão às oitavas-de-final. Aí, as equipes se enfrentarão em dois jogos e disputarão uma vaga nas semifinais para subir à Terceirona.

Ainda de acordo com o comunicado da entidade que comanda o futebol no país, as distâncias regionais serão observadas para a composição dos grupos tanto da Série C quanto da D – pretende-se evitar longos deslocamentos logo no início das competições.

Por atenção ao Brasil, Manchester United disponibilizará dois olheiros

Profissionais aturarão em tempo integral no país, que é elogiado pelo treinador Alex Ferguson

Equipe Cidade do Futebol

A maioria das experiências passadas e atuais foram positivas. Por conta desse know-how, o Manchester United anunciou que terá dois olheiros em tempo integral no Brasil.

A iniciativa tem como alvo descobrir possíveis novos talentos dentro do país pentacampeão mundial de futebol entre seleções. Na atual temporada, por exemplo, a atual equipe campeã da Premier League e da Liga dos Campeões da Europa conta com quatro jovens jogadores dessa estirpe.

Além do meio-campista Anderson, ex-Grêmio, que constantemente é convocado por Dunga e a comissão técnica dele, os “Diabos Vermelhos” contam com os defensores e irmãos gêmeos Rafael e Fábio da Silva (ex-Fluminense), além do meia Rodrigo Possebom (ex-Internacional-RS).

Especula-se, ainda que o United tenha interesse em outra promessa que atua no tricolor gaúcho: Douglas Costa. O atleta de apenas 18 anos foi lançado recentemente por Celso Roth no Campeonato Brasileiro e desempenhou papel importante na equipe que luta pelo título nacional.

“O Brasil é um país ao qual se deve prestar atenção e sempre produz jogadores fantásticos, capazes de atuar em grandes partidas. Os brasileiros têm habilidade e entusiasmo”, elogiou o treinador Alex Ferguson.

Juventus vislumbra crescimento em mercado asiático e amplia site

Página oficial ganha versão em mais três idiomas após acordo com empresa de marketing

Equipe Cidade do Futebol

A Ásia ainda é um terreno fértil para muitas agremiações que vislumbram estender suas ações e se ver consolidadas em um grande mercado consumidor. Na esteira das principais forças européias, é a vez da Juventus querer explorar esse potencial. E a começar pela rede mundial de computadores.

O clube de Turim selou um acordo com a empresa de marketing esportivo MP & Silva para a tradução de seu site e no celular para três novos idiomas. Agora, a página alvinegra italiana estará disponível também em japonês, chinês e indonésio.

"A Ásia é, sem dúvida, um dos nossos principais mercados de que precisamos para consolidar e fazer crescer, e na MP & Silva, temos encontrado o parceiro perfeito para crescer de nossa presença na Ásia. A agência tem amplo conhecimento do mercado asiático e um excelente histórico de marketing e desenvolvimento de projetos comerciais na região”, explicou Marco Fassone, chefe de marketing da Juventus.

“Essa aliança estratégica nos ajudará a fortalecer a nossa posição no mercado na Ásia e também ampliar ainda mais nossos torcedores asiáticos”, completa.

Tal vínculo com a MP & Silva para sua expansão no mercado asiático não é novidade para a “Velha Senhora”, na verdade. Em maio deste ano, o clube participou de amistosos na China – e na Austrália – organizados pela empresa. O Milan, rival no Cálcio, teve seu site ampliado para um versão japonesa também em atuação conjunta com a empresa.

Fifa dá aval a planejamento de segurança para a Copa-2010

Transporte é outra área identificada como fundamental dentro do projeto do Mundial na África do Sul

Equipe Cidade do Futebol

Pequenos ajustes, mas o esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2010, a ser realizada na África do Sul, recebeu aprovação da Fifa. Foi o que afirmou nesta sexta-feira Delia Fischer, porta-voz da entidade que comanda o futebol mundial no país africano.

Os especialistas de segurança da organização da Copa reviram há pouco tempo o plano nessa área para o evento de 2010, que trata, entre outras questões, da ameaça de ataques terroristas, dos hooligans e dos crimes comuns.

A esfera dos transportes também foi delineada como uma das principais preocupações para os representantes locais.

“Esse documento foi analisado por nossos especialistas da área de segurança e eles chegaram à conclusão de que o plano oferece uma boa base para a questão da segurança no evento”, disse Fischer, em entrevista por e-mail à Reuters.

O objetivo, agora, é que a concretização desse “documento conceitual”, devidamente após alguns ajustes. A Copa das Confederações, marcada para o próximo ano, também na África do Sul, servirá como base de observação.

De acordo com Fischer, as autoridades sul-africanas entraram em contato com parceiros internacionais – entre os quais autoridades da área de segurança dos estádio usados no Campeonato Inglês – e se valeriam da experiência no Reino Unido para lidar com eventuais problemas desse tipo.

“Estamos convencidos de que podemos garantir a segurança da Copa de 2010”, relatou Peter Jacobs, coordenador da polícia para a área de segurança na região do Cabo Ocidental durante a Copa de 2010.

A autoridade confirmou que equipes especiais seriam colocadas nos estádios para identificar os arruaceiros, e forças de segurança também tentariam combater casos de fraude de cartão de crédito e de venda de mercadorias pirateadas – milhares de turistas devem dirigir-se para a capital do turismo da África do Sul, Cidade do Cabo, onde serão disputados vários jogos do evento, entre os quais uma semifinal.

Ceará ‘copia’ Corinthians e lança agência de viagens própria

Vovotur será útil também no aumento da credibilidade do clube junto ao mercado, prevê o presidente alvinegro

Equipe Cidade do Futebol

Em meio a uma série de ações realizadas durante a temporada em que se encontra na divisão de acesso do futebol nacional, o Corinthians lançou a “Timão Tur”, agência de viagens particular do clube e que oferece pacotes nacionais e internacionais, além de dar a possibilidade de o aficionado acompanhar a delegação em jogos oficiais. Agora, é a vez do Ceará fazer o mesmo.

Desde a última quinta-feira, a Vovotur – referência ao Vovô, mascote da equipe cearense – entrou em funcionamento com propósito semelhante. Na visão de Evandro Leitão, presidente do clube, o novo negócio servirá para aumentar a credibilidade que a instituição possui hoje no mercado.

A iniciativa partiu de dois torcedores alvinegros, que tiveram o aval de Leitão para finalizar o projeto. A empresa, localizada em uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza, disponibilizará passagens terrestres, marítimas e aéreas, cruzeiros, pacotes turísticos, ônibus para excursões, além de inovações no sempre ativo mercado de turismo do Nordeste.

Do lucro obtido, cerca de 30% será revertido ao Ceará. E, assim como os corintianos estão tendo a oportunidade de acompanhar Felipe, Chicão, Dentinho e Cia nos embates dos paulistas por todo o país na Série B, a disponibilidade da Vovotur é a mesma em relação às partidas fora da capital daquele Estado.

Além de poder viajar com os jogadores no mesmo avião, o torcedor se hospederá no mesmo hotel em que os jogadores, poderá almoçar com o grupo e ainda ir para os jogos no ônibus junto com a delegação – a estréia será justamente contra o “mentor” da idéia, no jogo do próximo sábado, dia 25, no Pacaembu.

Coritiba estreará terceira camisa

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

O Coritiba terá uma estréia neste fim de semana contra o Goiás pelo Campeonato Brasileiro. O clube paranaense jogará pela primeira vez com seu terceiro uniforme produzido pela Lotto, sua fornecedora de material esportivo.
O lançamento do uniforme é mais uma ação de marketing do Coritiba para comemorar os seus 99 anos completados nesta semana. Ainda nesta partida, a agremiação fará ações promocionais com os torcedores.
A nova camisa do clube será preta com listras horizontais verdes e brancas. O motivo pela escolha da cor é o apelido das décadas passadas, em que o clube era chamado de Alvinegro devido a camisa branca e o calção preto, as únicas cores que apareciam nas fotos da época.

Replays vão encher camisa do Corinthians

GUSTAVO FRANCESCHINI
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image001A uma semana do fim das vendas de espaço para a promoção "O Timão é a sua Cara", que vai estampar fotos de torcedores no uniforme do clube, o Corinthians se prepara para preencher os vazios. Os espaços não comercializados terão, então, repetições de clientes de cada camisa, além das figuras conhecidas que também estamparão o modelo.
A manobra, que está prevista no regulamento da promoção, deve ser utilizado em cerca de 75% dos locais que foram colocados à venda. Nesta sexta-feira, o Corinthians contabiliza menos de 900 vendas, e pretende chegar a pouco mais de mil antes de enviar os modelos à Filon, que vai produzir o uniforme.
"A gente não esperava desde o início vender os quatro mil espaços. Nós sabemos que a situação não está fácil para as pessoas gastarem R$ 1 mil assim. Agora, eu não posso ter uma camisa diferente da outra, então a gente viu que quanto mais fotos tivesse mas parecido seria. Por isso optamos por esse número", disse Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians.
Com essa repetição das fotos, o cliente das camisas menos populares será o maior beneficiado. Até agora, o uniforme apadrinhado pelo argentino Tévez lidera as vendas, com cerca de 150, seguido de perto por Marcelinho Carioca e Neto, ambos com cerca de 130. Zé Maria, Wladimir e Rincón, no entanto, ficam na lanterna, com 50 cada.
Apesar da ligação com o maior ídolo, o cliente dos três primeiros exemplos deve ter, no máximo, duas repetições na camisa. Pela falta de "companhia", os torcedores que compraram espaços nos modelos menos vendidos terão, em média, de cinco a seis fotos nos uniformes.
Toda essa estratégia, porém, não paralisa as ações do departamento de marketing para a popularização da ação. Depois do apresentador Raul Gil, o líbero Serginho, do vôlei, também apareceu no Parque São Jorge para promover a camisa loteada. Declaradamente corintiano, o atleta escolheu estampar sua foto na camisa apadrinhada pelo ex-meia Neto.

Palmeiras não renovará com BWA

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

O Palmeiras e a empresa BWA, responsável pela confecção de ingressos dos jogos do clube, não renovaram o acordo. Segundo o "UOL Esporte", a agremiação teria enviado uma carta para a companhia informando que não renovará o contrato, que se encerra no final de 2008 e seria renovado automaticamente caso o time não avisasse com antecedência o desejo de não seguir com a parceria.
"Existe uma cláusula que diz que, se nós não comunicarmos a empresa com 30 dias de antecedência, o contrato será renovado automaticamente. Por isso foi pedido para que o presidente [Afonso Della Monica] entregasse uma carta para os conselheiros até 26 de outubro, pois no dia seguinte teremos uma reunião", afirmou Seraphim Del Grande, presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras ao site.
Com o fim do acordo, o clube marcará em novembro reuniões com outras empresas do ramo para uma nova parceria. Entre as instituições envolvidas aparecem a Visa, a Ticketmaster e a Ingresso Brasil.
Para o dirigente, a escolha da próxima empresa parceira será feita pela qualidade do serviço e não pelos valores a serem pagos. O motivo disso é evitar novos problemas como os ocorridos com a BWA.
"Todo mundo acompanhou os problemas. Nós pedíamos para que eles tomassem alguma providência, mas apareciam outros problemas. Exigimos que, quando terminasse o contrato, fossem estudadas outras propostas. E é isso que será feito", completou Del Grande.
Segundo o "UOL Esporte", o Palmeiras paga atualmente 10% da renda bruta de todos os seus jogos para a BWA, valores que seriam semelhantes em uma possível renovação. Já a Ingresso Brasil ofereceu um acordo de R$ 43 mil por mês, independente das partidas.

JOGADA

Fortaleza cede empate aos 50 min do 2º tempo

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Volante Rogério teve grande atuação na tarde de ontem em Campinas, notadamente na função de desarmar a zaga da Ponte, como nesse lance (Foto: FUTURA PRESS)

Com uma atuação fora de série de Osvaldo, o Fortaleza, prejudicado pela arbitragem, empatou com a Ponte Preta

Campinas. No dia em que completou 90 anos de existência, o Fortaleza tinha tudo para dar um presente de aniversário à sua torcida: ganhava da Ponte Preta, em pleno Moisés Lucarelli, por 2x1, até os 50 minutos do segundo tempo, quando a Macaca empatou com um gol de falta.
Se não fosse pelas circunstâncias, o resultado poderia ter sido comemorado, haja vista que, além de continuar fora da zona de rebaixamento da Série B do Brasileiro, com 35 pontos e na 16ª colocação, o Tricolor enfrentará nos próximos dois jogos dentro de casa o lanterna e o penúltimo colocado, respectivamente, CRB e Marília.
A partida teve dois tempos distintos. Na etapa inicial, o jogo foi fraco, com poucas chances concretas de gol. Na etapa final, a emoção tomou conta do jogo. Aos 10 minutos, a Ponte Preta abriu o placar de forma irregular. Vicente ganhou de cabeça disputa de bola com o meia Raul e Marinho, em impedimento, também de cabeça, colocou a bola para dentro.
No minuto seguinte, Osvaldo, que entrou no intervalo no posto e Rinaldo e foi um gigante em campo, começou a desmantelar a defensiva da Ponte. Numa arrancada pela esquerda, ele ganhou de Jairo e foi derrubado na área por Ricardo Conceição. Ele mesmo cobrou pênalti aos 13 e empatou.
A pressão do time campineiro continuava grande e o Fortaleza só fazia se defender. Tiago Cardoso pegava todas, de forma impressionante. Aos 41, Osvaldo arrancou mais uma vez pela esquerda. O zagueiro Jean não teve outra alternativa, a não ser derrubá-lo e cometer novo pênalti que Osvaldo bateu com perfeição para por o Leão à frente do placar.
O show do garoto não parou por aí. Aos 45, feito um furacão, ele já se preparava para driblar fora da área o goleiro Aranha, que o derrubou de forma criminosa e foi expulso. Como já tinha feito as três substituições, a Ponte improvisou Luciano Sorriso no gol. O árbitro deu 6 min de acréscimos. Aos 50, cobrando falta, Neto Baiano empatou a partida.

Resultados

Eis o resultado dos outros jogos: CRB 0x2 Juventude, Bahia 0x3 Corinthians. A tabela ao lado não inclui a partida entre ABC e São Caetano, iniciada depois do fechamento dessa edição.
Ponte Preta 2
Aranha; Eduardo Arroz (Luciano Sorriso), Marinho, Jean e Vicente; Ricardo Conceição, Jairo, André e Leandrinho; Moraes (Neto Baiano) e Marcelo Soares (Danilo Neto).
Técnico: Vágner Benazzi.

Fortaleza 2
Tiago Cardoso; Juninho (Tiago Santos), Bruno Costa e Preto; Michel Gaúcho (Thiago Almeida), Rogério, Josimar, Raul e Chiquinho; Adaílton e Rinaldo (Osvaldo).
Técnico: Heriberto da Cunha.

Competição -Campeonato Brasileiro da Série B. Estadio - Moisés Lucarelli. Data - 18 de outubro de 2008. Árbitro - Álvaro Azevedo Quelhas. Assistentes - Rodrigo Baeta e Wenderson Mozzer (Trio de Minas Gerais). Gols - Marinho, Osvaldo (2) e Neto Baiano. Cartões amarelos - Marinho, Leandrinho, Tiago Cardoso, Bruno Costa, Michel e Rogério. Cartão vermelho - Aranha.


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