Bolívia mantém ‘firmeza’ e reitera decisão de mandar jogos em La Paz
Fifa encaminha comunicado, mas Federação não muda posicionamento
Equipe Cidade do Futebol
Na última sexta-feira, a Fifa encaminhou um comunicado à Federação Boliviana de Futebol (FBF) afirmando que os representantes do país “deveriam escolher uma nova sede para a realização das duas partidas”, contra o Chile, no dia 14 de junho, e contra o Paraguai, três dias depois, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
No mesmo dia, porém, a direção do futebol boliviano ratificou sua determinação de que
irá atuar na cidade de La Paz quando for mandante nas disputas entre seleções.
Alberto Lozada, gerente da FBF, afirmou que esse “é um tema irrenunciável para a federação, que irá esperar todas as seleções para jogar em La Paz”.
“Emitimos uma resposta firme para jogar na cidade. Essa é uma tentativa de deixar o futebol de grande altura fora da competição e deixar vulnerável o princípio da universalidade”, acusou Lozada.
A alegação da Fifa é de que a altitude afeta a saúde dos jogadores, fato que motivou o comunicado ao órgão responsável pelo esporte na Bolívia.
Mas Lozada garantiu que a mudança de sede para os encontros significarão um forte dano econômico à instituição. Como exemplo, o dirigente citou os contratos publicitários que já foram negociados para a realização dos jogos em La Paz.
---------------------------------------------------------------
Comércio de álcool nos estádios receberá veto da CBF
Na próxima semana, presidente da entidade selará protocolo sobre proibição
Equipe Cidade do Futebol
Atos de violência entre torcedores nas imediações dos estádios brasileiros são bem menos comuns do que acontecimentos mais espaçados, como atritos em estações de metrô e trem e terminais de ônibus. Ainda assim, para tentar minimizar a potencialização de brigas nas arenas esportivas, o álcool será vetado.
Na próxima sexta-feira, uma reunião entre Marfan Martins Vieira, presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), e Ricardo Teixeira, presidente da CBF, está marcada. Nela será firmado um protocolo que define a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas em estádios de futebol durante competições organizadas pela entidade máxima do esporte.
A proposta prevê o veto da ingestão de álcool no período que antecede e procede as partidas vinculadas à CBF nas praças esportivas.
Algumas medidas preventivas ainda serão definidas, a fim de que os aficionados não entrem nos locais com esse tipo de líquido. Quem for flagrado consumindo ou vendendo bebidas alcoólicas poderá receber uma multa ou até mesmo ser expulso do local.
---------------------------------------------------------------
Seminário de Abertura do Brasileiro-08 é apresentado pela CBF
Entidade ratifica sucesso dos pontos corridos e abordará temas factuais, como doping e arbitragem
Equipe Cidade do Futebol
No próximo dia 6 de maio, na capital paulista, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) promoverá o Seminário de Abertura do Campeonato Brasileiro da Série A 2008, em um evento abordará diversos temas referentes ao futebol no país.
Como mote, a sexta edição consecutiva da principal competição nacional disputada no sistema de pontos corridos, em turno e returno, condição valorizada pela entidade que comanda o esporte no Brasil.
“O Campeonato Brasileiro, com 20 clubes nas Séries A e B, está com seu formato consolidado e se mostrou bem-sucedido nos aspectos de interesse de público e esportivo, pois tem, entre outros méritos, o de, ao seu final, premiar verdadeiramente a competência”, afirma Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
O mandatário, que fará a abertura do seminário, será seguido por Virgílio Elísio, diretor de Competições da CBF, que falará sobre a importância do regulamento da competição por parte de dirigentes dos clubes e dos integrantes das comissões técnicas.
Na seqüência, Luiz Gustavo Vieira de Castro, diretor de Registro e Transferência da CBF, apontará os cuidados legais que as agremiações devem tomar nas questões contratuais envolvendo seus atletas profissionais.
Tema de debate e alvo de muitas críticas, em especial nas disputas regionais neste primeiro semestre, a arbitragem também fará parte da pauta do evento. O presidente da Comissão de Árbitros da CBF, Sérgio Correa da Silva, tratará das principais recomendações que o órgão está encaminhando aos seus funcionários.
---------------------------------------------------------------
Rio de Janeiro se antecipa à Fifa e testa ‘quinteto de arbitragem’ em final
Comissão de arbitragem carioca decidiu colocar árbitros auxiliares atrás dos gols, procedimento que ainda passará por testes pelo órgão-máximo do futebol
Equipe Cidade do Futebol
Na decisão da Taça Rio, que será realizada no próximo domingo, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) decidiu se antecipar em relação a um projeto aventado pela Fifa e protagonizará o quinteto de arbitragem em uma partida de futebol.
A utilização de dois árbitros-assistentes adicionais, que vão ficar atrás dos dois gols e deverá ser feita em um torneio organizado pela Fifa ou pela Uefa até a reunião da International Board de 2009, aparecerá no duelo entre Botafogo e Fluminense, válido pelo segundo turno do Campeonato Estadual do Rio.
“Os dois auxiliares ficarão atrás dos gols, sempre atentos à bola, dando maior segurança ao árbitro da partida. Eles não farão nenhum tipo de interrupção durante as jogadas. Apenas avisarão ao árbitro da partida alguma irregularidade depois que a bola parar”, explicou o ex-árbitro e presidente da comissão, Jorge Rabelo, em entrevista à Rádio Tupi.
“Eles estão sendo instruídos, inclusive, para buscar um melhor posicionamento nos momentos em que o goleiro estiver encobrindo sua visão. De qualquer maneira, o juiz tem total liberdade de acatar ou não a observação do auxiliar”, completou Rabelo.
---------------------------------------------------------------
TST reconhece direito de arena para atleta do Flamengo
Defesa justificou que estádios tornaram-se verdadeiros ‘estúdios de televisão’
Equipe Cidade do Futebol
O direito de arena é o direito que as entidades de prática desportiva têm de negociar, autorizar ou não a fixação, transmissão ou retransmissão de imagem de eventos desportivos ou espetáculos de que participem. E sua natureza jurídica, porque decorre do trabalho do atleta feito para o clube, é de remuneração.
Assim, é do entendimento da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que rejeitou recurso do Clube de Regatas do Flamengo contra decisão favorável ao meio-campista Evandro Pinheiro da Silva, que o jogador deva ser ressarcido.
De acordo com o ministro José Simpliciano Fernandes, relator do caso, o direito de arena não tem por intuito indenizar o jogador, mas de remunerá-lo por sua participação no espetáculo – o cálculo do FGTS, férias e 13º salário está incluso nisso.
Evandro reivindicava o pagamento do direito de arena por causa de dois contratos firmados com o Flamengo. Um referente ao período de janeiro de 1997 a dezembro de 2000, e outro de maio a dezembro de 2002.
A defesa do jogador ressaltou que o direito foi “consagrado pela Constituição em razão de que os estádios de futebol foram transformados em verdadeiros estúdios das emissoras de televisão, que pagam milhões aos clubes pelo televisionamento das partidas”.
A 60ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro julgou prescrito o primeiro contrato e mandou o clube pagar o segundo. Sem negar o débito, o clube carioca justificou o não pagamento por “notória impossibilidade financeira”.
“Dificuldades decorrentes da má administração e gestão de recursos financeiros não exime o clube de sua obrigação legal”, foi o argumento apresentado pela procuração.
O Flamengo recorreu e alegou a incompetência da Justiça do Trabalho para julgar contrato de imagem. O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região do Rio de Janeiro não reconheceu o argumento. A verba, que não tem caráter indenizatório, deve ser integrada ao salário do jogador.
---------------------------------------------------------------
Acidentes no esporte compõem quarta maior causa de mortalidade na UE
Além desse quesito, há problemas durante atividades domésticas e de lazer
Equipe Cidade do Futebol
Cerca de 80% dos acidentes ocorrem em atividades domésticas, de lazer ou esportivas. É o que apresenta relatório da Eurosafe, a Associação Européia para a Prevenção de Acidentes e Promoção da Segurança, que reúne dados de ocorrência dos 27 países da Europa.
No levantamento, há amostragem de que quase 250 mil pessoas morrem por ano devido a um acidente, o qual é a quarta causa de morte na União Européia, atrás apenas das doenças cardiovasculares, cancerígenas e do sistema respiratório.
Em uma estimativa, a cada dois minutos morre uma pessoa por acidente fatal e 228 sofrem ferimentos. Entre as crianças, adolescentes e jovens adultos, essa é mesmo a principal causa de mortalidade.
Em Portugal, por exemplo, a taxa de acidentes evitáveis é de 45%, o que significa que, em 5300 mortes anuais por acidente, podiam ser evitadas 2400 – os dados são do relatório “Acidentes na União Europeia 2003-2005”, da própria Eurosafe.
No geral na UE, para cada pessoa que recebe tratamento médico após um acidente rodoviário, outras 17 são assistidas devido a ferimentos conseqüentes a atividades domésticas, desportivas ou passatempos. Dentro das atividades desportivas, 70% dos ferimentos ocorrem em meio à prática do futebol
---------------------------------------------------------------
Satisfeito com retorno do futebol, norte-americano estuda compra da Roma
George Soros já investiu no DC United e reforça entrada de empresários dos EUA no futebol europeu
Equipe Cidade do Futebol
Nos últimos anos, o futebol inglês tornou-se um ambiente extremamente procurado por investidores dos Estados Unidos – representantes do país compraram equipes como Aston Villa, Liverpool, Manchester City e Manchester United. Agora, satisfeito com o retorno desse esporte, o empresário George Soros estuda ampliar a atuação administrativa de seu país para a Itália.
O alvo de Soros, que já investiu no DC United e aprovou o perfil de retorno do futebol, é a Roma. O norte-americano de família húngara está disposto a injetar até 250 milhões de euros para adquirir o time italiano, que atualmente é administrado pela família Sensi.
Soros ainda está fazendo um estudo das contas da Roma para julgar se a negociação é viável no atual cenário. Além disso, o time italiano foi procurado por outro empresário, John Fischer, dono da cadeia de lojas GAP.
Outro entrave para a negociação é que a família Sensi ainda não chegou a um acordo sobre abrir mão da administração da Roma. Contudo, segundo o jornal Corriere della Serra, o advogado Gianroberto de Giovanni, que representa os interesses dos responsáveis pela equipe, teve uma reunião com dois empresários de Soros.
---------------------------------------------------------------
Icasa usa Oscar para motivar elenco no Estadual
Ex-jogador de basquete foi chamado para conversar com os jogadores e contar sua história de vida
Equipe Cidade do Futebol
Além da carreira vitoriosa em quadra e dos expressivos números individuais, o brasileiro Oscar sempre foi um exemplo de dedicação e obstinação no basquete. No entanto, a diretoria do Icasa entende que o exemplo também se encaixa para o dia-a-dia do futebol. Tanto é que o ex-jogador foi chamado para conversar com o elenco que disputará a decisão do Campeonato Cearense neste ano.
Vencedor do primeiro turno da competição estadual, o Icasa teve uma queda de rendimento na metade derradeira e não chegou sequer às semifinais. Por isso, a diretoria tem buscado alternativas para resgatar o espírito aguerrido da equipe e evitar que esse desempenho aquém das possibilidades se repita na decisão.
A saída encontrada pela diretoria foi reunir o elenco no ginásio poliesportivo Juazeiro, em Juazeiro do Norte, para ouvir uma palestra de Oscar. O ex-jogador de basquete falou aos atletas do Icasa sobre o prazer e a vontade que tinha de treinar e o quanto isso influenciou no sucesso de sua carreira.
Oscar ainda citou uma série de outros exemplos, pessoais ou vivenciados, para enaltecer o valor da dedicação. E a primeira medida do elenco depois das palavras do ex-jogador de basquete foi antecipar a concentração para a decisão do Estadual. O Icasa se reunirá dez dias antes do primeiro jogo e ficará recluso em um hotel até a decisão do título.
---------------------------------------------------------------
Brasileirão pode ter nome de banco
ERICH BETING
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pode anunciar nos próximos dias um contrato de patrocínio para o "naming right" do Campeonato Brasileiro da Série A. A entidade negocia com algumas empresas a propriedade, e o acerto deve acontecer em breve.
Segundo a revista "Exame", o Banco do Brasil é quem está próximo do acerto. A informação não é confirmada pela CBF, mas também não foi negada por seu assessor de imprensa, Rodrigo Paiva.
"Existe mais de uma possibilidade. A CBF só vai falar quando tiver fechado alguma coisa. O assunto está sendo trabalhado pelo nosso departamento de marketing", afirmou Paiva.
A negociação está sendo conduzida por José Salim, diretor do departamento, sem a participação do Clube dos 13. Segundo a Máquina do Esporte apurou, outras empresas também negociam para dar nome à competição. Entre elas está a Nestlé, que entre 2005 e 2007 tinha um acordo para patrocinar 80 partidas do campeonato a partir do subsídio na venda de ingressos.
A empresa decidiu, em 2008, modificar seu relacionamento com o torneio. Um dos caminhos pode ser "batizar" o Brasileirão, coisa que não acontece desde 2002. Naquele ano, o torneio foi chamado de Brasileirão Visa. A bandeira de cartão de créditos patrocinou curiosamente a última edição disputada no sistema de mata-mata.
---------------------------------------------------------------
Alberto Dualib é absolvido pelo STJD
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) voltou atrás e extinguiu, na última quinta-feira, o processo na esfera esportiva que havia condenado, no ano passado, o ex-presidente do Corinthians, Alberto Dualib, e o ex-vice-presidente do clube, Nesi Cury, a três anos de suspensão.
Com a nova sentença, os dirigentes estão livres para voltar a atuar na área esportiva. A justificativa dos auditores do STJD para a absolvição é a conclusão de que houve erro técnico na condução do processo. Em primeira instância, ambos foram punidos por terem se beneficiado da parceria entre Corinthians e MSI.
Dualib, no entanto, ainda responde por formação de quadrilha, estelionato e concurso materal de delitos na área cível. Segundo a acusação, que foi encaminhada à Justiça no dia 28 de fevereiro e aceita em 7 de março, os suspeitos teriam desviado, de acordo com o Ministério Público, até R$ 5,4 milhões.
O processo deve correr em segredo de Justiça e o primeiro interrogatório com os acusados (Dualib e Cury) está marcado para o próximo dia 23 de abril.
A denúncia foi baseada em um inquérito feito pelo Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) que aponta que quatro prestadoras de serviços, todas de consultorias de contabilidade e informática, teriam emitido notas frias sem ter feito trabalho algum para o time.
Toda a verba desviada era, segundo investigações, dividida entre os acusados. Na hora de distribuir, os valores eram "camuflados" no salário ou em serviços de assessoria.
---------------------------------------------------------------
Uefa usará vídeos para punir jogadores
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Depois de fazer sucesso nos tribunais desportivos pelo Brasil inteiro, os vídeos dos jogos também serão usados na Europa.
Na reunião realizada com o objetivo de garantir o alto nível da arbitragem na Eurocopa-2008, que será realizada em junho na Áustria e na Suíça, a Uefa, entidade organizadora da competição, divulgou que os vídeos poderão ser fundamentais em decisões para suspender jogadores.
Além disso, a Uefa cobrou rigor dos árbitros contra qualquer protesto em relação às decisões dos juízes e violência por parte dos jogadores.
Segundo as instruções técnicas divulgadas pela entidade, "as simulações que pretendam enganar o árbitro serão punidas com um cartão amarelo por comportamento antiesportivo. Já os jogadores que protestarem devem saber que os principais envolvidos, incluindo os que correm para se unir à ação, também receberão cartão amarelo".
Nesta quinta-feira, os 12 trios de arbitragem da Eurocopa foram submetidos a testes físicos e receberam determinações por parte da organização do evento para que usem o cartão vermelho como forma de punição aos jogadores que usem o excesso de força e os cotovelos e braços.
---------------------------------------------------------------
FPF elege presidente nesta sexta
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Depois de muita confusão, com a cassação de chapas e, depois, a reintegração delas, a Federação Paranaense de Futebol divulgou, nesta quinta-feira, que elegerá seu novo presidente na próxima sexta-feira, às 10h, em Curitiba, na Sociedade Morgenau.
Serão três chapas concorrentes ao posto máximo da entidade, com os seguintes candidatos: Hélio Cury, que briga pela reeleição, Rafael Iatauro, que é o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, e Moacir Peralta, que é o ex-diretor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
No início da semana, a Federação divulgou que são 92 votos,compostos por clubes, associações e ligas que são afiliadas da entidade.
Ainda na manhã desta quinta-feira, a juíza da 2ª Vara Civil de Curitiba, Adriana Katsurayama Fernandes e Silva, indeferiu os pedidos de credenciamento das ligas de futebol de Marialva, Wenceslau Braz, Umuarama, Jaguariaíva, Arapoti e Antonina.
---------------------------------------------------------------
Beckham pode comprar clube de futebol
REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
O inglês David Beckham pode se tornar dono de um clube de futebol quando encerrar a carreira. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal espanhol "Marca", o ator Tom Cruise seria seu sócio na empreitada.
Ainda de acordo com o diário, não há informação concreta sobre onde o jogador do Los Angeles Galaxy, da Major League Soccer (MLS), pretende investir. Estados Unidos e Europa, porém, aparecem como favoritos a receberem a sociedade midiática.
Uma fonte próxima a Beckham teria dito ao "Marca" que o ex-capitão da seleção inglesa também pretende seguir apostando em escolinhas de futebol após a aposentadoria.
---------------------------------------------------------------
"Impopular", Timemania foca marketing
PRISCILA BERTOZZI
Da Máquina do Esporte, em São Paulo
Lançada há pouco mais de um mês como salvação para o saneamento das dívidas dos clubes com o governo, a Timemania ainda não caiu nas graças dos torcedores. Com expectativa de gerar mais de R$ 500 milhões ao ano apenas para os clubes, a loteria recém-criada tem gerado mais trabalho para a Caixa Econômica Federal.
Buscando reverter esse quadro, a Caixa decidiu dar apoio aos clubes na área de marketing para expandir a divulgação da loteria em todo o país.
A informação foi passada às equipes do Paraná e Santa Catarina na última sexta-feira, cujos dirigentes se reuniram com o vice-presidente de Fundos de governo e Loterias, Moreira Franco, para discutir os primeiros resultados da Timemania.
Na última semana, a Caixa divulgou os números do primeiro repasse aos clubes, que irão repartir cerca de R$ 4 milhões. O Flamengo liderou a arrecadação no primeiro mês, com R$ 131.253,84. O valor corresponde a 9,9% do número total de apostas. Veja a seguir a lista com os 98 primeiros colocados em arrecadação da Timemania neste primeiro mês.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 | 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 |
---------------------------------------------------------------
Guaratinguetá, SP, 19 (AFI) - Apoiada na grande partida do goleiro Aranha - que mais uma vez fez defesas incríveis -, a Ponte Preta garantiu sua classificação para a final do Campeonato Paulista. A equipe alvinegra aproveitou suas poucas chances de gol e derrotou o Guaratinguetá, por 2 a 1, de virada, neste sábado à noite, no Estádio Dario Rodrigues Leite, pela semifinal do Paulistão.
Com a vitória, a Ponte Preta chegou à sua quarta final do Paulistão na história (77, 79 e 81) e garantiu, no mínimo, seu quinto vice-campeonato, já que o torneio de 70 foi disputado em um quadrangular.
---------------------------------------------------------------
Transparência vira realidade
A nova gestão do Ceará, mantendo a transparência apresenta o balancete relativo do dia 17/04 a 31/03/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário