Coordenador das categorias de formação, Neil Mackintosh, quer maior intercâmbio entre países
Equipe Cidade do Futebol
O Atlético-PR recebeu nos últimos dias a visita de Neil Mackintosh, coordenador das categorias de formação da Federação Escocesa de Futebol (The Scottish Football Association). O dirigente tinha como objetivo conhecer a estrutura do clube paranaense, indicado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, como referência no Brasil. O escocês visitou todo o complexo atleticano, desde a Kyocera Arena ao Centro de Excelência do CAP.
No CT do Caju, Neil conversou com o professor Oscar Erichsen, assessor científico do Atlético-PR, para conhecer a metodologia de formação dos atletas das categorias juvenil e júnior. O dirigente escocês pretende analisar os métodos usados no Brasil para a revelação de talentos.
"Temos algumas similaridades [Brasil e Escócia], os paises são diferentes, mas a maneira de formar jogadores é similar, como o uso da ciência desportiva e também o desenvolvimento a longo prazo", destacou Neil.
A principal diferença no processo de formação de jovens talentos, segundo Neil, acontece quanto ao tempo que as crianças dedicam para o futebol.
"Na Escócia, por lei, as crianças precisam passar mais horas na escola e há pouco tempo para os treinos, não conseguimos disponibilizar tempo para o treinamento do atleta, para a formação. Além disso, antes de iniciar os treinos, a experiência de vida e de futebol que os meninos têm são diferentes", analisou o coordenador escocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário