domingo, 23 de março de 2008

Notícias do Domingo Esportivo 23/03/2008


Patrocinadores da Euro começam a investir em ativação virtual

Antes do início da competição, empresas investem em criação de clima ligado ao evento

Equipe Cidade do Futebol
O início da Eurocopa deste ano, que será realizada simultaneamente por Áustria e Suíça, está marcado apenas para o dia 7 de junho. Contudo, as empresas que vão patrocinar o evento resolveram não esperar até a rodada de abertura para realizar ações de ativação de marketing.

A pouco menos de 100 dias da abertura, a Uefa inaugurou a versão “beta” do site oficial do evento. E o grande destaque do portal é a presença de opções de interatividade ligadas aos patrocinadores da Eurocopa.

A JVC, por exemplo, criou um bolão virtual para a competição deste ano. Os internautas que acertarem mais resultados das partidas da Eurocopa ganharão um kit com produtos eletro-eletrônicos da empresa.

Além disso, os internautas podem mandar fotos relacionadas a futebol para o portal. As imagens terão uma eleição virtual e as mais votadas renderão aos personagens um kit de prêmios e a possibilidade de entrar em campo antes de um jogo da Euro.

A fabricante de pneus Continental ainda criou um questionário virtual com perguntas sobre a Eurocopa. Os internautas que acertarem mais receberão bolas oficiais da competição e ingressos para uma das semifinais.

O portal ainda conta com guias das cidades criado pela Hyundai e uma simulação de formação de equipes patrocinada pelo McDonald’s. Assim, com atividades ligadas às empresas parceiras do torneio, a Uefa conseguiu criar um portal interativo e que serve como forma de ativação de patrocínio.

-----------------------------------------

Angola promove capacitação de dirigentes
Iniciativa faz parte de projeto de consolidação do futebol no país

Equipe Cidade do Futebol
Disposta a ampliar a qualidade do futebol nacional, a Federação Angolana de Futebol resolveu ampliar as ações de capacitação para profissionais da modalidade. A partir de agora, os dirigentes serão os principais focos das iniciativas de formação da entidade.

Até o fim deste mês, 50 dirigentes farão um curso com matérias como liderança, organização e arbitragem na província de Cunene. A idéia da Federação Angolana de Futebol é que a preparação mais fundamentada dos gestores dê origem a novos projetos para a consolidação da modalidade no país.

O curso conta com uma série de treinadores ligados à FAF, como Mabi de Almeida, auxiliar-técnico da seleção nacional, e Felício Pontes, assessor do presidente da entidade.

O projeto iniciado em Cunene deve ser ampliado, ainda neste ano, para outras províncias de Angola. A idéia da FAF é que isso seja sempre feito em conjunto com o governo local, que ficará com a responsabilidade de fornecer a estrutura física – a entidade fornecerá os profissionais e a metodologia

-----------------------------------------

Florianópolis receberá Fórum Internacional de Esporte
Evento nacional sobre marketing esportivo terá debates, palestras e 22 cursos

Equipe Cidade do Futebol
O Centro de convenções de Florianópolis receberá entre os dias 2 e 5 de abril deste ano o Fórum Internacional de Esporte, evento criado para discutir o atual cenário e as perspectivas para o marketing esportivo no Brasil.

O fórum contará com cinco palestras, 22 cursos e 12 atrações paralelas. No dia 2 de abril, acontecerão a abertura oficial do evento e uma palestra sobre a organização de Pequim e do Brasil para as Olimpíadas de 2008.

O evento seguirá durante sexta e sábado, com palestras, cursos e eventos paralelos. A lista dessas atividades inclui o segundo encontro nacional de marketing esportivo, o segundo encontro nacional de conselhos estaduais do esporte, o 13º congresso catarinense de educação física e o quarto congresso nacional de justiça desportiva.

-----------------------------------------

Filme que retrata conquista do Inter no Mundial será exibido na Alemanha
Documentário fará parte de festival internacional de filmes de futebol

Equipe Cidade do Futebol
Entre os dias 4 e 7 der abril deste ano, Berlim será sede do 11-mm – Festival Internacional de Filmes de Futebol. A mostra apresentará uma série de produções focadas no esporte mais popular do planeta e o Brasil será representado pelo documentário “Gigante – como o Inter conquistou o mundo”.

Produzido pela G7 Cinema e pela TGD Filmes, o longa-metragem narra a trajetória do Internacional no Mundial de clubes de 2006, no qual o time gaúcho superou o Barcelona na decisão e ficou com o título. Para a exibição no festival, o nome foi traduzido para “Giant – how Inter conquered the world”.

Além da tradução do nome, o documentário terá legendas em inglês para ser exibido no festival. A versão original do áudio, em português, será mantida em Berlim.

“Trata-se do reconhecimento ao trabalho realizado e à relevância da conquista do clube. Por isso, estamos muito felizes e orgulhosos por essa exibição internacional”, comemorou Jorge André Avancini, vice-presidente de marketing do time colorado.

“Gigante – como o Inter conquistou o mundo” foi o documentário mais visto nos cinemas brasileiros em 2007 – com menos de dois meses de exibição, teve 24 mil espectadores. Além disso, vendeu 49 mil DVDs apenas na Região Sul do país.

-----------------------------------------

Cruzeiro lança programa de homenagens a ídolos
Iniciativa acontecerá no Cruzeiro Sport Bar, que tem temática ligada ao clube

Equipe Cidade do Futebol
O Cruzeiro lançará nesta segunda-feira o programa Ídolos Eternos. Criada pelo departamento de marketing da equipe mineira, a iniciativa tem a intenção de prestar homenagem a grandes nomes da história do clube.

A primeira edição do Ídolos Eternos será exclusiva para imprensa, ex-jogadores e diretores do Cruzeiro. O evento acontecerá no Cruzeiro Sport Bar, espaço situado em Belo Horizonte que foi todo constituído com temática ligada à equipe.

A idéia do programa é reunir jogadores que vestiram a camisa do Cruzeiro em diferentes épocas para lembrar desses períodos e participar de atividades com outros ex-jogadores.

Nesta segunda-feira, o evento terá início às 14h e fará homenagem a uma extensa lista de atletas: Abelardo Dutra Meirelles (Flecha Azul), Amaury de Castro, Antônio Gonzaga Almeida (Toninho Almeida), Antônio Lacerda, Carlos Gomes da Cruz, Edilson Marques Virgílio, Fábio Arlindo de Medeiros, Dirceu Lopes Mendes (Dirceu Lopes), Éder Paixão Bastos (Éder Bastos), Edilson Teixeira, Eduardo Gonçalves de Andrade (Tostão), Emerson de Oliveira Guimarães, Erivelto Martins, Eugênio Carlos de Souza, Fábio Arlindo Medeiros, Gilberto Bretas, Gilmar Francisco, Ivan Olivério Simões, Hamilton de Souza (Careca), João Soares de Almeida Filho (Joãozinho), José Carlos Bernardes, José Gabriel da Silva, Silva, Luiz Cosme, Luiz Fernando Rosa Flores, Luiz Luchesi (Mussula), Manoel Resende de Matos Cabral (Nelinho), Marco Antônio Garcia Alves, Natal de Carvalho Borone, Procópio Cardoso Neto, Raimundo Nonato da Silva (Nonato), Raul Guilherme Plasman, Ricardo Ribeiro, Robson Caetano Duarte, Ronaldo Leite Garcia, Victor de Oliveira Braga, Victor de Oliveira Braga (Palhinha), Wiliam José de Assis Silva (Douglas), Wilson da Silva Piazza (Piazza).

-----------------------------------------

Comercial com Cristiano Ronaldo cria polêmica na Europa
No vídeo, português aparece simulando dribles com a bola em um touro

Equipe Cidade do Futebol
Poucas atividades são tão polêmicas quanto as touradas. A despeito de ser uma tradição espanhola, o confronto entre homens e animais é condenado por uma série de associações. Por conta disso, o novo comercial estrelado pelo meia português Cristiano Ronaldo virou motivo de grande discussão na Europa.

Na peça, Ronaldo aparece controlando uma bola vermelha em uma arena. O artefato é a arma do jogador do Manchester United para driblar seguidas vezes um touro.

Na Espanha, as touradas são responsáveis pela morte de 40 mil touros a cada ano. Por isso, as sociedades que protegem os direitos dos animais criticaram abertamente a concepção do comercial com Ronaldo – que gravou sua parte com a arena vazia, sem a presença do touro.

“O touro é embriagado e atiçado antes de entrar na arena. É uma atividade cruel e que oferece riscos apenas aos animais. Não tem nada a ver com esporte e a ligação de um jogador tão popular com isso é extremamente negativa”, classificou Barry Hurgill, presidente da Liga Contra Esportes Cruéis

-----------------------------------------

Corinthians comemora venda e marca estréia de nova camisa
Uniforme roxo será usado no jogo contra o Marília, ainda sem data confirmada

Equipe Cidade do Futebol
A partida contra o Marília, válida pela penúltima rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista, será especial para o Corinthians. O time alvinegro voltará ao Pacaembu, estádio que ainda não foi utilizado neste ano por conta de uma reforma. E terá a estréia de seu terceiro uniforme, roxo, produzido pela Nike.

A camisa roxa – cor escolhida pelo fornecedor de uniformes alvinegros em alusão ao fanatismo da torcida – já está sendo vendida no site oficial do Corinthians. O início da distribuição, contudo, ainda deve demorar um pouco.

“As vendas estão muito boas. A Nike nos prometeu que no fim de abril ou no começo de maio as camisas estarão disponíveis normalmente nas lojas”, disse Luiz Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Corinthians, em entrevista ao diário Lance!.

Antes da estréia da camisa roxa, o Corinthians enfrentará Rio Claro (dia 23 de março) e Santos (dia 26). O confronto com o Marília acontecerá no fim de semana dos dias 29 e 30 de março, mas a Federação Paulista de Futebol ainda não divulgou oficialmente a data.

-----------------------------------------

Nike "anima" bolsas dos EUA

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image001A turbulência nas bolsas de Nova York, nos Estados Unidos, ganharam um alento nesta quinta-feira, após o anúncio do aumento de 32% no lucro líquido da Nike no terceiro trimestre fiscal. O total ficou em US$ 463,8 milhões, equivalmente a US$ 0,92 por ação. A projeção era de US$ 0,79 por ação.
No mesmo período do ano passado, o balanço mostrava lucro de US$ 350,8 milhões, com US$ 0,68 por ação. A receita com vendas chegou a US$ 4,5 bilhões, com acréscimo de 16% no volume registrado em 2007.
Os resultados positivos da fabricante americana favoreceram o mercado. Às 16h15, o índice Dow Jones avançava 2,2% e o Nasdaq subia 1,77%.
"Um ano atrás, estabelecemos a meta de alcançar US$ 23 bilhões em receitas até o ano fiscal de 2011, e destacamos nossa estratégia para alcançar essa meta continuando a proporcionar um crescimento lucrativo e sustentável e ótimos dividendos para nossos acionistas", disse Mark Parker, presidente da empresa.
De acordo com a Nike, a desvalorização do dólar contribuiu com seis pontos percentuais desse aumento. Na Ásia, o impacto foi de sete pontos percentuais favoráveis, provocando uma aumento de 27% nas vendas. O montante foi de US$ 748,3 milhões.
Na Europa, a diferença cambial foi mais latente: 13 pontos percentuais. O crescimento total foi de 23% no continente, onde a receita com vendas somou US$ 1,4 bilhão. Nos Estados Unidos, esse valor foi de US$ 1,6 bi.

-----------------------------------------

Santander estréia vídeo da Libertadores

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

clip_image002O Santander lançou na última quarta-feira a primeira parte da campanha vinculada ao patrocínio do banco à Copa Libertadores da América. A estréia da parceria na TV será marcada pelo filme "Vibração", protagonizado por Pelé, recém-contratado pela instituição.
Toda a campanha ligada ao principal torneio interclubes do continente terá o slogan "Sua paixão, nosso compromisso".
"Nossa estratégia é criar um canal de aproximação com nossos clientes aqui no Brasil e em toda a América Latina. E nada melhor que o futebol para ampliar esse relacionamento", disse Armando Pompeu, vice-presidente de marketing do Santander. O montante investido na campanha não foi divulgado.
As peças publicitárias desenvolvidas para o patrocínio à Libertadores estão sob a responsabilidade da agência McCann Erickson, com direção de criação de Adriana Cury e Luis Silvestre.
A parceria entre Pelé e o Santander foi oficialmente apresentada na última sexta-feira, em São Paulo. Na ocasião, o ex-jogador disse que irá promover o "intercâmbio" entre os países que participam da competição.
Para o executivos do banco, a contratação do maior atleta do século tem como objetivo dar maior visibilidade à nova denominação do torneio, além de potencializar a marca e a posição comercial do Santander na América Latina.
O contrato, segundo a Máquina do Esporte apurou, tem quatro anos de duração.

-----------------------------------------

Série A "inspira" DVD do Coritiba

REDAÇÃO
Da Máquina do Esporte, em São Paulo

O Coritiba irá lançar no mês de maio um kit comemorativo para marcar a volta à elite do Campeonato Brasileiro. O principal item do pacote será um DVD com a história do título da Série B, conquistado no ano passado. As informações são do site "Paraná Online".
A produção do vídeo - sem título definido - teve início nesta semana. O filme terá depoimento de jogadores e diretores, além de imagens da torcida, dos bastidores e os gols da campanha.
O pacote comemorativo do Coritiba terá ainda um folder, uma camisa alusiva ao título e uma embalagem especial de edição limitada.

-----------------------------------------

PI: Jogos da quarta rodada embolam de vez o Estadual

Teresina, PI, 22 (AFI) - O Campeonato Piauiense está um "bololô" só. Neste sábado à tarde, teve início a quarta rodada e com as vitórias de Comercial e River, nada menos do que cinco das oito equipes aparecem com cinco pontos.
O Comercial bateu o Caiçara por 3 a 2 e aparece na liderança, com vantagem nos critérios de desempate. O adversário aparece em quarto. O River é o terceiro, após a vitória sobre o Pico, que agora é o quinto.

Outra equipe com cinco pontos é o Barras, que neste domingo encara o Piauí, que tem dois. Com dois pontos, 04 de Julho e Parnahyba encerram a rodada.
Confira a 4ª Rodada do Piauiense
Sábado
Comercial 3 x 2 Caiçara
Picos 0 x 1 River
Domingo
15h45
Piauí x Barras
04 de Julho x Parnahyba

-----------------------------------------

Jogadores perseguidos no Guarani são cortados do jogo

Futebol Interior
Campinas, SP, 22 (AFI) – O volante Dimas e o lateral Assunção foram cortados, neste sábado, da lista de concentrados do Guarani para o jogo contra o São Paulo, neste domingo, pela 16.ª rodada do Campeonato Paulista. E estes cortes reforçam a tese do procurador dos dois jogadores, Brasil Gomes, de São Bernardo do Campo, que diz que seus jogadores “estão sendo perseguidos pelo presidente Leonel Martins de Oliveira”.
A denúncia foi feita na Rádio Bandeirantes de Campinas, quinta-feira, por Brasil Gomes:

“Acho que eles estão ficando de fora do time porque eu participei da outra chapa (liderada por Cid Ferreira) nas eleições do clube”, tentava explicar o procurador.

Jogadores reagem negativamente

Num primeiro momento, Dimas tentou desvincular os fatos. Mas neste sábado, ficou revoltado:
”Achei estranho, porque na quarta e na quinta-feira eu até treinei entre os titulares”. Ele lembrou ainda que neste Paulistão só foi convocado para o jogo inaugural contra o Corinthians, na primeira rodada.  Depois também foi chamado, ainda por Roberval Davino, para o jogo em Chapecó, contra a Chapecoense, pela Copa do Brasil.

Assunção, de apenas 19 anos, lembrou que seu contrato vai até 2010, mas que prefere sair caso a direção não tenha mais interesse nele. Aliás, Assunção só foi usado ano passado, ainda pela Série C do Brasileiro.

-----------------------------------------

CE: Aleluia! Pior do Brasil vence a primeira. Confira!

Futebol Interior
Fortaleza, CE, 22 (AFI) – Na tarde deste sábado dois jogos abriram a sétima rodada do returno do Campeonato Cearense, A surpresa ficou para o já rebaixado e disparado pior time do Brasil, o Uniclinic, que venceu a primeira depois de 16 partidas. Já o Horizonte, que poderia ter carimbado a vaga à fase seguinte, deixou a vitória escapar.
O Horizonte foi até Boa Viagem, abriu 2 a 1, mas permitiu o empate do time da casa. Mesmo assim, o time do interior segue na primeira colocação, com 16 pontos, e depende dos resultados de domingo para garantir vaga com duas rodadas de antecedência. O Boa Viagem vem na quinta colocação, com oito.

O Uniclinic recebeu o Guarani e mesmo sem nenhuma pretensão derrubou o time de Juazeiro do Norte, por 3 a 1. Mesmo rebaixado, o time da capital deixa a lanterna, pela primeira vez, e com quatro pontos é o oitavo colocado. Já o time da terra de Padre Cícero terá que lutar nas últimas rodadas contra o rebaixamento, pois tem quatro pontos em penúltimo.
No domingo acontecem mais três jogos, que podem definir os três primeiros classificados a semifinal do estadual. O Icasa, campeão do primeiro turno, já está classificado para a final do Cearense.

Nenhum comentário: