domingo, 29 de junho de 2008

NOTICIAS DO DOMINGO ESPORTIVO 29/06/2008

Ações de marketing movem Atlético-PR e Coritiba em clássico
Clube rubro-negro busca auxílio a entidade carente, enquanto departamento coxa-branca tenta faturar mais com Timemania

Equipe Cidade do Futebol
Mais do que um novo embate entre os dois grandes rivais do Paraná após o campeonato estadual, quando decidiram a competição em dois duelos finais, o jogo entre Atlético-PR e Coritiba neste domingo pelo Nacional será travado também fora do gramado. E com intuitos sociais e financeiros claros.

As agremiações buscam mobilizar suas torcidas por intermédio de ações dos respectivos departamentos de marketing.

O Atlético-PR arrecadará antes da partida agasalhos para a Fundação Ação Social, uma entidade que cuida de crianças carentes. Em troca aos participantes, o clube premiará os torcedores com uma camisa oficial e dez visitas ao CT do Caju – cada doação dará direito a um número no sorteio.

“A doação no estádio é uma ótima oportunidade para o torcedor colaborar com a campanha e ser solidário com as pessoas mais necessitadas, principalmente nesta época de muito frio”, afirma Luciana Pombo, diretora de comunicação do Atlético-PR.

Em 2007, no embate contra este mesmo rival, a arrecadação de roupas por parte do clube da Baixada rendeu 10 mil artigos à instituição.

O Coritiba, por outro lado, busca a motivação de sua torcida com o clássico para angariar mais apostadores na Timemania. Como parte de um plano realizado durante a semana, o público pôde assistir ao último treino do time em troca de um bilhete da loteria – hoje, o clube do Alto da Glória é o 18º que mais recebe apostas, sendo o primeiro do Estado.

Projeto de lei aprovado beneficia mulheres na Timemania
Proposta define percentual do concurso a jogos referentes a clubes e competições femininos

Equipe Cidade do Futebol
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara aprovou projeto de lei (2377/07) que mira a inclusão participativa dos clubes em campeonatos femininos entre as condições para obter recursos da Timemania.

O projeto do deputado Victório Galli (PMDB-MT) altera a Lei 11.345/06 (Lei da Timemania) e estabelece que em todos os tipos de concursos da loteria governamental ao menos 30% dos jogos de cada rateio serão referentes a competições femininas – o mesmo percentual deverá ser aplicado nas equipes das mulheres.

“A abertura às mulheres, da prática do esporte que constitui a grande paixão nacional constitui alternativa de lazer e de formação de valores para as crianças e adolescentes do sexo feminino”, observou a relatora e deputada Sueli Vidigal (PDT-ES)

De acordo com, Vidigal, sem recursos ou infra-estrutura comparável ao futebol masculino, as seleções femininas obtiveram resultados importantes, como a conquista de um Pan e um vice-campeonato mundial.

“A formação de equipes de base pelos clubes pode impulsionar a prática. Nada mais adequado que a Timemania contribua para este esforço, conforme propõe o deputado Victório Galli”, analisou.

Galli justificou sua proposta apresentando o valor do alcance social com iminentes benefícios a comunidades mais carentes, além do trabalho de afastar crianças e adolescentes do mundo das drogas, da prostituição e da criminalidade.

Flamengo entra com recurso contra decisão favorável à Nike
O clube contesta a determinação judicial que obriga a utilização do logo da empresa nos uniformes e publicidades da equipe

Equipe Cidade do Futebol
Menos de uma semana depois de ser notificado sobre a decisão judicial favorável a Nike, o Flamengo entrou com um recurso contestando o julgamento. Segundo a justiça o clube carioca teria que reassumir a logomarca da empresa norte-americana em seu uniforme no lugar dos três pontos de interrogação que passaram a ser utilizados depois que o time da Gávea anunciou que trocaria a Nike pela Olympikus.

De acordo com a determinação da 8º Vara Cível da Comarca de São Paulo, caso o Flamengo continue utilizando os pontos de interrogação ou qualquer outro símbolo que não o logo da Nike, o clube terá de pagar uma multa diária, cujo valor não foi revelado.

Teoricamente, o contrato entre a equipe da Gávea e a empresa norte-americana tem o seu término previsto para o mês de junho de 2009. Por isso, até essa data o Flamengo teria de ter em todos os seus materiais esportivos e publicidades alguma referência à Nike.

O impasse entre as partes envolvidas no acordo foi iniciado a aproximadamente um mês, quando o clube anunciou que trocaria de patrocinador, pois a Olympikus tinha uma proposta de dar ao Flamengo R$ 20 milhões por ano, isto é, cerca de quatro vezes mais do que a Nike fornecia.

Até o julgamento do recurso, fica valendo a primeira decisão da justiça. Por isso, neste fim de semana o clube deverá utilizar o uniforme com a marca da empresa norte-americana se não quiser ser multado. Ainda não há previsão para a nova determinação judicial sobre o caso.


Em inauguração de museu, Pelé dignifica importância do futebol
Ex-atleta comemora registros de sua época nos gramados e evita criticar momento da seleção brasileira sob o comando de Dunga

Equipe Cidade do Futebol
Na última terça-feira, Pelé, o principal atleta do último século, inaugurou no estádio do Pacaembu, em São Paulo, a exposição “As Marcas do Rei”, que relembra os gloriosos fatos da carreira do ex-camisa 10 de Santos, Cosmos (EUA) e seleção brasileira.
No evento, Pelé fez referências diretas à relevância do futebol para sua vida, classificando-o como algo essencial para as pessoas em um todo.
“Infelizmente, no mundo inteiro não existe um museu do futebol, e o futebol é a coisa mais importante para o ser humano. Para quem não sabe ou não tem essa informação, a Fifa tem mais filiados do que a ONU”, afirmou o ex-jogador, em coletiva no auditório do Museu do Futebol do Pacaembu, que deve abrir as portas em agosto deste ano justamente com essa exposição.
“A coisa mais maravilhosa é que a gente tem os registros das coisas que eu vivi na carreira, e é isso que devemos deixar para as futuras gerações”, completou Pelé.
“As Marcas do Rei”, que deve rodar o Brasil inteiro, será lançada de maneira oficial para o público em Brasília, nesta quarta-feira, antes de seguir justamente para a capital paulista.

Turquia paga mais que finalistas da Euro

Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A campanha turca na Eurocopa será bem recompensada. Cada jogador recebeu um prêmio de 450 mil euros (R$ 1,13 milhão). Com esse valor, a Turquia é quem melhor pagará seus atletas, ficando à frente dos espanhóis e dos alemães, finalistas da competição.

Caso ganhem o torneio, os jogadores da seleção espanhola receberão 214 mil euros (R$ 539,6 mil). Já os atletas da Alemanha terão direito a 250 mil euros (R$ 630,4).

O prêmio aos turcos foi entregue no último domingo pela Federação de Futebol Turca, segundo anúncio de seu presidente, Hassan Dogan.

Outra seleção que recebeu um prêmio substancial foi a Croácia. Cada jogador recebeu a quantia de 300 mil euros (R$ 756,5 mil). Os croatas foram eliminados justamente pela Turquia em jogo válido pelas quartas-de-final do torneio.

Além dos prêmios por federação, os atletas ainda vão ver suas contas engordarem mais. A Uefa vai distribuir 184 milhões de euros (R$ 463,7 milhões) para todas as 16 seleções que disputaram a Eurocopa. Dentre esse montante, 64 milhões de euros (R$ 161,2 milhões) serão repartididos entre os times, de acordo com o desempenho deles na competição.

Quem vencer o jogo entre Espanha e Alemanha, e conseqüentemente o torneio, receberá o prêmio de 7,5 milhões de euros (R$ 18,9 milhões), enquanto o vice-campeão ganhará 4,5 milhões de euros (R$ 11,3 milhões).

Corinthians quer R$ 16 mi da Nike

ERICH BETING
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Corinthians já estipulou o quanto pretende receber da Nike para continuar tendo a multinacional americana como fornecedora de material esportivo do clube. Na última sexta-feira, dirigentes do clube paulista se reuniram com executivos da Nike no Brasil para tratar da reformulação do acordo, vigente até junho de 2009.

A proposta corintiana, ao qual a Máquina do Esporte obteve acesso exclusivo, prevê um aumento substancial no valor pago anualmente pela Nike. O Corinthians recebe hoje R$ 5,5 milhões da patrocinadora. A idéia é, a partir do ano que vem, passar a receber R$ 16 milhões.

O projeto apresentado pelos corintianos prevê o pagamento, ainda este ano, de mais R$ 11 milhões em dinheiro, sendo R$ 4 milhões destinados para a reformulação do estádio Alfredo Schürig, a Fazendinha. A partir de 2009 que a Nike teria de desembolsar os R$ 16 milhões ao ano para continuar a estampar sua marca no uniforme do clube.

A negociação faz parte de uma ofensiva do Corinthians para aumentar o valor pago pela Nike. Desde que o São Paulo renovou com a Reebok, em 2007, por R$ 15 milhões anuais que os clubes de maior torcida do país têm se mostrado insatisfeitos com os valores pagos atualmente.

No final do mês passado, o Flamengo rompeu o contrato em vigência com a Nike e assinou com a Olympikus, por R$ 20 milhões anuais. O acordo foi parar na Justiça, e é bem provável que a marca a ser estampada na camisa do clube do Rio de Janeiro seja decidida por uma batalha de liminares.

A Máquina do Esporte tentou, nos últimos três dias, entrar em contato com Luiz Paulo Rosemberg, vice-presidente de marketing do Corinthians, mas o dirigente não retornou as ligações. A Nike não comenta oficialmente sobre possíveis negociações em curso e, também, afirma que o contrato com o Corinthians segue em vigência até 2009.


São Paulo promete mais reforços no ano
Ibson e Dudu Cearense estão na lista dos pretendidos pelo Tricolor
LANCEPRESS!
João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo, foi o responsável pela apresentação de André Lima. E antes de entregar a camisa 19 ao novo reforço, revelou que o clube pretende encontrar rapidamente donos para as camisa 8, 10 e 11, que estão vagas.
– É nosso costume fazer contratações durante a temporada. O André Lima é mais um deles e a diretoria está trabalhando para realizar novas apresentações em breve – disse o dirigente.
O jogador de criação que o Tricolor procura para suprir a carência mais sentida pela comissão técnica é tratado como “segredo industrial”. Ibson, do Flamengo, interessa, mas é preciso negociar com o Porto (POR), clube ao qual o volante rubro-negro está vinculado.
Outro na lista é Dudu Cearense, do CSKA (RUS). O volante não tem mais interesse em permanecer na Europa.

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