O apresentador Jurani Parente abriu o programa com o editorial polêmico sobre a não utilização de ações em Marketing Esportivo por parte dos dirigentes cearense. Jurani, relembrou as diversas entrevistas e matérias que já foram ao ar pelo microfone da Verdinha, entre elas: Antonio Afif, João Paulo Medina, Luiz Fernando Pozzi, entre outros. Lembrou das ações de marketing elaboradas no Campeonato Goiano de Futebol em 2007.
"O campeonato cearense de 2008 está próximo, e não estamos vendo nenhum movimento por parte dos clubes e da federação para dinamizar e fazer o campeonato mais atrativo, mais rentável para os clubes, que sobrevivem apenas de bilheteria há anos, e não desenvolvem programas com planejamento específico para atrair o torcedor e sua paixão pelo time que torce." disse Jurani Parente.
Logo em seguida as opiniões dos cronistas esportivos Cauby Chaves, Chico Carloto e Gualber Calado evidenciaram ainda mais o assunto como "pertinente" e "atual". O marketing esportivo hoje é o caminho mais curto para que um clube de futebol possa desenvolver ações estratégicas comerciais, visando obter recursos outros que não sejam apenas a bilheteria dos estádios de futebol.
Foi lembrado, que no estado do Ceará apenas o Fortaleza Esporte Clube possui marca registrada perante o INPI órgão competente de registro de marcas, patentes e propriedade industrial.
Veja abaixo a pesquisa gerada pelo site do INPI em relação aos três principais clubes do estado:
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Pesquisa INPI - sobre a marca Ceará
Logo em seguida a mesa entrevistou o diretor de futebol do Ceará Sporting Club - Evandro Leitão, Evandro disse que o motivo do jogador Paulo Isidoro não ter vindo para o Ceará foi por falta de dinheiro suficiente para "bancar" o que o jogador pedia, que era o pagamento de sua rescisão com o América de Natal - RN (três meses de salários atrasados). O Fortaleza então deve ter oferecido a solução financeira ao jogador. Evandro falou também sobre projetos que o Ceará tem para 2008, entre eles o desenvolvimento de um trabalho a nível de grandes clubes brasileiro, através de uma empresa de marketing esportivo que não revelou o nome. Em um primeiro momento o Ceará irá registrar sua marca perante o INPI, e depois abrirá uma loja para licenciar seus produtos aqui na capital. Falou ainda dos processos administrativos do futebol no Ceará Sporting, que ainda são carentes de profissionais competentes e normalmente são tratados com desdém. "No Ceará existe muita transparência nas informações (até demais), e isso tem atrapalhado de alguma forma o clima entre torcedores, jogadores e dirigentes.
O Cronista Chico Carloto, informou que o Ceará Sporting não tem um assessor de imprensa e isso tem atrapalhado as informações "verdadeiras" do time. É por essas e por outras que o amadorismo do futebol cearense atrapalha o crescimento profissional dos nossos clubes!
O repórter esportivo André Ribeiro, participou direto do Rio de Janeiro, e informou tudo sobre a confusão no Botafogo. A apresentação do novo técnico do Botafogo, contratado na sexta, foi marcada por confusão, causada por protestos de torcedores durante o primeiro treino de Mário Sérgio no clube. Parte da torcida que assistia ao treino entrou em conflito com seguranças do clube que estavam no local. O presidente Bebeto de Freitas tentou conter os manifestantes. A Polícia Militar foi chamada à intervir. Muita confusão!
"O campeonato cearense de 2008 está próximo, e não estamos vendo nenhum movimento por parte dos clubes e da federação para dinamizar e fazer o campeonato mais atrativo, mais rentável para os clubes, que sobrevivem apenas de bilheteria há anos, e não desenvolvem programas com planejamento específico para atrair o torcedor e sua paixão pelo time que torce." disse Jurani Parente.
Logo em seguida as opiniões dos cronistas esportivos Cauby Chaves, Chico Carloto e Gualber Calado evidenciaram ainda mais o assunto como "pertinente" e "atual". O marketing esportivo hoje é o caminho mais curto para que um clube de futebol possa desenvolver ações estratégicas comerciais, visando obter recursos outros que não sejam apenas a bilheteria dos estádios de futebol.
Foi lembrado, que no estado do Ceará apenas o Fortaleza Esporte Clube possui marca registrada perante o INPI órgão competente de registro de marcas, patentes e propriedade industrial.
Veja abaixo a pesquisa gerada pelo site do INPI em relação aos três principais clubes do estado:
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Pesquisa INPI - sobre a marca Fortaleza

Pesquisa INPI - sobre a marca Ceará

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Pesquisa INPI - sobre a marca Ferroviário

O Cronista Chico Carloto, informou que o Ceará Sporting não tem um assessor de imprensa e isso tem atrapalhado as informações "verdadeiras" do time. É por essas e por outras que o amadorismo do futebol cearense atrapalha o crescimento profissional dos nossos clubes!

Minha gente! cadê as promoções, as idéias, o movimento pró-futebol cearense?
Vamos lançar uma campanha aqui neste momento: envie-nos novas idéias, criativas e viáveis, nós iremos compor um manifesto e entregar à Federação e aos clubes, na primeira oportunidade! Envie-nos pelo e-mail: Domingo Esportivo.
O futebol cearense é complicado! Aqui nada dá certo, promoções e eventos não têm sucesso, devido a miopia dos nossos dirigentes, devido a falta de comprometimento das instituições em longo prazo com planejamentos estratégicos bem elaborados, aplicados, avaliados e reemplantados. O imediatismo dos "dirigentes torcedores" prejudicam substancialmente uma melhor posição do nosso futebol a nível nacional, ficando nossos clubes a "mercê" dos clubes centro-sulistas. Temos de encontrar um caminho para elevar nosso futebol e coloca-lo no lugar que ele merece, na elite, na primeira divisão.
Temos uma das mais apaixonadas torcidas deste país, que gosta de ir aos estádios. Uma torcida de primeira divisão mas, nossos clubes cada vez mais são de segunda divisão e nossos dirigentes cada vez mais, demonstram que ainda têm mentalidade de times amadores.
O futebol de um modo geral é simples, nós (a imprensa também tem sua parcela) é que complicamos.
Equipe Domingo Esportivo
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