Este é o programa que antecede ao Domingo Esportivo, hoje comandado pelo excelente comentarista Cauby Chaves. Cauby, está dando uma nova dinâmica ao programa criando novos quadros e entre esses, o quadro "Craques do Passado". Neste domingo 20/07/2008 recebeu a visita do ex-jogador Mirandinha, centro-avante revelado no Ferroviário e conhecido nacional e internacionalmente.
Mirandinha acima no passado e
hoje sendo entrevistado na Rádio Verdes Mares por Cauby Chaves
Quem foi Mirandinha, o Francisco Ernandi Lima da Silva, o segundo dos Mirandinhas no futebol brasileiro e o nosso primeiro jogador a atuar no futebol da Inglaterra, é treinador de futebol.
Ele brilhou principalmente com a camisa do Palmeiras, onde ganhou o apelido de fominha. Na época de alviverde, Mirandinha chegou a ser convocado algumas vezes para defender a seleção brasileira.
Em um amistoso contra a Inglaterra, em Wembley, marcou um dos gols da seleção, chamando assim a atenção dos dirigentes do Newcastle. Hoje, Mirandinha mora em Manaus (AM), no bairro da Cidade Nova I, e desenvolve o projeto Libermorro da UFAM (Universidade Federal do Amazonas).
Casado por duas vezes e pai de três filhos, sendo dois homens e uma mulher, Mirandinha, que nasceu no dia 2 de julho de 1959, em Fortaleza (CE), começou a carreira de jogador no Ferroviário (CE), em 1977, e depois passou pelas seguintes equipes: Ponte Preta, Palmeiras de São João da Boa Vista (SP), Botafogo (RJ), Náutico, Portuguesa, Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Newcastle (Inglaterra), Palmeiras (mais uma vez), Belenenses (Portugal), Corinthians, Coritiba, Fortaleza (CE), Shimizu do Japão (trabalhou com Leão), Fujita do Japão (foi comandado por Nicanor de Carvalho) e encerrou a carreira no Belmare, também do Japão.
Com a camisa do Palmeiras, Mirandinha disputou 140 partidas, marcando 61 gols. Já no rival do alviverde, o Corinthians, ele jogou apenas 12 vezes (a maioria pela Libertadores da América de 91) e fez três gols.
Em 1996, Mirandinha começou a sua carreira de técnico no Ferroviário (CE). Depois por três anos dirigiu o time do Al-Hajer, da cidade de Al-Hassa, da Arábia Saudita. De volta ao Brasil, Mirandinha passou pelas seguintes equipes a partir de 1999: Goiânia (GO), Rio Negro (AM), Al-Raib Dured (Arábia Saudita), Nacional (AM), Keah-Sa (Malásia), Nacional (AM) e em 2005 assumiu o Libermorro (AM). Também em 2005, foi treinar o Cascavel, do Paraná, e o Joinville, de Santa Catarina. Mas, em novembro do mesmo ano, retornou a Manaus para dar continuidade ao projeto de trabalho junto ao clube do Libermorro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário