domingo, 13 de julho de 2008

Notícias do Domingo Esportivo 13/07/2008

Dinamite aposta em estreitamento de laços com presidentes rivais

Novo mandatário do Vasco assistirá ao clássico contra o Flamengo ao lado de Márcio Braga, presidente rival

Equipe Cidade do Futebol

As relações entre Flamengo e Vasco sempre foram conturbadas no período em que o time cruzmaltino era presidido por Eurico Miranda. Neste domingo, porém, o presidente e ex-jogador Roberto Dinamite quer dar início a uma nova fase nesse âmbito. Para reforçar a aproximação com os rivais, assistirá ao clássico contra o Flamengo, no Maracanã, ao lado de Márcio Braga, mandatário rival.

Há duas explicações para essa demonstração de bom relacionamento com o rival. Dinamite enxerga o estreitamento de laços com outros presidentes como uma importante ferramenta política e acredita que esse pode ser um passo importante para um clima de paz relacionado ao clássico.

“Isso faz parte da política do Dinamite. Estreitar laços com os presidentes de outros clubes é criar o hábito civilizado de saber receber e se relacionar. Estou cansado de ver presidentes assistindo aos jogos lado a lado nos campeonatos europeus, na Liga dos Campeões e isso não acontece aqui no Brasil. Até mesmo por culpa e irresponsabilidade do outro presidente [Eurico Miranda], que transformava os jogos em guerra”, explicou José Henrique Coelho, vice-presidente de marketing do Vasco, ao site GloboEsporte.Com.

Desde que assumiu a presidência do Vasco, Roberto Dinamite tem feito questão de acompanhar os jogos nas tribunas de honra dos estádios. E o presidente do time rival esteve ao lado dele em todas as partidas.

“É um ato que condiz com a história do Vasco. Fizemos isso em Florianópolis, contra o Figueirense, contra o Sport, aqui no Rio, e faremos domingo com o Marcio Braga na Tribuna de Honra do Maracanã. É importante destacar esse tipo de postura, de um e de outro, até porque o Marcio abriu as portas quando foi à posse do Roberto. Infelizmente, Vasco e Flamengo acabou virando um espetáculo deprimente e uma possibilidade de mudança se abre quando os presidentes mostram esta intenção”, completou Coelho.

---------------------------------

Atlético-MG lança projeto de fomento à inserção social

Iniciativa do clube alvinegro conta com o apoio do Ministério do Esporte

Equipe Cidade do Futebol

Até o momento, Atlético-MG e São Paulo foram os únicos clubes que tiveram projetos aprovados pelo Ministério do Esporte para a captação de receita através da Lei de Incentivo ao Esporte. A equipe alvinegra conseguiu verba para sua nova aposta, lançada na última sexta-feira: um projeto de inserção social para 2.070 crianças em Belo Horizonte.

Intitulado “educação também se faz com esporte”, o projeto do Atlético-MG captou R$ 5.067.936,72 com as empresas Banco BMG, Cemig e Fiat. Esse montante dará ao Atlético-MG a possibilidade de construir, segundo o próprio clube, a maior iniciativa esportiva social do país.

Para isso, o Atlético-MG trabalhará em duas frentes. Primeiro, reformará o CT da Cidade do Galo para abrigar mais crianças. Além disso, trabalhará junto a escolas da rede pública para ajudar a formação desses garotos.

“Queremos possibilitar uma formação educacional integral a esses meninos, que terão respaldo para fazerem a educação formal e ainda contarão com um complemento disso no Atlético-MG”, projetou o presidente do clube alvinegro, Ziza Valadares, em entrevista coletiva

---------------------------------

Cartola botafoguense condiciona presença de público à construção de ídolos no clube

Na visão de Rotemberg, baixa média de torcedores presentes no Nacional é reflexo também dos insucessos do time nos duelos decisivos do primeiro semestre

Equipe Cidade do Futebol

Com uma campanha irregular no Campeonato Brasileiro, no qual ocupa apenas a 16ª colocação na tabela de classificação, o Botafogo vê a tradução desse ambiente nas arquibancadas. Mas tal fato não causa muita surpresa ao diretor de futebol do clube, Ricardo Rotenberg.

“Hoje, temos uma média de público que é a metade da que tivemos no ano passado. Isso é resultado da história deste ano. Fomos para a final do primeiro turno [Campeonato Estadual do Rio] e perdemos. Ganhamos o segundo e perdemos a final. Fomos para a semifinal da Copa do Brasil e perdemos. Isso murcha o torcedor”, considera o dirigente botafoguense.

Em média, o clube de General Severiano leva 7.201 torcedores quando manda seus jogos na edição de 2008 do Nacional – até aqui foram cinco duelos, todos realizados no Engenhão.

Rotemberg compreende que apenas o retorno dos triunfos e, conseqüentemente, a consolidação da marca de novos ídolos da equipe, levarão mais simpatizantes alvinegros ao estádio – vide as décadas de 1950 e 60.

“O torcedor comparece para ver o jogador diferenciando. Na época do Garrincha, os estádios eram lotados em todos os lugares. Para melhorar o público baixo temos que melhorar o desempenho e criar ídolos. Esperamos que o Gil, Zárate, Carlos Alberto, Túlio, preencham esta lacuna. Jogador diferenciado é quem trás público”, completa.

---------------------------------

Clubes unem-se a empresa de transporte para diminuir vandalismo

Campanha publicitária pretende conter ações de vândalos, que já causaram mais de R$ 170 mil de prejuízo em 2008

Equipe Cidade do Futebol

As partidas de futebol levam milhares de pessoas aos estádios de todos o país. Principalmente em dias de clássico, as proximidades das arenas ficam quase que intransitáveis em razão da grande quantidade de torcedores nas localidades. Muitos utilizam o transporte público para chegarem aos estádios. 
Por isso, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) fará uma campanha publicitária educativa para combater a depredação de coletivos na Grande Recife em dias de jogos. A ação será posta em prática oficialmente no próximo domingo (13), em que acontecerá o clássico entre Sport e Santa Cruz, no estádio dos Aflitos. 
"A idéia é associar a paixão pelo futebol e pelo seu clube à necessidade de preservar o patrimônio público, no caso, o veículo de transporte", disse Dilson Peixoto, presidente da EMTU. Cartazes, faixas, bandeiras, outdoors, camisas e outros materiais serão utilizados para a divulgação da campanha. Durante o intervalo dos jogos, o sistema de som dos estádios irá veicular a mensagem da campanha.
Além disso, haverá, durante os jogos, a participação dos jogadores em ações de marketing, incluindo o sorteio de brindes para os torcedores. A campanha conta com a participação da Federação Pernambucana de Futebol e dos representantes do Náutico, Sport e Santa Cruz. 
Segundo a empresa de transportes, de janeiro até a primeira semana de julho, atos de vandalismo já provocaram a depredação de 725 veículos e 1,5 mil peças. O prejuízo disso ultrapassa R$ 170 mil.

---------------------------------

Corinthians deve lançar camisa na terça

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image001Destaque da internet nos últimos dias, a nova camisa do Corinthians deve ser lançada oficialmente na próxima terça-feira, na loja Centauro do shopping Eldorado. A assessoria do clube e a Nike não confirmam que o uniforme seja o mesmo das fotos que circulam na rede.
O que se sabe é que a nova roupa do clube do Parque São Jorge deve fazer alusão à conquista do Campeonato Paulista de 1977, primeiro título do Corinthians depois de 22 anos de espera.
A novidade, porém, pode não ser tão grande. Isso porque há três semanas circulam na internet imagens das possíveis novas camisas do clube. O uniforme que "vazou" é branco com listras finas e pretas, com o layout contrário na camisa reserva.
Independentemente de qual for, a nova "cara" do Corinthians entrará em campo somente no outro sábado, dia 19 de julho, contra o Bahia, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Enquanto o mistério não se desfaz, o clube ainda consegue capitalizá-lo. Destaque da loja online, o uniforme novo já está sendo pré-vendido pelo Corinthians.

Desunião dificulta acordo na Série C

---------------------------------

GUSTAVO FRANCESCHINI
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na última terça-feira, que os clubes participantes da Série C do Nacional estavam liberados para negociarem seus direitos de transmissão separadamente. A medida, adotada pela entidade para compensar um enxugamento de recursos, ainda não surtiu efeito entre as equipes. Para muitos, a falta de união na divisão é quem gera as dificuldades financeiras.
"Olha, a Série C é uma missão quase que impossível. Só quem esteve lá para saber. Na 'A', quem negocia [a exibição na televisão] é o Clube dos 13, na Segundona é a FBA [Futebol Brasil Associados], e na 'C'? Quem negocia?", indagou Édson Nogueira, presidente do Santa Cruz, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte.
Pela primeira vez na Terceirona, o clube pernambucano, com uma das maiores torcidas do Nordeste, seria, teoricamente, um alvo prioritário das emissoras. A Globo local chegou a entrar em negociações, mas os rivais atrapalharam. Com interesses financeiros, os adversários do Santa Cruz não cederam seus direitos de imagem, e as tratativas não avançaram.
O problema não se restringe à equipe do Arruda ou ao estado de Pernambuco. Em São Paulo, o Guarani briga para conseguir apoio das emissoras e faz acordos sem receber nada em troca, apenas firmando o compromisso de construção de uma campanha comercial em conjunto. A diferença é que a relação com outras agremiações é mais cordata.

---------------------------------

PPV terá nova divisão entre clubes

LEANDRO CARNEIRO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image002Os clubes filiados ao Clube dos 13 aceitaram na tarde desta quinta-feira proposta para divisão da receita do pay-per-view do Campeonato Brasileiro da Série A para o triênio 2009-2011. Pela primeira vez o dinheiro será dividido em diferentes proporções entre os times, modificando o critério de partilha da receita.
Em reunião que contou com a presença de todos os times filiados ao C13, inclusive os até então dissidentes Flamengo, São Paulo e Corinthians, ficou decidido que pela primeira vez a quantia será paga proporcionalmente ao número de pacotes vendidos de cada clube.
A divisão por volume de negócios fechados era um desejo dos clubes desde 2003, mas sempre rejeitado pela Globosat, detentora dos direitos de comercialização do PPV, que alegava inviabilidade técnica para fazer a venda por clubes. Pela nova proposta, a comercialização continuará a ser coletiva, mas uma pesquisa com os assinantes será feita para medir o tamanho de cada clube no bolo.
Esses valores proporcionais, porém, serão aplicados apenas para a receita fixa do PPV. A proposta, já aprovada pelos clubes, é de um mínimo garantido de R$ 110 milhões, R$ 125 milhões e R$ 135 milhões, referentes aos anos de 2009, 2010 e 2011, respectivamente.
A receita adicional do PPV, que será obtida conforme a venda de pacotes, será distribuída conforme a colocação das equipes no campeonato. O projeto teve aprovação da maioria, mas a dinâmica do processo não agradou a todos os clubes .
"Queríamos que a pesquisa fosse feita antes de assinarmos o acordo. O Atlético apresentou a proposta para definir a pesquisa antes da assinatura, mas foi voto vencido. Agora, os clubes aceitaram a pesquisa sem saber como ela será realizada", afirmou Mauro Holzmann, diretor de marketing do Atlético Paranaense.
Ainda não existe um projeto para a aferição. Só se sabe que ela será conduzida pela Globosat em conjunto com um instituto de pesquisa. Outra proposta rejeitada no C13 foi aquela em que o Corinthians pedia que a premiação extra (feita por desempenho) tivesse um teto de R$ 30 milhões.

---------------------------------

Agências de jogadores fazem parceria

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image003Duas das maiores agências no mundo do futebol fecharam uma parceria. A norte-americana CAA Sports e a portuguesa Gestifute firmaram um contrato para trabalharem em conjunto.
O acordo envolve, segundo as duas empresas, criação de melhores oportunidades globais para seus clientes. A parceria irá desenvolver novos discursos, possibilidades de contratos de marketing e publicidade, participação em filmes, na televisão, em videogames e na internet para seus agenciados.
Essas empresas trabalham com nomes de peso no futebol mundial. A Gestifute cuida da carreira do astro português Cristiano Ronaldo e também do técnico da Inter de Milão, José Mourinho.
"Quero estar cercado pelos melhores assessores possíveis para me ajudar dentro e fora de campo. A CAA sabe como elevar e expandir carreiras e eu estou muito feliz com a minha nova agência", afirmou Cristiano Ronaldo.
Já a CAA Sports gerencia os jogadores David Beckham, do Los Angeles Galaxy, e Ronaldinho Gaúcho. A agência, inclusive, foi uma das responsáveis pela transferência do inglês para o clube norte-americano.

---------------------------------

Corinthians empata em rodada de clássicos. Veja a Série B!

Campinas, SP, 12 (AFI) – O Corinthians quase conheceu neste sábado sua primeira derrota na Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe da capital saiu atrás no placar, mas buscou o empate por 1 a 1 contra o Santo André, no ABC paulista.
O gol do adversário foi marcado por Marcelinho Carioca, ídolo do clube na década de 90 e maior ganhador de títulos da história do alvinegro. Wellington Saci descontou para o Timão e evitou a primeira derrota. 

A rodada também foi marcada pelos clássicos. No Nordeste, o Ceará derrotou o Fortaleza e embolou o grupo dos times logo abaixo do G4 da Série B. No Sul, Avaí e Criciúma foram prejudicados pelo estado do gramado e ficaram no empate por 1 a 1.
Veja a artilharia da Série B!
Empate com gosto de vitória
No reencontro entre Marcelinho Carioca e a torcida corintiana, mais um empate. O meia foi o autor do único gol do Santo André sobre o Corinthians, mas Wellington Saci salvou a pele do alvinegro e garantiu o empate por 1 a 1, no estádio Bruno José Daniel.
Com o empate, o Corinthians chegou aos 27 pontos, em primeiro lugar, cinco pontos acima do vice-líder Juventude. Já o Santo André chegou aos 16 pontos e termina a rodada em oitavo lugar.
Ceará comemora no Nordeste
No Estádio Castelão, o atacante Vavá foi o herói da vitória do Ceará sobre o Fortaleza, no clássico nordestino da rodada da Série B. O jogo foi duro e terminou em pancadaria, com os jogadores do Vozão provocando a torcida rival.
Com o triunfo, o alvinegro subiu para os 18 pontos e assumiu a quinta posição, empatado com o Vila Nova, mas com um maior saldo de gols – seis contra um. Já o Fortaleza continuou na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com dez pontos. 
Gramado é o vencedor
O gramado do estádio Heriberto Hülse foi o principal adversário de Avaí e Criciúma, no clássico da região Sul, disputado neste sábado. Prejudicadas pelo lamaçal que virou o campo, os times ficaram no empate por 1 a 1, com gols de Vandinho (Avaí) e Wescley (Criciúma).
Com isso, o Avaí caiu uma posição e agora está em quarto lugar, com 20 pontos. Já o Criciúma subiu uma posição e está em 15º lugar, com 11, ainda com perigos de entrar na zona de rebaixamento.
Virada de Abedi
No confronto entre equipes rebaixadas no ano passado, o Paraná até saiu na frente, mas viu o estreante Abedi comandar a virada do Juventude, por 2 a 1, em Curitiba. O lateral Murilo abriu o placar para o Paraná, mas Márcio Alemão e Abedi viraram para os gaúchos.
Com a vitória, o Juventude retomou a vice-liderança, com 21 pontos, e segue na cola do Corinthians, cinco pontos à frente dos gaúchos. Já o Paraná continua próximo da zona de rebaixamento, com 11 pontos, em 16º lugar.
Coadjuvante
No duelo que poderia jogá-lo para a zona de rebaixamento, o Bragantino bateu o Gama por 1 a 0. O gol foi marcado pelo atacante Nunes, de cabeça, logo aos dois minutos de jogo.
Com mais esta vitória (a quarta na Série B), o Braga chegou aos 15 pontos e subiu para o décimo lugar. Já o Gama, com apenas dez pontos, é o 17.º colocado, no grupo dos quatro últimos.
Clássico Rei sem graça
Também chamado de Clássico Rei, como no Ceará, o duelo entre ABC e américa terminu empatado em Natal, no Estádio Frasqueirão. Pior para o Mecão, que continua na lanterna, com 8 pontos. O ABC, que chegou ao seu terceiro empate consecutiva, está com 15 pontos, em 11.º lugar.
O que aconteceria...
Se a competição terminasse agora, teriam garantido o acesso para a Série A: Corinthians (27 pontos), Juventude (21), Barueri (20) e Avai (20). Por outro lado, estariam rebaixados para a Série C: América (8 pontos), CRB (8), Fortaleza (10) e Gama (10).

Confira os resultados da 11ª rodada da Série B!
Sexta-feira
Ponte Preta-SP 3 x 0 Barueri-SP
Vila Nova-GO 1 x 1 Bahia-BA
Marília-SP 2 x 1 São Caetano-SP
CRB-AL 2 x 1 Brasiliense-DF
Sábado
Paraná-PR 1 x 2 Juventude-RS
Santo André-SP 1 x 1 Corinthians-SP
Gama-DF 0 x 1 Bragantino-SP
Criciúma-SC 1 x 1 Avaí-SC
Ceará-CE 1 x 0 Fortaleza-CE
ABC-RN 0 x 0 América-RN

Nenhum comentário: