sexta-feira, 18 de abril de 2008

Estádio Castelão

castelao_capaNo final dos anos 60 e início da década de 70, a motivação que dominava o futebol cearense, principalmente com a participação no Campeonato Nacional, exigia a construção de um grande estádio. O Governo do Estado decidiu atender aos anseios dos desportistas e das campanhas realizadas na imprensa. A obra foi construída num terreno de 25 hectares, adquirido junto à Santa Casa de Misericórdia. Finalmente, na tarde de 11 de novembro de 1973, o então governador César Cals inaugurou o Estádio Castelão, com capacidade inicial para 70 mil lugares, obra iniciada na gestão do seu antecessor Plácido Aderaldo Castelo. Ao longo de mais de 30 anos de existência, o Castelão passou por algumas reformas, sendo a última delas realizada em 2002 em razão de problemas de estabilidade e oscilação. O trabalho incluiu também o processo de moderrnização do estádio, sendo reaberto em 27 de março de 2002.

Considerado um dos mais modernos estádios do Brasil, o Castelão tem capacidade hoje para 60.326 lugares, além de bancada para imprensa escrita com 72 lugares. Possui quatro vestiários, dois deles dotados de quatro compartimentos com sala de entrada, duas salas de reuniões, banheiros com sanitários, lavatórios e chuveiros, sala de hidromassagem com cinco banheiras, e sala de aquecimento com piso de gramado sintético.

O Castelão foi palco de grandes jogos, sete deles com a presença da Seleção Brasileira de Futebol, sendo o primeiro deles em agosto de 1980, quando o Brasil derrotou o Uruguai por 1 a 0, em jogo amistoso que registrou o recorde de público com 118 mil pessoas. Ainda em 1980, o Castelão recebeu a visita o Papa João Paulo II, para a realização de um Congresso Eucarístico.

Primeiro Jogo do Castelão

Ceará e Fortaleza fizeram o jogo inaugural do Estádio Castelão na tarde de 11 de novembro de 1973. Válido pelo Campeonato Nacional, o jogo com placar de 0 x 0, diante de um público pagante de 44.742 pessoas. O Ceará, orientado pelo treinador Ivonísio Mosca de Carvalho, jogou com Hélio; Marinho, Odélio, Artur e Paulo Tavares; Geraldo (Serginho Amizade) e Samuel; Antônio Carlos, Zé Eduardo (Erandy), Victor e Da Costa. O Fortaleza, do técnico Caiçara, formou com Lulinha; Louro, Pedro Basílio, Queiroz e Bauer; Chinesinho e Zé Carlos; Hamilton Rocha, Amilton Melo (Lucinho), Marciano e Silvinho (Beijoca). A partida foi apitada por José Marçal, auxiliado por Monteiro da Silva e Eduardo Lima. 
O primeiro gol no Castelão só foi marcado aos 22 minutos da etapa final no segundo jogo, quando Erandy deu a vitória de 1 a 0 ao Ceará sobre o Vitória da Bahia, em partida válida pelo Campeonato Nacional.

Dados Técnicos do Castelão

Dimensões do campo de jogo:
110 metros de comprimento por 75 metros de largura

Capacidade – 60.326 lugares
Estacionamento para 3 mil veículos
Bilheterias – 52
Catracas eletrônicas – 66
Lanchonetes – 18
Camarotes – 30
Elevadores – 4
Banheiros – 44 (24 masculinos e 20 femininos)
Cabines para imprensa – 17
Enfermarias para torcedores – 4
Telefone: (0xx85) 3101-3000
Endereço: Avenida Alberto Craveiro s/n - Bairro Castelão. Fortaleza-CE

Nenhum comentário: